Geralmente, esse procedimento é realizado por dentistas cirurgiões orais, periodontistas ou mesmo por alguns dentistas gerais que têm experiência em cirurgia oral.
Qual o nome do médico que faz cirurgia de língua presa?
Quem faz essa cirurgia? O profissional indicado e habilitado para fazer a correção cirúrgica da língua presa é o cirurgião-dentista. E nos casos infantis, o Odontopediatra, que é o cirurgião-dentista especialista em crianças e bebês. O procedimento pode ser feito em consultório ou em ambiente hospitalar.
A frenectomia é uma cirurgia delicada que pode ser realizada pelo odontopediatra e pelo cirurgião oral menor para retirar o freio lingual. Ela é muito importante para garantir a movimentação adequada da língua, evitando problemas desde a primeira infância.
Um dos especialistas aptos a tratar a língua-presa é o otorrinolaringologista. Ele vai avaliar qual o procedimento mais indicado para a correção de cada caso.
O que é Língua presa, quais os sintomas e como resolver? Otorrino em Curitiba te explica a cirurgia!
Qual é o nome do médico que cuida da língua?
O estomatologista é o médico responsável por cuidar da língua e das diferentes estruturas da boca, incluindo glândulas salivares, gengivas, lábios, mucosa oral e articulações da mandíbula.
O único tratamento para os casos de encurtamento do frênulo labial é a cirurgia chamada de frenectomia lingual que consiste na remoção total ou parcialmente do freio lingual a fim de que a língua possa voltar às suas funções normais ou o mais próximo do que se tem como normal.
- Problemas dentários: no caso da frenectomia labial, um freio labial proeminente pode causar espaços entre os dentes ou problemas de oclusão. - Dificuldades na fala: restrições no movimento da língua ou dos lábios podem interferir na pronúnica clara de certos sons.
Muitos cortes na língua saram sem complicações. No entanto, como em qualquer ferida aberta, os cortes na língua apresentam risco de infecção. Lacerações na língua também podem resultar em cicatrizes ou inchaço. A inflamação pode ocorrer perto das suturas, principalmente se o médico usou suturas não absorvíveis.
Como é feita a cirurgia para retirada de tumor na língua?
Como é a cirurgia de câncer na língua? A cirurgia de câncer na língua mais comum envolve a retirada da lesão com uma margem de segurança. Isso significa que o médico retira totalmente o tumor, mas também uma parte de tecido saudável em volta. Porém, existem casos extremos em que é preciso realizar a glossectomia total.
Frenectomia lingual é um procedimento cirúrgico para resolver problemas relacionados à fala, alimentação e higiene oral. É realizado por dentistas especializados e cirurgiões orais. Outros profissionais de saúde, como fonoaudiólogos, pediatras e ortodontistas, podem estar envolvidos no diagnóstico e encaminhamento.
A anquiloglossia, língua presa por freio lingual curto, é uma condição que pode afetar a língua de bebês e adultos. Embora seja mais comum em bebês, também pode causar problemas em adultos, incluindo dificuldade para falar, mastigar e engolir adequadamente.
No entanto, quando fogem da atuação do estomatologista, o paciente é encaminhado ao médico ou dentista de especialidade responsável por aquele problema.
Qual a melhor idade para fazer frenectomia lingual?
Não há uma idade ideal para a realização da cirurgia, podendo ser realizada inclusive em bebês. Sendo assim, a indicação irá depender da pertubação que o frênulo está provocando. Dessa forma, quando o frênulo limita os movimentos linguais, a intervenção deve ser realizada quanto antes.
O frênulo lingual faz parte da anatomia da língua humana e sua função, no período embrionário, é direcionar o crescimento da língua, sendo vestigial ao nascimento.
APÓS O DIAGNÓSTICO, O ESPECIALISTA MAIS CAPACITADO PARA ESSE PROCEDIMENTO É O ODONTOPEDIATRA, DEVIDO A SUA EXPERIÊNCIA E ESTUDO. Primeiro deve ser feito o diagnóstico com o Pediatra, Odontopediatra ou fonoaudióloga.
O que não pode é persistir por mais de 7 dias, que geralmente é o tempo normal de cicatrização. Qualquer dúvida e alterações o ideal é que procure o profissional que realizou a cirurgia. Um abraço!
Olá, a cirurgia é indicada em casos específicos, envolvendo problema de dicção (fala) , retração gengival na inserção do freio (labial) ou de dificuldade de movimentação/ projeção da língua, dentre outros. Se após a frenectomia lingual, sua língua continua curta, pode ser indicativo que ela é menor mesmo.
Olá! O procedimento de Frenectomia pode ser labial ou lingual. Em ambos não ocorre alterações na voz. Contudo, no caso da frenectomia lingual, o paciente pode apresentar alguma dificuldade na articulação das palavras logo no início.
Deverá alimentar-se de sumos, batidos, yogurtes, Kefir, sopas enriquecidas com carne ou peixe passado, gelatina, leite-creme simples. Preferir comida fria ou morna. Após 1 semana, deve começar a mastigar alimentos moles e macios.
A própria movimentação da língua pode causar alguma úlcera no freio lingual por conta da extensão do movimento da musculatura, geralmente irá retornar ao normal em poucos dias, porém procure um profissional da odontologia para melhor avaliação e talvez indicação para frenectomia lingual.
A frenectomia lingual é uma cirurgia simples que consiste na remoção do freio lingual, que é a membrana que liga a língua ao assoalho da boca. Essa membrana pode ser curta ou espessa demais, o que pode prejudicar o movimento e a flexibilidade da língua.