Se você produz cáseos constantemente, o primeiro profissional que deve buscar é um cirurgião-dentista qualificado no diagnóstico e tratamento das alterações salivares e do hálito. Se houver necessidade, o otorrinolaringolista será o próximo profissional a colaborar com o tratamento.
O cirurgião-dentista pode ajudar a amenizar os sintomas e orientar a prevenção do caseum, enquanto o otorrinolaringologista pode indicar ou não a necessidade da extração das amígdalas por conta de outras condições relacionadas que prejudicam o bem-estar do paciente.
Boa tarde, todo procedimento deve ser realizado por um profissional habilitado e o mais comum é pelo Otorrinolaringologista, possuem material médico apropriado e cadeiras assim como a habilidade para tal, porém há outros médicos que estão habituados ao procedimento, não deve fazer em casa, é muito menos com cotonete ...
Para isso, o cirurgião irá fazer a remoção das amígdalas, fazendo com que haja a eliminação da área comprometida pelo acúmulo dos cáseos amigdalianos. A cirurgia para a remoção das amígdalas também pode ser recomendada em casos de amigdalites frequentes.
O simples bochecho de água morna e sal é um tratamento eficaz para muitos casos. Sendo assim, 250 ml de água morna com uma colher de sopa cheia de sal, duas vezes ao dia, pode ser eficiente para o problema.
Alguns dos fatores que podem aumentar a chance de formação do caseum são má higiene oral, uso de remédios que causam boca seca, rinite e sinusite, uma vez que nessas situações há maior acúmulo de muco, o que também pode constituir o cáseo.
Cada gargarejo deve durar 40 segundos e ser feito, no máximo, 3 vezes por dia. O gargarejo com vinagre de maçã, por sua vez, deve ser preparado ao misturar, em meio copo de água, 1 colher de chá deste vinagre. Aplique as mesmas recomendações do gargarejo de água com sal.
Tem como prevenir a formação de cáseo amigdaliano? Sim, você consegue evitar a formação de caseum na garganta com uma boa rotina de higiene bucal, escovando os dentes três vezes ao dia, passando fio dental e usando um bom enxaguante bucal.
Basta misturar um copo de água morna com uma colher de sopa de sal e fazer um gargarejo durante 30 segundos. Pode ser feito de duas a três vezes por dia.
A Dra. Renata Garrafa reforça que um otorrinolaringologista deve ser procurado assim que o paciente sentir os sintomas abaixo que possam indicar amigdalite: Dor de garganta por mais de dois dias. Dificuldade para engolir.
Use um enxaguante bucal antisséptico para ajudar a reduzir a quantidade de bactérias na boca, especialmente após a escovação e o uso do fio dental. Siga a recomendação que o seu dentista orientar.
O caseum é uma “massinha” branca/amarelada de odor fétido que se forma nas amígdalas. É possível resolver definitivamente este problema com tratamento cirúrgico minimamente invasivo com laser.
Se você produz cáseos constantemente, o primeiro profissional que deve buscar é um cirurgião-dentista qualificado no diagnóstico e tratamento das alterações salivares e do hálito. Se houver necessidade, o otorrinolaringolista será o próximo profissional a colaborar com o tratamento.
Os cáseos amigdalianos (caseum na garganta) são comumente tratados com antibióticos e anti-inflamatórios ou por meio da excisão cirúrgica das amígdalas.
Sugiro que procure seu otorrino de confiança e converse com ele a respeito desta sua queixa e ele mesmo irá lhe dar algumas dicas de como se evitar isso esta bem?
Trata-se de placas bacterianas que se formam dentro de pequenas cavidades existentes nas amígdalas. Também são chamadas de "caseum", que vem do latim e significa queijo, além de "pedras nas amígdalas".
Não tente remover uma pedra sozinha com o dedo ou com uma escova de dentes. Isso pode causar danos aos tecidos delicados de suas amígdalas. É melhor consultar um dentista ou um otorrinolaringologista que possa desalojar suavemente uma pedra da amígdala com um instrumento apropriado.
O que causa os Cáseos amigdalianos? As amígdalas têm uma função principal: ajudar a impedir a propagação de bactérias da boca para a garganta. No entanto, nem sempre fazem o seu trabalho muito bem. À medida que muco, detritos e alimentos inundam os diferentes recantos das amígdalas, começa a formar-se uma acumulação.
Para casos em que o paciente está sofrendo com dores e mau hálito, é recomendado realizar o tratamento mais adequado no momento. Que pode ser a remoção do caseum garganta com um profissional ou ingestão de medicamentos.