O óleo 5w30 é tecnicamente mais fino que o 5w40. Isso significa que ele tem uma menor resistência ao fluxo, especialmente em temperaturas mais baixas, o que pode ser benéfico em ambientes frios ou durante a partida inicial do motor.
Em geral, o 5w30 é um ótimo óleo multigraduado para diferentes espectros de temperatura. Também é mais eficiente em termos de combustível. 5W40 é um óleo de motor que penetra mais rapidamente nos mecanismos ativos e proporciona uma excelente lubrificação no arranque.
O que acontece se colocar óleo 5W30 no lugar do 5w40?
A importância de substituir o óleo 5w30 pelo 5w40 e vice-versa só é possível quando é permitido pelo fabricante do veículo. Caso contrário, o motor pode avariar-se prematuramente.
O 5w40 é melhor para dar partida no motor em baixas temperaturas, pois flui mais facilmente nessas temperaturas. Quando o motor está funcionando e quente, 5w40 e 10w40 têm altas viscosidades e são igualmente eficazes na proteção contra o desgaste do motor.
Qual é o correto 5W30 ou 5W40 no Fluence?Dicas de compra correta e qual óleo recomendo
Quais Carros usam o óleo 5W30?
Havoline Sintético SAE 5W-30 é um óleo lubrificante de última geração da Texaco, 100% sintético, desenvolvido para atender aos mais recentes requerimentos de lubrificação, principalmente da GM, Fiat e Ford, para os modernos motores de quatro tempos Flex, a gasolina, etanol ou GNV.
o óleo semissintético 10W40 deve ser trocado a cada 10.000 km; o óleo sintético 5W40 deve ser trocado a cada 15.000 km; o óleo sintético Longlife deve ser trocado entre os 20.000 e os 40.000 km.
Misturar os tipos de óleos mineral e sintético, ou mesmo com viscosidades diferentes, podem comprometer peças e o motor como um todo. Em caso de emergência, você pode até fazer a mistura, mas deve substituir todo o óleo assim que possível.
Qual o óleo que substitui o 5W30? Assim, no caso de ser recomendado o 15W40, tanto pode ser usado em substituição um 10W40 (mais fluido a frio, igual a quente) quanto um 15W50 (igual a frio, mais viscoso a quente), mas não um 5W30 (fluido demais a quente) ou um 20W50 (grosso em excesso a frio).
Quantos km posso rodar com óleo 5w30? A quilometragem que você pode rodar com óleo 5W30 varia, mas de acordo com o fabricante, a troca do óleo deve ser feita a cada 10 mil quilômetros ou a cada 6 meses, dependendo do que ocorrer primeiro.
Os números à esquerda do W (5, 10 e 15) representam a viscosidade do óleo de motor quando este se encontra à temperatura ambiente. Os números à direita do W (30, 40) representam a viscosidade do óleo à temperatura ideal do motor em funcionamento, ou seja, quando o veículo está em movimento.
O óleo 20W50 é uma opção comum para motores com mais de 100 mil km. Sua viscosidade mais alta é benéfica para carros com motores que já apresentam algum nível de desgaste. Esses óleos ajudam a reduzir o consumo de óleo e a manter a lubrificação eficiente, essencial para o bom funcionamento do motor.
Conclusão. A escolha certa do óleo 5w30 é fundamental para que seu carro não falhe e mantenha o melhor desempenho. Nós te recomendamos o Óleo 5w30 Motorcraft Ford, que é conhecido por ajudar a proteger o motor, o que é uma grande vantagem para os motoristas que querem manter seus veículos em boas condições.
A importância de substituir o óleo 5w30 pelo 5w40 e vice-versa só é possível quando é permitido pelo fabricante do veículo. Caso contrário, o motor pode avariar-se prematuramente.
O óleo 10w40 é muito mais espesso do que o óleo 5w30. A viscosidade do óleo 5w30 a baixas temperaturas é de 5, enquanto a viscosidade do óleo 10w40 a baixas temperaturas é de 10.
Há uma relação direta do tipo de óleo com o consumo de combustível, segundo o especialista. “Substituir um lubrificante com viscosidade 15W40 por um 5W30 pode melhorar a eficiência do veículo em até 2%. É claro que o 5W30 é mais caro, mas a economia de combustível pode compensar no longo prazo”, diz o engenheiro.
Ford: EcoSport 1.6/2.0 (2013 a 2018), Ka 1.0/1.5 (2015 a 2018), New Fiesta 1.0/1.6(2013 a 2018); Fiat: Mobi 1.0 (2016 a 2023), Argo 1.0/1.3/1.8 (2017 a 2023), Toro 1.8/2.4 (2016 a 2021), Strada 1.4 (2013 a 2023); Jeep: Renegade 1.8 (2015 a 2021), Compass 2.0 (2015 a 2021);
Óleo de motor, Sintético 5w40 Quartz 9000 – TotalEnergies é um lubrificante 100% sintético indicado para motores a gasolina, etanol, flex, GNV e diesel leve sem DPF. Especialmente formulado para atender a motorizações turbo, multiválvulas, injeção direta.
Óleo sintético para motor que proporciona excelente proteção para veículos novos e antigos, evitando a formação de depósitos, ferrugem, corrosão e ajudando a aumentar a vida útil do motor, mesmo em condições severas de operação.
Tem problema colocar óleo de outra marca no motor?
O ideal é utilizar a mesma marca e as mesmas especificações do lubrificante que está no motor. Quando se completa o nível com um produto diferente, há o risco dos aditivos não serem compatíveis, podendo anular seus benefícios, não lubrificar de forma eficiente e comprometer seriamente o funcionamento do veículo.
A recomendação é de se manter a marca. Até porque os aditivos mais agressivos de uma podem remover os resíduos que ficaram no cárter. E, além disso, troca de óleo não se faz toda semana e não são tantos litros assim de cada vez.
Desde que ele não exija que se complete o cárter com freqüência cada vez maior. Neste caso, se o motor começa a queimar muito óleo, vale a pena aumentar a viscosidade pra 20W50 ou 25W60. Entretanto, não há essa recomendação de mudar ou aumentar a aditivação do óleo quando o motor atinge elevada quilometragem.
O óleo 5w30 é tecnicamente mais fino que o 5w40. Isso significa que ele tem uma menor resistência ao fluxo, especialmente em temperaturas mais baixas, o que pode ser benéfico em ambientes frios ou durante a partida inicial do motor.
Em geral, é recomendado seguir o intervalo de troca de óleo especificado pelo fabricante do veículo. Esse intervalo normalmente varia entre 5.000 e 10.000 quilômetros.