Qual é a chance de nevar? As chances de neve se concentram nos meses de junho, julho e agosto, quando as temperaturas na região podem descer a marcas negativas, criando o cenário ideal para a formação de neve.
O mês que mais neva em Gramado é em junho, mas também em agosto (inverno), quando, geralmente, o fenômeno acontece. As temperaturas nessas épocas do ano podem chegar a ficar abaixo de zero grau Celsius, favorecendo a formação de neve em Gramado.
Agosto é conhecido pelo frio intenso em Gramado, e em 2024 não será diferente. Segundo a Metsul Meteorologia, uma massa de ar frio de origem polar está prevista para ingressar na região, trazendo uma queda acentuada nas temperaturas. Esse fenômeno será responsável por um frio intenso e há até a possibilidade de neve!
O ultimo evento de neve em Gramado foi registrado em julho de 2021. A chance do fenômeno ocorrer traz, por consequência, uma busca maior pelo turismo na Serra gaúcha, uma boa notícia no período de retomada pós-enchentes.
Afinal, em Que Dia e Mês Pode Nevar em Gramado - Quando Neva em Gramado
Vai nevar em 2024 no Brasil?
Diversas. A onda de frio mais forte de 2024 vai despencar as temperaturas no Brasil, especialmente no Centro-Sul, com chance de geadas amplas e possíveis episódios isolados de neve e chuva congelada nas áreas de maior altitude da região Sul.
No primeiro fim de semana de julho de 2024 vão ocorrer vários tipos de precipitação e outros fenômenos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Tem risco de temporal e de chuva volumosa, de geada e também de algum tipo de precipitação invernal .
A neve em Gramado é um fenômeno real, registrado em ocasiões memoráveis. A última vez que a cidade se viu agraciada por esse espetáculo foi em 2021, deixando moradores e visitantes maravilhados. Esses momentos, embora não frequentes, renovam a esperança e a expectativa de todos a cada inverno.
Logo, acreditamos que deve nevar também nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, especialmente na área de São José dos Ausentes, mas não descartando o fenômeno em municípios como Bom Jesus, São Francisco de Paula, Jaquirana, Bom Jesus, Vacaria e outros.
No Brasil, a neve é um fenômeno raro, mas que pode ocorrer em algumas cidades das regiões Sul e, com menor frequência, Sudeste. As áreas serranas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul são as que costumam estar mais propensas a registrar neve, especialmente durante os meses de maio a agosto.
Agora, em outubro de 2024, Gramado está com suas atrações 100% abertas e pronta para receber turistas. A cidade já está com alguns pontos turísticos decorados para o Natal Luz, o espírito natalino está por vários cantos.
Também tem neve em Santa Catarina, e um bom exemplo de cidade catarinense que neva é Bom Jardim da Serra. Desde 2010, o lugar registra o fenômeno – exceto em 2015, quando não houve neve no Sul devido ao efeito do El Niño. Em 2022, o município registrou temperaturas baixíssimas em maio, em pleno outono.
Mas qual a melhor época para visitar Gramado? O período preferido para “turistar” na cidade é no inverno, de junho a setembro, quando as temperaturas ficam bem baixas com geada. É como estar fora do Brasil. A sua gastronomia também conquista os corações (e estômago) dos visitantes.
Qual mês mais frio em Gramado ? Julho é o mês mais frio em Gramado, é simplesmente a época em que Gramado está mais atraente. O ápice do inverno, que na Serra Gaúcha significa muito frio e roupas quentes. Ou seja, Gramado em julho é tudo de bom!
1. Valdez (EUA) encabeça a lista de lugares que mais nevam no mundo. Para muitas pessoas, Valdez, no sul do Alasca, é a cidade que mais neva no mundo. Ao nível do mar, o destino portuário vê uma média de 8,25 metros de neve a cada ano, mas esse número é ainda maior na região do Passo Thompson, nas montanhas Chugach.
Vários tipos de precipitação e outros fenômenos vão ocorrer no Sul do Brasil no primeiro fim de semana de julho de 2024. No primeiro fim de semana de julho de 2024 vão ocorrer vários tipos de precipitação e outros fenômenos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Sob o cenário que se apresenta, de acordo com a análise da MetSul, é extremamente improvável que se repita neste inverno um período ao mesmo tempo de frio tão atipicamente intenso e prolongado como do final de junho e da primeira de metade de julho.
São Francisco de Paula, na Serra, foi uma das cidades a registrar o fenômeno. Neve também foi observada em Gramado. Ruas cobertas pela neve em São Francisco de Paula.