O moto de 5 cilindros derivado do AP durou até os anos 90, quando foi sucedido por um V6. A versão mais forte desse motor ganhou preparação da Porsche e equipou a super perua RS2 Avant.
Família de motores foi produzida no país durante 26 anos - propulsor fez sucesso por ser simples e robusto. O motor AP da Volkswagen foi fabricado no Brasil de 1985 até o fim da produção do Gol G4, em 2013.
O motor AP é infinitamente melhor ✅. O modelo CHT,além de perder na relação potência- velocidade,é um projeto mais frágil e que trabalha lento em altas rotações. É como se fosse um motor a diesel sem turbo e sem interculer,ou seja,bom na economia mas fraco em desempenho.
Ao mesmo tempo chegava o AP-800 1.8, de 94 cv, que impulsionava Santana, Quantum, Passat GTS Pointer e Voyage Super. O AP (sigla para "Alta Performance") também fez sucesso no Gol GT, que tinha o motor mais forte AP-800 S, com potência declarada de 99 cv.
No Brasil, o Volkswagen AP equipou os seguintes veículos: Passat, Santana, Santana Quantum, Gol, Parati, Voyage, Saveiro, Apollo, Logus, Pointer, Polo Classic e Van.
Os motores AP tem a tradição de possuírem um alto rendimento e terem um cunho voltado para performance muito grande, desde o início da preparação desses motores.
Claro, esses propulsores não são mais fabricados, sendo substituídos pelos EA211 nas opções 1.0 MPI, 1.6 MIS, 1.0 TSI e 1.4 TSI, equipando a nova linha de modelos da marca alemã como Polo, Virtus, T-Cross e Nivus.
Motor AP: Quais São os Maiores Defeitos Crônicos? Uma das situações que podem dar dor de cabeça para o dono do carro e para o mecânico é o entupimento das mangueiras de resfriamento do motor, mas especificamente aquela que sai do reservatório de expansão direto para o coletor.
O Gol 1000i era muito mais espaçoso e oferecia mais opcionais. Seu motor era o mesmo AE-1000 da geração anterior, de origem Ford e baseado no motor CHT, porém era dotado de injeção eletrônica monoponto, o que melhorava e muito a eficiência do jurássico motor.
O Certificado de Habilitação Técnica (CHT) digital é o documento emitido pela ANAC, em meio digital, aos profissionais da aviação civil para que possam comprovar licenças ou habilitação em suas respectivas categorias e exercerem suas profissões.
O motor CHT foi introduzido pela Ford para a linha 1984 na versão Mark III do Ford Escort, a primeira série a ser lançada no Brasil. Mais tarde, foi usado no Ford Corcel, Ford Del Rey, Ford Verona, bem como o Volkswagen Gol. Este motor baseou-se no Motor Sierra, lançado em 1962.
Inicialmente, o motor AP estava disponível nas variações 1.6 (AP-600), 1.8 (AP-800) e 1.8 S (AP-800S). Esses motores traziam o mesmo bloco, cabeçote e bielas, variando em componentes como pistões, virabrequim e comando de válvulas.
Mantendo a plataforma do Gol de segunda geração, o Volkswagen Parati G4 foi oferecido com apenas duas opções de motorização e uma de transmissão. Ambos os motores são integrantes conhecidos da família Alta Performance (AP), naturalmente aspirados, de quatro cilindros e tecnologia flex.
Uma da grandes razões para o AP faça tanto sucesso, é o fato de ser um ótimo motor para “preparações”. Não é incomum encontrar por aí motores AP modificados. A ideia, com essa prática, é extrair o máximo de potência do motor, elevando-a em até 10 vezes em alguns casos.
Nascido na Mercedes-Benz, o motor mais popular da montadora alemã veio de um projeto militar dos anos 1950. O Volkswagen AP (sigla para alta performance) é um motor de combustão interna de 4 cilindros em linha, refrigerado a água, com bloco em ferro fundido.
O Polo Classic era derivado da terceira geração do Polo (que não chegou ao Brasil), chegando ao Brasil apenas com motor AP 1.8 multiponto, a gasolina, com 97 cv e 15,5 kgfm de torque.