Mesmo se a sua apresentação não for razoável, você não será reprovado por isso. A nota mínima para a aprovação do TCC é 70 (setenta) na escala de zero a cem. Os alunos com nota inferior a 70 deverão refazer o TCC.
média inferior a 7,0: trabalho reprovado, devendo o TCC ser apresentado no próximo semestre letivo. O aluno é considerado aprovado, quando a sua média final, atingir nota igual ou superior a 7,0 (sete).
A falta de análise dos resultados, atraso na entrega e uma apresentação ruim também podem levar à reprovação. No início do seu trabalho, é fundamental estabelecer uma introdução clara e objetiva. Ela deve apresentar o tema, a relevância do estudo e os objetivos a serem alcançados.
A banca examinadora do TCC fica de olho na Justificativa
A justificativa é a parte do seu TCC na qual você deve deixar claro qual é a relevância do trabalho para o pesquisador, o pesquisado e a sociedade como um todo, incluindo a comunidade científica.
Informação fundamental, SE FOR REPROVADO NO TCC A INSTITUIÇÃO NÃO DÁ O DIREITO DO ALUNO FAZER RECUPERAÇÃO SOMENTE DO TCC, PERDE O CURSO INTEIRO, tem que fazer o curso inteiro novamente, assistir todas as aulas que já foi aprovado, fazer todas as avaliações novamente, e ainda pagar um valor por isso.
Quando utilizamos o termo “DP”, estamos nos referindo à uma dependência de disciplina, ou seja, acontece quando você é reprovado em uma matéria e vai precisar refazê-la. A DP na faculdade acontece quando o aluno não alcança os critérios de avaliação necessários para ser aprovado.
A nota de cada examinador será a soma da nota do trabalho escrito (com valor de 0 (zero) a 70 (setenta), com a nota da apresentação oral (com valor de 0 (zero) a 30 (trinta), totalizando, assim, nota 100 (cem). A nota final será calculada pela média aritmética das notas finais atribuídas pelos membros da banca.
O TCC deve ter um objetivo claro e específico, que é responder a uma pergunta ou solucionar um problema relacionado ao tema escolhido. Para isso, você deve formular uma hipótese, que é uma suposição ou uma possível resposta para o seu problema. A hipótese deve ser coerente, relevante e testável.
Você também não deve ler os slides durante a apresentação. Isso faz com que as pessoas que estão assistindo percam o foco. Além do mais, você pode parecer despreparado.
O TCC fica muito difícil quando não se aproveitam as ferramentas disponíveis. Também quando não há um passo a passo adequado. Ou ainda quando os professores dificultam e não explicam como fazer um TCC rápido, fácil e com qualidade. Pois sim, é possível fazer um TCC Fácil.
As apresentações de TCC, comumente, possuem um tempo pré-estabelecido de 15 a 30 minutos. Então, para não correr o risco de esquecer algum dado importante de sua pesquisa ou para não se dispersar durante a apresentação, organize um roteiro.
Se você está pensando em fazer uma pós-graduação sem TCC, saiba que é possível! Desde Abril de 2018, com a publicação de uma resolução do Ministério da Educação, o TCC na pós-graduação lato-sensu não é mais considerado como requisito obrigatório para se obter a certificação.
A realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) passou a ser opcional no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da pós-graduação lato sensu. A alteração foi regulamentada pela resolução Consup nº 73/2022, aprovada no início de dezembro, que altera a resolução Cepe/IFSC nº102/2018.
Não existe nenhuma pena mortal para quem é reprovado no TCC. Tudo o que você precisa fazer é tentar de novo. A banca examinadora vai explicar porque o trabalho não foi aprovado e o que precisa ser melhorado. A partir daí é só recomeçar.