Em superfícies ásperas ou texturizadas, você pode utilizar lixas de gramatura 60. Durante o procedimento, você pode substituí-las gradativamente por outras maiores, até alcançar o resultado desejado. Já em paredes com gesso liso, o mais indicado é usar lixas com gramatura 120.
lixa 220 e 240: para acabamentos; lixa 320: para acabamentos mais finos; lixa 400: para acabamentos mais finos e lustrar; lixa 600 e 1200: somente para lustrar.
Tome cuidado para não passar a lixa com muita força e ocasionar danos, já que o gesso é um material muito sensível. Depois de lixada, passe um pano úmido na parede para que a sujeira não atrapalhe a pintura. Aplique um fundo preparador para o gesso e aguarde a secagem.
Segundo Caroline Valadão, engenharia civil e professora da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie o segredo é lixar as paredes com lixa 220 ou 240 (mais finas), se a superfície estiver firme e sem muito excesso no reboco, ou lixa 80 ou 100 (mais grossa), nas partes em que a superfície estiver mais ...
Essa gramatura é indicada para modelar as paredes da unha e retirar as bordas livres. Ela também não é recomendada para lixar a superfície do leito ungueal; 120 grãos: a Lixa Jumbo Cinza 120/120 pode ser utilizada para lixar, de forma cautelosa, a superfície das unhas.
GESSO LISO NÃO SE LIXA "VÍDEO POLÊMICO" VAI DAR TRETA OU NÃO
Como lixar reboco de gesso?
Lixe a parede
Paredes de gesso, principalmente as de construção recente, costumam apresentar problemas de aderência. Por isso, devemos primeiro lixar toda a parede com uma lixa fina (de 120 a 15) e retirar todo o material que se desprendeu, ou não saiu completamente, até que a parede esteja completamente limpa.
O tempo de secagem também vale a atenção, já que é um pouco maior que o de paredes de massa acrílica. Para ter uma ideia, esse período pode alcançar até 12 horas. O ideal é deixar a superfície intocável durante esse tempo para o acabamento final ser perfeito.
Basta utilizar o selador para gesso , que vai dar a aderência de que a tinta precisa para fixar no gesso , evitando a calcinação e o amarela mento da tinta .
Segundo a Associação Brasileira do Drywall, a superfície do gesso acartonado poderá receber todo o tipo de tinta desde que atenda às especificações da norma ABNT NBR 15079.
Sua função é preparar o material natural para um acabamento perfeito, nivelando, removendo imperfeições e qualquer resquício de tinta, de verniz ou outro material aplicado. Também serve para nivelar paredes após a aplicação de argamassa para preparação de pintura.
Identifique o objetivo da preparação: se o objetivo for remover irregularidades grandes, como rebarbas ou resíduos de massa corrida, opte por uma lixa de grão mais grosso. Se for apenas suavizar a superfície, uma lixa de grão médio ou fino pode ser suficiente.
Para remoção de verniz ou acabamento fino você pode utilizar do 60 ao 80 da numeração e para um acabamento leve, do 100 ao 200. A partir desse número as lixas são utilizadas para acabamentos e polimentos finais.
O Selador Gesso Duralatex é um complemento acrílico, para paredes internas , e tem como função ser utilizado como primeira demão/ fundo para todas as superficies de gesso, tais como gesso liso, dry wall, placa de gesso entre outros.
Granulação 400 – fina, utilizada para dar lustre; Granulação 600 – muito fina, utilizada para polir e dar lustre; Granulação 1600 ou mais – finíssima, utilizada para lustrar joias.
Para lixar paredes, geralmente é recomendado usar lixas de gramatura média (entre 120 e 150). Se a parede estiver em boas condições e você estiver apenas removendo pequenas imperfeições, uma lixa de gramatura mais fina (entre 180 e 220) pode ser suficiente.
Em superfícies ásperas ou texturizadas, você pode utilizar lixas de gramatura 60. Durante o procedimento, você pode substituí-las gradativamente por outras maiores, até alcançar o resultado desejado. Já em paredes com gesso liso, o mais indicado é usar lixas com gramatura 120.
A tinta acrílica apresenta uma série de vantagens para a pintura em gesso, em especial a sua secagem rápida. Essa característica permite a aplicação de camadas adicionais de forma rápida, agilizando todo o processo de pintura.
De acordo com o especialista Igor Kipgen, geralmente as pessoas usam o detergente porque ele diminui o atrito com os demais componentes da argamassa e melhora de certa forma a trabalhabilidade. Ele consegue quebrar as tensões superficiais, fazendo com que uma molécula se misture com outra.
Se estiver na dúvida se já está seco não, aqui vai uma dica, as partes que secaram ficam mais brancas que as outras. Lembrando que a parte úmida não deve ser pintada, pois pode causar muitos transtornos para o seu trabalho, você pode apressar isso com o uso de ventiladores direcionados para o local.
O que colocar no gesso para ficar mais resistente?
Para solucionar esse problema podemos usar um hidrofugante, que é uma espécie de impermeabilizante. Esse produto repele o contato da água com o gesso e torna o material mais resistente. Assim as placas 3D ou até mesmo a mistura de gesso podem ser usadas em áreas externas sem o risco de queda.
A primeira dica na hora de escolher o tipo de lixa para comprar é muito simples: é preciso conhecer a superfície, sua dureza e suas características. Após essa verificação, você poderá adquirir a lixa certa para não ter dor de cabeça no futuro.
A Folha de Lixa Grão 220 da Dexter é ideal para quem deseja ter o efeito de acabamento em Drywall. Se é isso que você procura, essa lixa é perfeita para você!
Já a massa corrida, também chamada PVA, é indicada para superfícies internas à base de concreto, alvenaria, gesso ou fibrocimento. Como não é resistente à umidade, não deve ser usada em áreas úmidas nem em ambientes externos.