O 5S é um conjunto, desenvolvido no Japão, de cinco práticas destinadas a promover a organização, a limpeza e a eficiência no ambiente de trabalho. São elas: Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de ordenação), Seiso (senso de limpeza), Seiketsu (senso de padronização) e Shitsuke (senso de disciplina).
O quarto S é de Seiketsu, que significa senso de normalização ou padronização. Aqui, a ideia é automatizar a realização dos três sensos anteriores, fazendo com que façam parte do cotidiano da empresa. É necessário que eles se tornem hábitos dos colaboradores e de todos os setores.
O nome “5S” se refere a um método/filosofia de administração japonesa que reúne os cinco preceitos Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de organização), Seiso (senso de limpeza), Seiketsu (senso de normalização) e Shitsuke (senso de disciplina).
QUARTO SENSO (4S) DO MÉTODO 5S - SENSO DE PADRONIZAÇÃO
Quais são as 5 etapas do 5S?
5S é um programa de origem japonesa que foi criado a partir da aplicação de cinco conceitos: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Ele tem como foco organizar diferentes setores de uma empresa com base na organização, padronização e limpeza.
Cada senso tem um papel específico para a melhoria contínua dos processos e do ambiente de trabalho, facilitando a identificação de problemas e a implementação de soluções eficientes.
O primeiro senso do Programa 5S é o chamado Seiri ou Senso de Utilização que explica exatamente essa frase citada no início. É o nosso ponto inicial para colocar o ambiente de trabalho em ordem.
Com autodisciplina, os setores se mobilizaram para atender aos 7 sensos (7S): utilização, organização, limpeza, saúde, responsabilidade, treinamento e autodisciplina.
No que consiste o treinamento do 4S+S & Gerenciamento do local de trabalho? 4S+1 & Gerenciamento do local de trabalho é uma técnica desenvolvida pela Toyota que busca a eliminação dos desperdícios tornando-os visíveis e definindo regras. "As anormalidades saltam aos olhos."
Para implantar o 5S é preciso fornecer treinamento para uso de ferramentas de qualidade não apenas para os gestores, mas para todos os funcionários. O 5S é uma metodologia aplicada em grupo isso quer dizer que ela demanda a participação de todos os funcionários da empresa.
- Seiketsu: Senso de Saúde. Refere-se à padronização das práticas de trabalho, como manter os objetos similares em locais similares. Este procedimento induz a uma prática de trabalho e a um layout padronizado e práticas favoráveis à saúde física, mental e ambiental.
O quarto S é o que busca garantir que a utilização, organização e limpeza dos métodos anteriores sejam mantidos na empresa através da normatização, ou Seiketsu.
Há controversas sobre quem foi o criador da técnica, algumas referências mencionam que ela foi desenvolvida por Hiroyuki Hirano, entretanto a maioria dos estudos apontam que o 5S surgiu das idealizações de Kaoru Ishikawa.
Como conseqüência foi criado o Programa 8S, que é composto dos seguintes Sensos: 1) Determinação e União (Shikari Yaro) 2) Educação Qualificação e Treinamento (Shido) 3) Utilização (Seiri) 4) Ordenação ou Organização (Seiton) 5) Limpeza (Seiso) 6) Saúde e Bem Estar (Seiketsu) 7) Autodisciplina (Shitsuke) 8) Economia e ...
A denominação 10S em português pode ser entendida como 10 sensos; senso de utilização, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de saúde, senso de autodisciplina, senso de determinação e união, senso de treinamento, senso de economia e combate aos desperdícios, senso dos princípios morais e éticos e senso de ...
O Senso da disciplina busca o autodesenvolvimento dos profissionais através da aplicação diária do conceito de todos os sensos (utilização, organização, limpeza, saúde e higiene, segurança e ambiental).
O nome "5S" vem de cinco palavras japonesas que começam com a letra "S": seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. Cada palavra representa um dos cinco pilares do método 5S. A implementação do 5S pode trazer benefícios significativos para uma empresa, como aumento da eficiência, segurança, qualidade e produtividade.
O termo “5S” foi popularizado por Hiroyuki Hirano no seu livro de 1995 e deriva das cinco palavras japonesas: “seiri” (triagem), “seiton” (arrumação), “seiso” (limpeza), “seiketsu” (normalização) e “shitsuke” (disciplina). Cada termo representa um passo desta abordagem de organização do local de trabalho.
Seiton significa armazenamento, senso de organização. Seiso quer dizer inspeção, zelo, senso de limpeza. Seiketsu aparece como higiene, padronização, senso de saúde e Shitsuke pode ser traduzido como comprometimento, supervisão, o senso da autodisciplina.
A metodologia 5S é focada na organização de empresas e conquista da qualidade total. O 5S é baseado em Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (normalização) e Shitsuke (disciplina).
O 5S é um conjunto de conceitos simples que, ao serem praticados, são capazes de modificar o seu humor, o ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades e as suas atitudes.