Quintal como a preferida e de maior volume comercializado, devido principalmente a aparência bonita e brilhosa, casca livre de manchas, polpa saborosa, amadurecimento rápido, preço acessível, caroço pequeno e que, quando transformado em vitamina, não confere sabor amargo a bebida.
O avocado é uma das espécies que mais são comercializadas no Brasil. Sua casca é verde escura e sua safra é concentrada em fevereiro e setembro, em solo brasileiro. Esse é aquele tipo de abacate que tem o tamanho menor, além do preço do kg ser elevado.
Já o avocado, queridinho do mercado internacional, é a variedade mais plantada em todo o mundo e é o menor da família, com alta concentração de vitaminas, antioxidantes e sais minerais.
Apesar disso, a produção da fruta tem maior concentração no primeiro semestre, quando são colhidas as variedades de maturação precoce e de meia-estação, como geada, fortuna e quintal. Variedades mais tardias, como o breda e margarida, também são bem produtivas, mas têm produção bianual.
"Se sim, ao retirá-lo, cheque a coloração no local onde estava. Marrom indica que o abacate está muito maduro; verde está ideal para o consumo; amarelo ou mais claro indica que não está pronto para o consumo", diz Oliveira.
TRÊS VARIEDADES DE ABACATE MAIS PRODUZIDO E COMERCIALIZADO.
Quais são os três tipos de abacate?
Os cultivares de abacate são agrupados por tamanho (grande e pequeno), precocidade (precoce, médio e tardio) e coloração na maturação de consumo (verde e escura).
Dentre a variedade mais consumida no Brasil está à Breda, que possui um sabor mais doce, atendendo as características do hábito alimentar do consumidor brasileiro.
Quintal como a preferida e de maior volume comercializado, devido principalmente a aparência bonita e brilhosa, casca livre de manchas, polpa saborosa, amadurecimento rápido, preço acessível, caroço pequeno e que, quando transformado em vitamina, não confere sabor amargo a bebida.
Vale destacar que em 2021 foram colhidas 189 mil toneladas. Números que posicionam a fruticultura paulista, no segmento abacateiro, à frente de principais estados produtores do Sul e Sudeste como, por exemplo, Minas Gerais, Paraná e Espírito Santo.
O abacate Quintal é uma variedade brasileira cultivada de março a julho, especialmente em regiões de clima quente, como no Estado de São Paulo. As frutas costumam ser grandes e pesadas, com casca áspera e rugosa de cor verde-escura quando ainda estão imaturos e ficam mais claros quando maduros.
Segundo ela, os abacates devem estar uniformemente macios, mas ainda assim resistentes ao toque. Às vezes, a fruta pode amadurecer de um lado e do outro ainda estar “verde”. No caso do abacate hass, um dos mais comuns, ele precisa assumir um tom esverdeado e escuro por completo para estar no ponto de consumir.
No Brasil, o Consultor filiado a Associação Abacates do Brasil destaca que as variedades mais produzidas são: Avocado (Hass), Breda, Fortuna, Geada, Margarida, Ouro Verde e Quintal.
O mexicano costuma ser o preferido para a maioria do planeta por serem produzidas no país as três das variedades mais conhecidas e consideradas deliciosas do alimento: o hass, o criollo e o fuerte. Os principais produtores de abacate no mundo são México, República Dominicana, Colômbia e Peru.
O avocado é mais magro: traz 10% a menos de calorias que o abacate. O fruto de nome exótico (pelo menos para nós) também é menor e sua polpa tem um tom de verde-amarelado. Outro detalhe é que a versão otimizada do abacate custa mais caro. Porém, o investimento – se é que posso falar assim – vale a pena.
Seu período de safra vai de fevereiro a agosto. O fruto possui um formato piriforme, com uma casca de coloração verde-escura ou avermelhada, dependendo da espécie. Aliás, existem mais de 500 variedades de abacates, provenientes de três origens diferentes: guatemalteca, antilhana e mexicana.
São conhecidas mais de 500 espécies de abacate, das seguintes origens: a guatemalteca, a antilhana e a mexicana. O período de safra é de fevereiro a agosto.
O abacateiro 'Fortuna' produz frutos com peso entre 600 g e 800 g, de polpa firme e período de produção entre março e abril. A cultivar Quintal produz entre abril e maio, tem frutos oblongos, com pescoço e peso entre 400 g e 600 g (RAMOS; SAMPAIO, 2008).
De acordo com o especialista, os abacates Fortuna e o Margarida são os mais apreciados pelos brasileiros, porque são mais docinhos. O Avocado é ideal para fazer guacamole. O Geada é indicado para o preparo de cremes. Se você quer um suco ou um smoothie, é melhor escolher o abacate Quintal.
O Avocado é a variedade mais consumida no mundo e é também o menor da família dos abacates, o que aumenta o interesse em seu consumo. A variedade Hass tem qualidade superior, tanto em sabor quanto em vida útil. Sua polpa é altamente concentrada em vitaminas, antioxidantes e sais minerais.
Das mais de 500 variedades de abacates que existem no mundo, Manteiga é a mais conhecida. Possui frutos grandes em formato de pêra, polpa macia e não fibroso.