Aos 21 anos, com 1,93 metro de altura, Darlan Souza (@darlan. souza01) é visto como grande promessa da nova geração do vôlei e também da campanha brasileira na Olimpíada de Paris. É dele, inclusive, o saque mais potente da equipe, capaz de fazer a bola alcançar 122 km/h no ar.
Para os homens, o ponto mais alto da rede é posicionado a 2,45 metros do chão, enquanto na modalidade feminina, a parte superior da rede fica a 2,24 metros de altura.
Os atuais campeões olímpicos são Miltiadis Tentoglou da Grécia e Tara Davis-Woodhall dos Estados Unidos. O recorde mundial pertence desde 1991 ao norte-americano Mike Powell — 8,95 m — e entre as mulheres é da soviética Galina Chistyakova — 7,52 m — desde 1988.
Atual atleta do Sesi, participará dos Jogos Olímpicos pela primeira vez. Com menos de dois anos de experiência na equipe nacional, Darlan é um dos principais nomes do time. O jovem atleta salta a 3,63 metros e saca a 122 km/h.
A bola atingiu mais de 104 km/h. A líbero ficou caída no chão por um tempo, precisou sair de quadra e teve de colocar gelo no rosto. Preocupada após a pancada, Egonu atravessou para pedir desculpas e checar se a adversária estava bem (veja o vídeo abaixo).
Saque em Suspensão (conhecido como "Viagem ao Fundo do Mar"): é o saque mais potente. O jogador lança a bola para cima e, saltando, bate nela como se fosse fazer uma cortada, ou seja, num movimento de Page 3 cima para baixo.
Ele ascendeu ao elenco principal em 2019, e aos 17 anos, Darlan ganhou as primeiras chances no Sesi, enquanto Alan brilhava na seleção adulta. Ao lado do irmão veterano, Darlan é, atualmente, um dos grandes nomes do vôlei brasileiro. Aos 21 anos e com 1,92 m de altura, seus números impressionam.
Paris - Convocados pelo técnico Bernardinho para representar o Brasil nas quadras de vôlei de Paris-2024, os irmãos Alan, de 30 anos, e Darlan, de 22, anseiam pela primeira participação em Jogos Olímpicos em conjunto na carreira.
A ascensão rápida de Darlan também tem a ver com o ambiente familiar que o apoiou. O jovem aproveitou os atalhos do caminho aberto por seu irmão, Alan, oito anos mais velho.
Quem mais salta na seleção é Wallace, com 1,05m de impulsão. Quando estava no Piacenza, da Itália, o central cubano Robertlandy Simon, 2,08m de altura, atualmente no Sada Cruzeiro, cravou 3,89m no ataque em março de 2014 durante um teste.
Potência. Ana Cristina sacou a 118 km/h no terceiro set da partida contra a Coreia do Sul, alcançando o novo recorde. A marca anterior era da sérvia Tijana Boskovic, que tinha feito o serviço a 116 km/h em 20 de agosto, contra a Eslovênia, pelo Campeonato Europeu.
Ele ainda usa uma corrente da LOUD, equipe brasileira de eSports. Essa não é a primeira vez que Darlan Souza faz referência a Naruto em quadra. O jogador, que ocupa a função de oposto, ficou conhecido por frequentemente fazer o “Jutsu Bola de Fogo” antes de saques e ao marcar pontos.
O jogador de vôlei Darlan Souza, de 21 anos, chamou atenção ao reproduzir com as mãos os gestos chamados de "justu", parte do mangá e animê " Naruto". Ele fazia isso a cada ponto marcado e antes de sacar. Cada gesto é feito com a combinação de doze movimentos, os selos, inspirados no zodíaco chinês.
Qual a altura máxima que um ser humano pode pular?
Nos Jogos do Rio, Lavillenie foi derrotado pelo brasileiro Thiago Braz da Silva, mas com uma marca inferior ao recorde mundial: 6,03m. Parece que existe uma altura máxima de salto com vara que um ser humano nunca poderá ultrapassar: os sete metros. As leis de conservação de energia impõem esse limite ao atletismo.
A surpreende impulsão do marroquino superou as de Cristiano Ronaldo, pela Juventus, e a de Bruno Henrique, pelo Flamengo, no ano passado. No campeonato italiano de 2021, CR7, que tem 1,87m chegou a 2,57m após uma impulsão de 0,66m.
Rei do Futebol participou de evento na Suécia aos 41 anos, em 1982, e saltou a 4,41m. Pelé, que morreu na última quinta-feira, também gostava de se aventurar em outros esportes. Anos depois de se aposentar, o Rei do Futebol participou de um evento de atletismo na Suécia.