Desde a autorização da Anvisa em 2022, mais de 64 milhões de unidades de álcool líquido 70% foram comercializadas pelos supermercados e o setor tem observado que o consumidor mantém a preferência pelo álcool 70% na forma líquida por não deixar resíduos em móveis e objetos.
A venda de álcool líquido 70% voltou a ser proibida no Brasil nesta terça-feira (30). Agora, o produto só pode ser vendido em gel. A Anvisa havia permitido a venda do álcool líquido para o público geral por causa da pandemia de covid-19; mas esse prazo terminou no dia 31 de dezembro do ano passado.
Qual a diferença do álcool isopropílico para o álcool 70?
Álcool isopropílico apresenta em sua constituição menos que 1% de água. fazendo com que esse álcool seja recomendado para a limpeza e higienização de equipamentos eletrônicos. 3. Álcool 70% é constituído de 30% de água e 70% de álcool.
A comercialização deste produto está vedada no país desde 2002, por norma daquele ano, posteriormente consolidada na atual RDC 691/2022 devido aos riscos maiores de acidentes com queimaduras provocadas pelo álcool líquido 70%, também identificado como 54º GL (graus Gay Lussac).
A decisão de permitir a venda do álcool líquido 70% em 2020 foi tomada em meio à necessidade de medidas preventivas para conter a propagação do novo coronavírus. No entanto, a Anvisa ressaltou que o produto é altamente inflamável e que já havia sido proibido em 2002 devido ao grande número de acidentes registrados.
Superfícies Pintadas e Vernizes. Ao lidar com superfícies pintadas ou envernizadas, o álcool isopropílico pode comprometer a integridade desses acabamentos. ...
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que o álcool líquido 70% está proibido de ser comercializado em supermercados e farmácias no território brasileiro a partir desta quarta-feira (1). O motivo para a mudança é a o grande número de acidentes registrados causados pela alta inflamabilidade.
Na desinfecção de superfícies e materiais, os álcoois etílico e o isopropílico são os principais desinfetantes utilizados em serviços de saúde, podendo ser aplicado em superfícies ou artigos por meio de fricção; e a concentração de uso varia de 60% a 90% em solução de água volume/volume(2).
Na realidade, o amplo comércio do álcool 70% líquido foi proibido no Brasil ainda em 2002 depois de uma resolução da Anvisa apontar “os riscos oferecidos à saúde pública decorrentes de acidentes por queimadura e ingestão, principalmente em crianças”.
Os produtos podem ser identificados no mercado pelo seu número de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que se inicia pelo algarismo 2.
O Projeto de Lei 1744/24 libera a comercialização, na forma líquida, de álcool etílico 70%. Desde abril, o produto voltou a ser proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O álcool etílico líquido abaixo de 70% ou seja, abaixo de 54 GL, continua com permissão de venda livre. Seguem ainda permitidos no mercado o álcool etílico 70% em outras formas físicas, como gel, lenço impregnado e aerossol.
Em contrapartida, muitos perguntam: “Mas se o álcool 92°, 99° é mais forte, porque somente o álcool 70° tem ação de desinfecção? Vamos entender melhor? O álcool líquido 70° possui 70% de álcool puro + 30% de água, ou seja, tem concentração exata para o efeito de eliminação dos microrganismos nocivos aos seres humanos.
Para eliminar germes da superfícies, a Anvisa tem uma série de recomendações de desinfetantes que podem substituir o álcool 70% líquido. São eles: Hipoclorito de sódio a 0.1% (concentração recomendada pela OMS); Alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 0,1%;
Há produtos que podem ser uma alternativa ao álcool 70% para a desinfecção de objetos e superfícies, conforme recomendação da Anvisa: Hipoclorito de sódio a 0,5% Alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 2-3,9% Iodopovidona (1%)
Dependendo da concentração de etanol inalado, você poderá apresentar um quadro de intoxicação por álcool, com sintomas que variam entre irritação das vias aéreas superiores, dores de cabeça, cansaço e sonolência. Os efeitos adversos observados irão depender de quanto álcool for inalado.
Então, como limpar de modo a desinfetar essa superfície? Se você tem essa preocupação, a única alternativa é o álcool 70 isopropílico, indicado para as telas dos eletrônicos. Mas, vamos repetir: utilize um pano macio, não borrife o produto na tela (passe-o diretamente no pano) e limpe sem pesar a mão.
Se quiser abandonar o uso de álcool isopropílico de vez, você pode ficar tranquilo. O Cleaner poderá substituí-lo na limpeza do que for preciso. Podem ser componentes de um equipamento ou telas de smartphones, tablets, notebooks e monitores de computador. Essa é a sua melhor escolha!
Qual a diferença do álcool isopropílico para o álcool de posto?
O álcool isopropílico tem sido sugerido como alternativa ao álcool etílico, entretanto, ressalva-se que este álcool provoca maior secura da pele, é duas vezes mais tóxico e sua atividade sobre vírus é inferior ao álcool etílico.
A volta da proibição da venda do álcool líquido 70% nos supermercados e farmácias, em 30 de abril, levantou questionamentos entre profissionais da saúde sobre o acesso para o uso em ambientes hospitalares.
O álcool isopropílico pode ser encontrado em lojas de produtos químicos, farmácias e também é possível comprá-lo online em diversos sites especializados.