A injeção deve ser aplicada profundamente no tecido subcutâneo. Caso seja utilizada uma agulha de 1,2 cm, o ângulo de inserção deverá ser de 90º, ou seja: perpendicular à superfície cutânea. Já as injeções com agulhas de 1,5 cm são inseridas num ângulo de 45º.
O ângulo de aplicação é de 90 graus, com o bisel da agulha lateralizado. Subcutânea: Destinada à camada de gordura logo abaixo da pele, comum para insulina e heparina. O ângulo recomendado é de 45 graus, com o bisel da agulha voltado para cima.
lavar as mãos. Observação: Utilizada agulha maior do que a indicada, por isso angulação de 45º. A via subcutânea é utilizada para a administração de soluções que necessitam ser absorvidas mais lentamente, assegurando uma ação contínua. Essas soluções não devem ser irritantes, devendo ser de fácil absorção.
As aplicações devem ser realizadas em ângulo de 90º a fim de garantir que a agulha atinja o músculo, reduzindo dessa maneira a dor. Após a injeção no músculo, deve-se proceder a aspiração antes da administração do fármaco.
Qual é o Ângulo de Aplicação Intramuscular, subcutânea , intradérmica e endovenosa ?
Qual a posição da agulha para aplicar injeção?
Durante a introdução da agulha o bisel deve estar lateralizado ou no sentido da fibra muscular e perpendicular à pele ou formando um ângulo 90º. Pois quando o bisel estiver vertical ou contrário a fibra muscular aumenta as chances de lesão das fibras musculares.
Para fazer a injeção subcutânea, pinçar o tecido do local da administração, usando o dedo indicador e o polegar. Manter a região firme e introduzir a agulha com o bisel para cima, com rapidez e firmeza, formando um ângulo de 90º.
A seringa deve ser empurrada e a agulha introduzida rápida e firmemente. Em pessoas de peso normal, o ângulo de inserção é de 30º. Em pessoas obesas, a inserção deve obedecer a um ângulo de 60º. É importante que o profissional, ao soltar a pele e proceder à aspiração, verifique se nenhum vaso sangüíneo foi lesado.
O medicamento deve ser administrado apenas na região glútea profunda. Nunca por via intravenosa. Insira a agulha completamente no lado direito ou esquerdo do glúteo em um ângulo de 90º da pele.
Injetar toda a dose da vacina (10 segundos por mL); - Retirar a agulha em movimento único e firme; - Soltar a tração da técnica em Z; - Realizar leve compressão no local com algodão seco sem massagear; - Desprezar a seringa e a agulha utilizadas na caixa coletora de material perfurocortante; - Higienizar as mãos.
Passar uma gaze com álcool na pele no local da aplicação da injeção; Fazer uma prega na pele com o polegar e o indicador, no caso do braço ou da coxa. Não é necessário fazer a prega no caso do glúteo; Inserir a agulha num ângulo de 90º, mantendo a prega.
Uma agulha de 5/8" pode ser utilizada para injeção intramuscular no músculo deltoide somente se não houver tecido subcutâneo suficiente e a injeção for feita em um ângulo de 90°.
A agulha de calibre 30x7mm é utilizada para aplicação de vacinas e insulina pelas vias intravasculares e endovenosas em adultos. A 25x7mm tem a mesma função, mas como ela é mais fina, é mais indicada para o uso pediátrico e em pacientes muito magros.
Como costumo trabalhar com a agulha mais alta (para ver agulha), então o que entra em contato com a pele é cerca de 1,5mm a 2mm. Mas se você costuma encostar a biqueira na pele para traçar, lembre-se que ela tem que ficar mais ou menos uns 2mm para fora.
Sabendo o tipo de agulha, a regra básica de tamanho é: tecido mais grosso, agulha maior. Tecidos delicados: Para seda, chiffon, voil, renda e organza, 9 costuma ser a mais indicada. Tecidos leves: Tecidos sintéticos leves, tafetá ou chamois, levam tamanho 11.
O dedo indicador, o dedo médio e a crista ilíaca formam um triângulo em forma de V, e o local da injeção localiza-se no centro desse triângulo em seguida administrar a injeção com a agulha em um ângulo de 90°.
Para fazer a injeção subcutânea: Pinçar (segurar com os dedos indicador e polegar a pele) o tecido do local da administração, usando o dedo indicador e o polegar. Manter a região firme e introduzir a agulha com o bisel para cima, com rapidez e firmeza, formando um ângulo de 90º.
Como saber se a intramuscular foi aplicada errada?
Se você sente dor intensa, com inchaço, endurecimento (formação de “caroço”) no local da aplicação da injeção e vê hematoma (mancha roxa) que pulsa (em alguns casos), pode ser um caso de pseudoaneurisma.
A seringa mais apropriada é a de 1 mL; a agulha deve ser pequena, fina e com bisel curto (entre 10 e 13 mm de comprimento, 3,8 e 4,5 dec/mm de calibre) e deve ser introduzida em um ângulo de 5 a 15°, com bisel direcionado para cima [1,3,6,7].