A análise dos resultados permitiu verificar que a marca Nike está fortemente associada a qualidades como: corajosa, competitiva e uma empresa que se supera a cada dia. De acordo com os doze arquétipos apresentados por Jung, esses atributos enquadram a marca ao arquétipo do Herói.
Niké é a Deusa Grega da Vitória e está vinculada ao Triunfo e à Glória. Todos os Deuses, atletas e guerreiros desejavam Niké ao seu lado, pois assim, a vitória estaria garantida. Premiava aqueles que tinham a melhor estratégia, foco, disciplina e controle emocional.
Surgiu inspirado no nome do mito da "deusa" Niké (a pronúncia correta é niqué), a "deusa" da mitologia grega que personificava a vitória, a força e a velocidade. Os Romanos deram a essa mesma "deusa" o nome de Vitória! A imagem representativa dessa "deusa" era a figura de uma mulher alada.
Tudo Sobre o ARQUÉTIPO DA DEUSA NIKE | William Nascimentto
Qual é o lema da Nike?
Você sabe o que significa o famoso slogan da Nike, "JUST DO IT"? faça”, ou seja, a Nike disse ao mundo: é simples, levante, mexa-se, você pode, todos podem.
Desde seu início, a Nike é conhecida por seu foco em marketing, seguindo sempre uma estratégia única e marcante, por meio de apelo emocional e endosso de celebridades do mundo esportivo. Seu foco permaneceu no esporte e como as pessoas ao redor do mundo se conectam com ele.
A Nike representa uma cultura global de esporte, estilo e da busca pela grandeza. Somos apaixonados pelo potencial e acreditamos que todos deveriam ter as ferramentas para alcançar o potencial de cada um. Investimos em nossos funcionários, inspirando novas ideias, métodos e produtos que nos levam ao futuro do esporte.
O logotipo se chama Swoosh. Quem o criou, em 1971, foi a designer Carolyn Davidson, que recebeu apenas 35 dólares pelo serviço. Por mais que pareça um sinal de “correto”, é a representação da asa na estátua da deusa grega da vitória, cujo nome é Nike.
Nike - ou Níkē, em grego, e Nice, em português - era uma deusa grega que personificava a vitória, a força e a velocidade. A marca se inspirou na imagem de bronze de Nice que se encontra no Museu do Louvre, em Paris (França), e seu símbolo se assemelha a uma asa também em homenagem à deusa.
A deusa da Fortuna – Tyche, na mitologia grega – associava-se à fertilidade, à agricultura e às mulheres. Frequentemente representada segurando uma cornucópia (vaso em forma de chifre cheio de flores e frutos), simbolizava a inconstância da sorte.
Neste livro, você vai conhecer as sete principais Deusas Gregas que habitam a nossa psique: Afrodite – a deusa do amor; Perséfone – a menina; Hera – a esposa; Deméter – a mãe; Atena – a profissional; Ártemis – a capaz; Héstia – a sábia.
Entre os inúmeros tipos de arquétipos, a Netflix se encaixa no CRIADOR, no qual as principais características são a criatividade e imaginação na hora de elaborar uma grande sacada.
Sob o ponto de vista da identidade arquetípica, tanto a Dior quanto a Yves Saint Laurent são marcas do Amante, o que, aliás, é muito comum em marcas de moda já que a motivação do arquétipo é seduzir e ter relacionamentos prazerosos.
Primeiro, a deusa grega da vitória chamada "Nike" inspirou o nome da marca. A forma da asa da deusa inspirou a vírgula do logotipo da Nike; que confere ao logotipo da marca uma forte personalidade.
Qual é a cor do símbolo da Nike? Em 1978, a fonte do logotipo foi alterada para letras maiúsculas e em negrito. Esse logotipo foi posteriormente adaptado em várias cores, incluindo vermelho e azul.
Pode parecer até piada, mas a verdade é que, o logo da Nike, custou nada mais que 35 dólares. Talvez você já conheça essa história, que a estudante de design Carolyn Davidson recebeu apenas 2 dólares por hora de trabalho para desenvolver o Nike Swoosh.
O público-alvo da Nike é amplo e diversificado. A marca atende desde atletas profissionais até pessoas comuns que buscam um estilo de vida ativo e saudável. Seus produtos são projetados para homens, mulheres e crianças, abrangendo uma ampla faixa etária.
Qual a valores da empresa Nike? A Nike busca constantemente aprimorar seus produtos e processos, considerando também o impacto ambiental. Seus valores incluem o desempenho, a autenticidade, a inovação e a sustentabilidade.
Assim, a Nike se consolidou nos últimos anos se posicionando como uma empresa que transforma clientes em fãs, que investe em atletas, que fomenta o esporte e a prática de atividades físicas através dos produtos de qualidade que vendem.
De acordo com a empresa, a missão da Nike é "trazer inspiração e inovação para cada atleta do mundo". Para isso, por meio dos seus produtos e serviços, a marca visa oferecer experiências positivas para os atletas de hoje, enquanto busca desenvolver melhorias para as próximas gerações.
A abordagem inovadora da Nike para design e tecnologia tem sido fundamental para a criação de produtos de alta qualidade que são altamente valorizados pelos atletas e consumidores em geral. Outro fator-chave que contribuiu para o sucesso da Nike é a diversificação de seus produtos e mercados.
Além de patrocinar equipes esportivas, a Nike também é muito conhecida por patrocinar atletas de diferentes modalidades ao longo da sua história. Alguns dos principais nomes que já foram ou são patrocinados pela empresa são: Michael Jordan (basquete);