A maçã está entre as frutas mais populares consumidas que têm benefícios para a saúde cardíaca. Estudos epidemiológicos demonstraram que comer maçãs, uma das frutas mais consumidas no mundo, está associado a uma redução na ocorrência de doenças cardiovasculares.
Comer uma maçã todos os dias pode ajudar a melhorar e manter a saúde cardíaca. Isso porque a fruta possui uma substância chamada flavan-3-ols (flavanóis) que faz bem para o coração.
Os flavonoides também auxiliam em doenças cardiovasculares. Além disso, a maçã possui componentes que ajudam na prevenção do câncer de cólon, de próstata e de mama. Saciedade: As maçãs são muito recomendadas aos que querem começar uma dieta. Isso porque a fruta possui fibras que ajudam a dar a sensação de saciedade.
Benefícios da Maçã - Para Que Serve e Propriedades [DICAS e RECEITAS]
O que a maçã faz no sangue?
Quem consome maçã tem menos riscos de ter problemas cardiovasculares. Isso acontece porque a fruta contém fibras solúveis, que reduzem os níveis de colesterol no sangue. Possui também polifenóis, que têm efeitos antioxidantes e pode diminuir a pressão arterial.
O que acontece com o corpo quando comemos maçã todos os dias?
A pectina das maçãs fornece ácido galacturônico ao corpo o que reduz a necessidade de insulina e pode ajudar no controlo da diabetes. Além disso, o consumo de maçã foi associado com uma melhor função respiratória (prevenção de asma). Por outro lado, apresenta nutrientes antioxidantes.
Qual é a quantidade de maçã recomendada para consumo diário? Outro artigo, publicado em 2020 na Critical Reviews in Food Science and Nutrition, recomenda o consumo de 100 a 150 gramas de maçã por dia (o que corresponde a uma maçã fresca normal).
Qual o benefício de comer uma maçã antes de dormir?
A melatonina da maçã pode então “compensar” esse efeito e ajudar a cair no sono com mais facilidade. Por isso a maçã é tão boa para ajudar a dormir melhor quanto o maracujá.
A nutróloga ressalta ainda que o melhor horário para aproveitar os benefícios da maçã é no café da manhã, devido a pectina presente na casca dela. Essa substância faz com que a digestão fique mais lenta e diminua a absorção do açúcar no organismo, ou seja, dessa forma o intestino funcionará de forma saudável.
Frutas ricas em vitamina C e flavonoides possuem ação antioxidante, podendo auxiliar a reduzir o colesterol, um dos inimigos da boa circulação. Além disso, ajudam a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos, contribuindo no bom funcionamento do nosso sistema circulatório.
Salmão. É rico em ácidos gordos ómega-3, que evitam a formação das placas que obstruem as artérias, reduzem o colesterol e combatem os triglicéridos, sendo por isso um alimento com uma alta proteção cardiovascular. ...
Morango, framboesa, amora e mirtilos são ricos em água e sais minerais, atuando como vasodilatadores para diminuir a pressão arterial. Além disso, os alimentos de cor vermelha e roxa ajudam a controlar o colesterol e prevenir a aterosclerose.
Que frutas são boas para o coração? As evidências sustentam que várias frutas, como uvas, mirtilos, romã, maçã e abacate, por exemplo, apresentam propriedades protetoras cardiovasculares, acrescenta o artigo.
De acordo com a pesquisa, os alimentos que sinalizam oferecer mais benefícios são maçãs, peras, laranjas e outras frutas cítricas, vegetais folhosos verdes, brócolis, repolho e couve-flor, e vegetais verdes e amarelos (como feijão verde, cenoura, e pimentas).
O azeite de oliva é um bom alimento para o coração, porque é rico em vitamina E, ômega 3 e ômega 6, nutrientes que favorecem o aumento dos níveis de colesterol "bom", HDL, e reduzem os de colesterol "ruim", LDL, no sangue, melhorando a circulação do sangue e ajudando a prevenir aterosclerose.
A casca da maçã tem quercetina, um antioxidante e anti-inflamatório muito importante para o sistema nervoso e indutor do sono. “A quercetina é indutora da serotonina para chegar na melatonina”, detalha Cilla.
Por possuir propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o vinagre de maçã diminui o risco de doenças cardiovasculares, diminui o LDL-colesterol, o triglicérides e controla a pressão arterial. Alguns ácidos presentes no vinagre melhoram a função hepática e diminuem o acúmulo de gordura no fígado.
A maçã possui potássio, fibras, além de compostos antioxidantes na sua composição. Quando consumida regularmente e como parte de um estilo de vida saudável, a maçã pode ajudar a reduzir o risco de ocorrência de alguns tipos de câncer, como pulmão e cólon, além de reduzir o risco de diabetes e problemas hepáticos.
As maçãs são frutas deliciosas e ricas em antioxidantes, como flavonoides e polifenóis, que ajudam a reduzir a oxidação do colesterol LDL (reação entre gordura e oxigênio) no organismo, evitando a formação de gordura nas artérias.
🍏 Sabia que a maçã cozida é uma verdadeira aliada para a queima de gordura e para a saúde do seu intestino? 🌱 Rica em pectina, uma fibra solúvel, ela ajuda a regular o trânsito intestinal, mantendo seu sistema digestivo em ordem.
As frutas que os diabéticos podem comer precisam ser de nível glicêmico médio para baixo, como: maçã, pera, laranja, mamão, cereja e entre outras. Quem é diabético precisa ter um cuidado redobrado com a alimentação. Especialmente, quando se refere a alimentos ricos em carboidratos e açúcares, como é o caso das frutas.
Devemos despertar nosso organismo aos poucos, e a última a ser estimulada deve ser nossa insulina. Dessa forma garantimos, inclusive, um maior controle da nossa saciedade durante o dia", finaliza Danielle. Assim, podemos concluir que, comer maçã em jejum não é relevante, tampouco funcional.
O chá de maçã é rico em fibras e em polifenóis, duas substâncias que agem na prevenção de doenças cardiovasculares. A bebida é capaz de reduzir a pressão arterial porque contém potássio, um mineral essencial para esta ação. Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer por causa dos seus compostos fenólicos.