Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. A tâmara contém ótimas quantidades de carotenoides, flavonoides e taninos, compostos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que combatem os radicais livres e promovem a saúde das artérias, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.
É composta principalmente por carboidratos e apresenta uma variedade de vitaminas e minerais, como vitaminas A, C, do complexo B, e antioxidantes, entre eles betacaroteno e luteína. Fonte de frutose, a tâmara tem um sabor sutil, é um adoçante natural e fonte de energia.
As tâmaras são consideradas uma alternativa natural para combater a insônia, segundo a medicina chinesa. Rico em triptofano, um aminoácido precursor da melatonina, o hormônio do sono, esse fruto também possui propriedades relaxantes que promovem bem-estar, conforme explicado pela especialista Patrícia Liu.
Olha O QUE ACONTECE quando você come TÂMARA - Benefícios, Como Comer Certo e Cuidados
Porque a tâmara é tão doce?
A tâmara é uma fonte de frutose, um tipo natural de açúcar. Por essa razão, a tâmara é muito doce e têm um sabor sutil semelhante ao de caramelo. Elas são ótimas substitutas para o açúcar branco em receitas, devido aos nutrientes, fibras e antioxidantes que fornecem.
A Pheonix dactylifera ou comumente conhecida como tamareira ou palmeira, é uma espécie de planta da família das palmeiras, Arecaceae, cultivada por seu fruto doce, comestível e seu caroço (Qadir et al., 2020).
A tâmara contribui para o bom funcionamento do intestino por ser rica em fibras, essenciais para prevenirem a prisão de ventre, além de beneficiar o trânsito intestinal. Essas substâncias também proporcionam saciedade e ajudam no controle do peso.
Quantos anos leva um pé de tâmara para dar frutos?
A tâmara é considerada um dos frutos mais doces do mundo e por muito tempo foi conhecida como o fruto da empatia, uma vez que a história nos conta que pela ordem natural das coisas, esta árvore demora de 70 (setenta) a 100 (cem) anos para começar a dar os seus primeiros frutos.
Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares A tâmara contém ótimas quantidades de carotenoides, flavonoides e taninos, compostos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que combatem os radicais livres e promovem a saúde das artérias, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.
As tâmaras oferecem diversos benefícios para a saúde, uma vez que são altamente nutritivas. Elas estimulam o fluxo intestinal, controlam a glicemia, evitam o envelhecimento precoce, previnem doenças, melhoram a pele, protegem o cérebro, preservam o coração, fortalecem os ossos e muito mais.
A tâmara é uma excelente fruta para ser ingerida tanto antes quanto após o treino, por ser extremamente energética. Eu, particularmente, gosto de utilizá-la após o treino. Rica em sacarose, frutose e glicose, a tâmara também acaba sendo uma boa opção para ser utilizada como uma substituição ao açúcar.
Além de a combinação ser muito saborosa, é também muito saudável, pois adiciona-se os nutrientes presentes no morango, como a vitamina C; Conte com a tâmara recheada com oleaginosas também em lanches. Como a fruta tem bastante açúcar, pode não saciar tanto.
Isso se deve à presença de vitaminas do complexo B, minerais como magnésio e potássio, que desempenham papéis cruciais na regulação dos hormônios do estresse e no funcionamento adequado do sistema nervoso. Além disso, suas propriedades antioxidantes ajudam a combater os efeitos nocivos do estresse oxidativo no corpo.
Para se ter ideia dos seus benefícios, uma única tâmara pode ter até três vezes mais potássio do que uma banana. “Por ser considerada uma fonte de energia natural, com baixa frutose e glicose, a tâmara é indicada para pacientes diabéticos, porém, em quantidades pequenas.
Qual é a origem da Tâmara? A Tâmara é um dos alimentos mais populares em países do norte da África e Oriente Médio, Egito e Iraque são os principais produtores do fruto e ela é conhecida como a fruta mais valiosa do deserto nessas regiões.
Deuteronômio 34:3 traz um trecho da identificação de Jericó, quando Pentateuco usa novamente as tamareiras atribuindo um local. Exemplos como esses podem ser encontrados em locais que apresentam Tamar em seu nome, como Hazazon – Tamar (2 Crônicas 20:2) e Baal – Tamar ( Juízes 20:33).
No Brasil, os principais produtores de tâmara estão concentrados no Nordeste devido às condições climáticas favoráveis. A tamareira (Phoenix dactylifera) é proveniente do oriente médio. Trata-se de uma frutífera capaz de chegar a 35 metros de altura ao longo de 100 anos de idade.
Nos Estados Unidos (Arizona), a maioria das variedades obtidas por sementes frutifica aos 4 anos, na região de origem, aos 8-10 anos e no Brasil, no Semi-Árido aos 2 anos e meio (Nunes et al. 1988). Uma tamareira produz normalmente de 10 a 15 cachos de frutos por ano.
A tâmara com caroço Passa por um processo de desidratação onde se transforma no produto final . Como consumir a Tâmara com Caroço? A tamara pode ser consumida como snack, ou como acompanhamento em iorgutes e sobremesas.
Lavagem: Lave as castanhas e oleaginosas em água corrente, esfregando-as delicadamente com as mãos para remover qualquer sujeira ou resíduos remanescentes. Imersão: Deixe as castanhas e oleaginosas de molho em água limpa por cerca de 15 a 20 minutos. Isso ajuda a remover impurezas e possíveis contaminantes.