Na boca, a cárie se forma a partir das bactérias Streptococcus mutans, que formam grupinhos chamados de placas (ou biofilme) para abocanhar a sacarose, o açúcar dos restos de comida. Elas produzem um ácido que corrói os minerais do dente até quebrá-lo.
Quando criança, quem nunca imaginou a cárie como um bichinho que comia os dentes? Na verdade, quem causa a cárie dentária são bactérias, que não são bichinhos, são micro-organismos.
Algumas dessas bactérias estão implicadas em doenças orais como a cárie e a periodontite, sendo estas as infeções bacterianas mais comuns em humanos8. As principais espécies bacterianas associadas ao desenvolvimento da cárie (bactérias cariogénicas) são Streptococcus mutans (S.
A cárie dentária é uma destruição dos tecidos calcificados do dente (chamados de esmalte, dentina e cemento) através do ataque dos ácidos produzidos por bactérias presentes na boca. Essa produção de ácidos é maior com o consumo de açúcar e em casos onde há falta de higiene bucal.
A principal causa de cárie é a falta de higienização bucal adequada, pois nesses casos o excesso de bactérias presente na boca e o resto de alimentos não são devidamente removidos, o que favorece o desenvolvimento de placas e cáries.
COMO É A ORIGEM DA CÁRIE | SUPERDENTINHO | SAÚDE BUCAL
Como é a transmissão da cárie?
A cárie não é contagiosa.
Elas têm na verdade a função de nos proteger, vivendo em equilíbrio com nosso corpo, e só se tornam perigosas quando ingerimos grandes quantidades de açúcar e não mantemos uma boa higiene bucal, deixando esse açúcar acumulado e livre para a bactéria consumir e produzir o ácido.
A cárie, por exemplo, é a desmineralização do dente pela ação dos ácidos do metabolismo de algumas bactérias. Mesmo que essas bactérias sejam transmitidas no beijo, se a pessoa mantiver uma boa higiene bucal, esses ácidos não vão ter chance (nem tempo) de causar cavidades.
Afinal, quanto tempo a cárie demora para destruir o dente? Segundo especialistas, a cárie pode levar até 3 anos para penetrar no esmalte do dente. Contudo, seu avanço nas demais camadas é bem mais rápido. Em mais ou menos 1 ano após transpor o esmalte, a cárie pode destruir o dente.
Na boca, a cárie se forma a partir das bactérias Streptococcus mutans, que formam grupinhos chamados de placas (ou biofilme) para abocanhar a sacarose, o açúcar dos restos de comida. Elas produzem um ácido que corrói os minerais do dente até quebrá-lo.
Azitromicina. A Azitromicina é uma excelente opção como um dos tratamentos para dor de dente com antibiótico, pois atua contra uma grande variedade de bactérias.
Na maioria dos casos, a raspagem é iniciada com ultrassom para retirar a parte grossa do tártaro, seguida por instrumentos específicos para raspagem de resíduos indesejados. Na sequência, é realizada uma lavagem com jatos de bicarbonato de sódio, que ajudam a eliminar a sujeira mais profunda.
O abscesso dentário é uma infecção provocada por bactérias que causam o acúmulo de pus ao redor do dente ou na ponta da raiz dele. Em muitos casos, é possível perceber um inchaço ou caroço em decorrência do pus acumulado, e também ocorre dor.
A massinha no dente ou “resina composta” é o material que os profissionais da odontologia utilizam no tratamento de restauração. Ela pode ter diversas tonalidades e possui uma ótima resistência.
Quando a cárie não é tratada, a tendência é de que ela se agrave com o passar do tempo. As bactérias se proliferam cada vez mais e as agressões para o esmalte dentário se intensificam, podendo causar uma perda significativa da estrutura do dente ou do próprio elemento dentário.
são vários fatores! Como continua tendo cáries desde muito nova, precisamos avaliar também a quantidade de retornos que serão necessários para além de tratar, depois manter a sua saúde bucal excelente! Cada paciente vai precisar de um número de retornos no ano para que isso aconteça!
“Não é possível remover uma cárie em casa, apenas o dentista é habilitado e tem o conhecimento técnico e científico para isso”, reforça. Sendo assim, não existe nenhuma possibilidade de tratar cárie em casa. Mesmo que a infecção esteja em uma fase inicial, é fundamental fazer uma visita ao consultório odontológico.
A cárie apresenta alteração da cor do dente semelhante a uma mancha branca. Esta mancha branca indica a desmineralização do dente. Pode observar-se também um pequeno orifício. Mais tarde podem surgir lesões e manchas escuras.
Sem tratamento adequado, essa placa se endurece na superfície dos dentes e da gengiva. Esse tipo de condição leva ao aparecimento de manchas escuras nessas regiões. Já a cárie aparece como uma manchinha preta no dente, causado por bactérias que corroem sua superfície.
O que acontece se ficar muito tempo com uma cárie no dente?
Infecções dentárias: Quando uma cárie não recebe tratamento, ela pode atingir a polpa do dente, onde estão localizados os nervos e vasos sanguíneos. Isso pode levar a uma infecção, resultando em dor intensa, inchaço e até mesmo febre.
O açúcar é o maior inimigo dos dentes, pois é o principal atrativo das bactérias que causam as cáries. O açúcar acelera a atividade bacteriana na “placa” onde se concentram restos de alimentos e bactérias.
A cárie não regride. A única forma de tratar a cárie é indo ao dentista. Não existe um tratamento caseiro que elimine a cárie quando ela já está instalada.
O açúcar é o principal alimento que causa cárie no dente. Por isso, consumir alimentos ricos em açúcar como refrigerantes, balas, chicletes, biscoitos e bolos, e não realizar a higiene após a alimentação contribui para o surgimento de cáries.