A palavra enxu em tupi-guarani significa literalmente "abelha negra", também sendo conhecida na literatura as rupitelas desta palavra exu, eixu, eichu, enxu, enchú, inchú, eixuí, eichuí, enxuí, inxú, inxuí e cabaxuí.
✨Descubra os Animais Sagrados que Representam os Orixás !!
Qual o Exu mais forte?
Os exus mais evoluídos são chamados de "Exus cabeças/chefes de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Sete Encruzilhadas- serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Yori.
E a segunda-feira é apontada como dia de Exu, o orixá que inicia tudo na umbanda, “que abre os caminhos, que precede todos os rituais”, como diz mãe Dai de Oxossi. As segundas também são apontada como dia de Omulu, que ainda pode ser chamado de Obaluaê.
Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum. Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã. Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô. Águia - por sua excelente visão tem a proteção da Dona dos olhos, Euá.
1 Denominação comum às vespas sociais de origem brasileira, de coloração negra, com traços amarelos transversais, cujos ninhos são esféricos; eixu, exu, siçuíra. 2 Pequena vespa social ( Protonectarina sylveirae ), de origem brasileira, com a extremidade do abdome amarela; marimbondo-de-bunda-amarela.
Espiritualmente, ter vespas em casa pode ser interpretado como um sinal de renovação, fortalecimento de vínculos familiares e trabalho em equipe. Elas representam também coragem, vitalidade e a capacidade de superar desafios, sugerindo que momentos de superação estão a caminho.
A mesma coisa aconteceu com Exu, que é o demônio segundo algumas tradições no Brasil, mas é o mensageiro entre os homens e os deuses segundo outras. Assim, pode ser associado a esse mensageiro, que, no sistema cristão, é Jesus. Quando se vai a Cuba, Exu é o Menino Jesus de Praga. Não é o demônio por lá.
O Exu Gato Preto é geralmente associado aos Exus da Mata (makaia) e aprecia interagir e se movimentar no terreiro. Alguns Exus dessa linha têm conexão com o povo infernal.
Os gatos escolhem seus parceiros e não o contrário. As pombagiras adotaram esse animal, mascote do orixá Exú, para elas. E dizem as lendas que quando querem passear pelo plano terreno se transformam em gatos pretos que perambulam pela rua durante a madrugada, procurando almas.
Exus. Existem diversos Exus com propósitos diferentes, como Exu Lalu, Exu Tiriri, Exu Tranca Rua, Exu Marabô, Exus da falanges das caveiras e Exu Gira Mundo.
Enxu-verdadeiro (Brachygastra lecheguana) por Latreille (1824), anteriormente conhecido como Nectarina lecheguana, é uma espécie de vespa negra de papel encontrada na América Central e América do Sul. Nidifica em vegetação rasteira em ambientes do tipo pastagem e produz mel, característico do gênero Brachygastra.
Como animal espiritual, os marimbondos incentivam a abertura de novos caminhos, mas as mudanças são obtidas por meio de um trabalho vigoroso, com muito foco e determinação. O senso de proteção e sobrevivência é muito forte e irá guiar alguém espiritualmente conectado aos marimbondos.
Marimbondo-cavalo, cavalo-do-cão ou marimbondo caçador. Os apelidos nada simpáticos podem variar, mas todos se referem ao inseto com a picada mais dolorosa do mundo. A ferroada desse tipo de vespa da família Pompilidae, do gênero Pepsis, atinge o grau 4 Escala Schmidt, que mede a intensidade das picadas.
Exu é o orixá da comunicação e dos caminhos. Ele é o mensageiro entre os humanos e os orixás, cuidando das encruzilhadas da vida e dos destinos. Ele é reverenciado como aquele que abre os caminhos e remove os obstáculos. As cores de Exu são vermelho e preto.
Estes animais identificam cada Orixá em diversos ìtàn's, àjoyò's (mitos e rituais). Tartaruga - pela sua longevidade e seu casco seguro representam Xango.
Os filhos de Exu têm caráter ambivalente: são ao mesmo tempo boas e más pessoas. Eles possuem uma ligeira inclinação para a maldade, o desatino, a obscenidade, a depravação e a corrupção. Mentem para salvar seus segredos e se tornam dominadores com imensa facilidade.
“Exu é personagem controversa, talvez a mais controversa de todas as divindades do panteão iorubá. Alguns o consideram exclusivamente mau, outros o consideram capaz de atos benéficos e maléficos e outros, ainda, enfatizam seus traços de benevolência.
"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.