Levítico 20:10 O homem que cometer adultério com a mulher do seu próximo deverá morrer, tanto ele como sua cúmplice. O homem que cometer adultério com a mulher do seu próximo deverá morrer, tanto ele como sua cúmplice.
O Código Penal atual, em sua redação original, previa no art. 240 o chamado crime de adultério, cominando uma pena de detenção de 15 (quinze) dias a 6 (seis) meses para quem traísse o cônjuge, pena essa que também era aplicada ao amante, desde que ele soubesse da condição de casado do outro, é claro.
240 - Cometer adultério: Pena - detenção, de quinze dias a seis meses. § 1° Incorre na mesma pena o co-réu. § 2° A ação penal somente pode ser intentada pelo cônjuge ofendido, e dentro de um mês após o conhecimento do fato.
Adultério é uma injúria grave, com conseqüências no direito de família e cível. Provada a traição, a mulher ou o marido que traem perdem o direito a receber pensão. Se a traição se tornar pública e notória, o cônjuge traído poderá entrar na Justiça para pedir indenização por danos morais.
Velho Testamento. “Não adulterarás.” “Se um homem cometer adultério com a mulher do seu próximo, tanto o adúltero como a adúltera terão que ser executados.” “Mas o homem que comete adultério não tem juízo; todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói.
Deus proíbe o adultério ao ordenar: “Não adulterarás” (Êxodo 20:14). Ele também expressa Seu repúdio contra o divórcio: “'Eu odeio o divórcio', diz o Senhor, o Deus de Israel, e 'o homem que se cobre de violência como se cobre de roupas', diz o Senhor dos Exércitos.
Sabemos que Judas foi aquele que entregou Jesus por trinta moedas de prata, preço equivalente a um escravo morto, segundo a narrativa bíblica (Ex 21,32). Ele se indignou com o gesto de Maria porque era ladrão e não por se preocupar com os pobres como quis mascarar-se de um discurso de caridade.
Sim, o adultério tem perdão de Deus. A Bíblia nos ensina que Deus é misericordioso e está sempre disposto a perdoar aqueles que se arrependem sinceramente dos seus pecados. Em 1 João 1:9, está escrito: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”
O que a Bíblia fala sobre o homem que trai a esposa?
Provérbios 6:32-35 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Mas o homem que comete adultério não tem juízo, pois destrói a si mesmo. Será ferido e desonrado, e sua vergonha jamais se apagará. Porque o marido ciumento ficará furioso e não terá misericórdia quando se vingar.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Ouvistes o que foi dito: 'Não cometerás adultério'. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti!
O adultério deixou de ser crime há mais de 15 anos, quando a Lei 11.106/2005 tirou do Código Penal a pena de quinze dias a seis meses de detenção para a prática.
É tradicional a interpretação de que as passagens de Mc 3,28-29, Mt 12,31-32 e Lc 12,10 retratam a “blasfêmia contra o Espírito santo” como o pecado impossível de perdoar: o “pecado imperdoável”.
A mais importante consequência do adultério, é que o cônjuge que cometeu o ato, não terá direito à pensão alimentícia, pois a traição no casamento e na união estável representa descumprimento de dever conjugal e acarreta a aplicação de sanções ao infiel, conforme a decisão anteriormente citada.
No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.
Não culpar ou dar desculpas por falhas. Aceitação serena das consequências. O arrependimento humilde de um traidor em palavras e atos pavimentará o caminho para o traído voltar a arriscar abrir seu coração e oferecer o doce fruto do perdão que pode levar à restauração e renovada alegria.
Jesus respondeu: — Quem vai me trair é aquele que come no mesmo prato que eu. Pois o Filho do Homem vai morrer da maneira como dizem as Escrituras Sagradas; mas ai daquele que está traindo o Filho do Homem!
“Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia” (Provérbios 28:13); ♦ Deus promete amparar a pessoa ferida e arrependida pelos erros que cometeu (Salmos 37:23-25; Isaías 55:7); ♦ O ofensor arrependido recebe a graça de Cristo, é perdoado e habilitado a viver de modo ...
Tipos de traição: -Infidelidade indireta -Infidelidade sexual -Infidelidade emocional -Infidelidade direta -Infidelidade virtual -Infidelidade física -Infidelidade com envolvimento emocional -Infidelidade por impulso -Infidelidade por ninfomania -Infidelidade por baixa autoestima -Infidelidade como uma maneira de ...
A pesquisa revelou que o principal motivador da traição é o tédio no relacionamento (71%), seguido de 14% que justificam o ato afirmando que cometem o adultério, pois o parceiro fez o mesmo, ou seja, traem por vingança.