Esses corpos cetônicos são transportados para o cérebro e músculos, permitindo o bom funcionamento do corpo. Os sintomas de cetose podem variar de uma pessoa para outra, sendo mais característico a mudança do hálito, que possui cheiro semelhante à acetona.
"A acetona é uma das cetonas que pode ser liberada na respiração, causando esse odor característico, que muitas vezes é descrito como um cheiro de fruta passada ou removedor de esmalte", explica ela.
Quando as cetonas estão presentes, o corpo entra em um estado metabólico chamado cetose. Às vezes, as pessoas sentem letargia, boca seca ou mal-estar geral quando começam a dieta – sintomas de cetose apelidados de "ceto gripe". Porém, quando seu corpo se adapta, esses sintomas geralmente se dissipam.
A acetona, dificilmente oxidada e volátil é eliminada pela urina (cetonúria) e expelida pela boca, conferindo um odor característico, bastante similar ao de frutas envelhecidas, denominado hálito cetônico.
O hálito cetônico, também conhecido como hálito de acetona, é um odor diferente que pode ser percebido na respiração de pessoas que estão em cetose. A cetose ocorre quando o corpo queima gordura em vez de carboidratos para obter energia.
Se você notou que está com hálito cetônico, mas ainda quer continuar a dieta cetogênica, experimente alguns desses métodos para lidar com o cheiro: Mastigue chicletes sem açúcar para ajudar a estimular a saliva e a refrescar o hálito.
A melhor forma de confirmar a cetose é por meio de exame de sangue, em que uma pequena quantidade de sangue é coletada, e enviada para o laboratório para medir a concentração de corpos cetônicos. Normalmente é considerado cetose quando a concentração de corpos cetônicos no sangue é acima de 0,5 mmol/ L.
O jejum intermitente pode ajudar uma pessoa a atingir um estado de cetose. Em alguns casos controlados, um médico pode recomendar períodos de jejum de 24 a 48 horas, mas a maioria das pessoas não precisa jejuar tanto tempo para atingir a cetose.
O corpo entra em processo de cetose aproximadamente após 12 a 16 horas sem alimentação. É quando o organismo recorre às reservas de tecido adiposo para convertê-las em corpos cetônicos, que se tornarão sua principal fonte de energia.
– Falando em água, beba muita água! Além de contribuir para a hidratação do corpo, a água é fundamental para a produção da saliva, nossa aliada número 1 no combate ao mau hálito.
Nas cetonas, a carbonila deve estar entre outros dois átomos de carbono, nunca podendo estar na ponta da cadeia. Toda cetona deve possuir o sufixo -ona em seu nome oficial, conforme recomenda a Iupac. Na indústria e nos laboratórios, as cetonas são importantes solventes e precursores para compostos mais complexos.
O odor diferente da urina, como a amônia, por exemplo, pode indicar um quadro de infecção urinária, já uma urina com cheiro adocicado está relacionada ao diabetes.
É comum pessoas com diabetes apresentarem um hálito cetônico, um odor que pode ser comparado ao cheiro de frutas envelhecidas. Ele acontece quando o nível de glicose do corpo está baixo ou alto demais, variação comum em diabéticos.
O que tira da cetose? Quando você entra em processo de emagrecimento e come fora da dieta, não é motivo de muita preocupação, não se apegue se você está ou não em cetose. O importante é seguir a dieta normalmente, de onde parou. Geralmente 2 dias comendo fora da dieta são capazes de tirar seu corpo da cetose.
Se a halitose tiver origem bucal, o cheiro de fezes pode ser provocado por compostos orgânicos ou sulforados voláteis, decorrentes de gengivite ou periodontite, doenças cujos tecidos da boca apodrecem com a ação de bactérias, estas, por sua vez, são as que produzem o mau cheiro.
Mastigue chicletes sem açúcar para ajudar a estimular a saliva e a refrescar o hálito. Ajuste a ingestão de carboidratos complexos, como verduras e grãos integrais, e continue evitando os carboidratos refinados. Encha uma garrafa de água e beba ao longo do dia. Mantenha bons hábitos de higiene bucal.
Por norma, são necessários 2 a 3 dias para que o corpo entre no processo de cetose, no entanto o tempo necessário varia de indivíduo para indivíduo e tal depende do índice de massa corporal e das taxas metabólicas individuais.
A única forma de você ter certeza que induziu a cetose nutricional é medindo os corpos cetônicos. Isso é importante principalmente no começo da dieta, assim você garante que está escolhendo as proporções certas de proteínas, carboidratos e gorduras.
Banana é proibida na dieta cetogênica pois é rica em carboidratos e pobre em gorduras e proteínas. Sorvetes, vitaminas (sucos) e chocolate em pó são proibidos na dieta cetogênica pois são ricos em carboidratos e pobres em gorduras e proteínas.
Porque não estou perdendo peso com a dieta cetogênica?
Tem gente que faz dieta cetogênica e não emagrece porque faz trocas que não proporcionam déficit calórico”. Outro risco é a desnutrição por baixo consumo de vitaminas e minerais. Já o excesso de proteínas e gorduras também pode trazer consequências negativas.