As CPUs mais modernas contam com velocidade de clock de até 5 GHz, o que significa que, na teoria, ele é capaz de executar até 5 bilhões de ciclos por segundo.
O processador recém-lançado Intel Core i9-13900K entrou para história ao quebrar o recorde mundial de velocidade de clock ao atingir a frequência de 8,81 GHz.
Vale lembrar que o recorde mundial anterior foi conseguido pela mesma equipe de overclock da ASUS em dezembro de 2022, usando o Core i9-13900KF da geração passada da Intel para atingir 9.008 GHz, algo que foi muito comemorado na época.
PC GAMER BOM TRAVANDO EM JOGOS !? - SOLUÇÃO DEFINITIVA
Qual o maior GHz?
Não somente a banda de 2,4 GHz tem a maior faixa e capacidade de penetrar paredes das bandas disponíveis, como também é tradicionalmente a mais utilizada. 6 GHz, a mais nova banda comercialmente disponível, está disponível apenas em dispositivos mais novos e geralmente mais avançados.
Os riscos incluem redução da vida útil, instabilidade do sistema e danos permanentes ao hardware. Aumentar a frequência sem controle adequado de temperatura e voltagem pode resultar em superaquecimento e falhas frequentes do sistema, além de potencial perda de dados.
Já deu para entender que, quanto maior a velocidade em GHz de um clock, mais rápido o processador agirá. Porém, esse não é o único indicativo de velocidade. Atualmente, existem diversas tecnologias e arquiteturas que podem agilizar o processamento de dados.
A Tecnologia Intel® Turbo Boost é habilitada, por padrão, nos processadores suportados. É possível desabilitar ou habilitar a tecnologia por meio de um switch no BIOS. Nenhuma outra configuração controlável pelo usuário para alterar o funcionamento da Tecnologia Intel® Turbo Boost está disponível.
O primeiro passo para aumentar a velocidade do clock deve ser o aumento do multiplicador. Isso usa o clock de base embutido na placa-mãe (geralmente 100 MHz). Multiplicar esse número gera sua velocidade de clock. Por exemplo, um multiplicador de 36 (x100 MHz) dá 3,6 GHz.
Esses processadores apresentam uma arquitetura híbrida de desempenho projetada para desempenho inteligente, criação otimizada e ajustes aprimorados para permitir que gamers joguem com uma velocidade do clock de até 6,0 GHz.
Graças à menor quantidade de núcleos, seus clocks são os mais altos no geral: a frequência base é de 3,5 GHz, enquanto o boost com um núcleo atinge os 3,9 GHz, e o turbo com todos os núcleos chega a 3,7 GHz.
A velocidade de clock é a frequência na qual um processador executa suas operações básicas. Quanto maior a taxa de clock, mais instruções um chip pode processar a cada segundo. Dessa forma, um clock de 800 MHz (megahertz) significa uma taxa de 800 milhões de ciclos por segundo.
Uma velocidade do relógio do processador de 3,5 GHz a 4,0 GHz é geralmente considerada uma boa velocidade do relógio do processador para jogos, mas é mais importante ter um bom desempenho condutor único. Isso significa que sua CPU faz um bom trabalho de compreensão e conclusão de tarefas individuais.
A frequência Turbo máxima indica a frequência mais alta possível que poderá ser alcançada quando as condições permitirem que o processador entre no modo Turbo. A frequência da Intel Turbo Boost Technology varia de acordo com a carga de trabalho, o hardware, o software e a configuração geral do sistema.
Identifique o número do seu processador Intel® . Digite o número do processador no site de especificações do produto (ark) na caixa de pesquisa localizada no canto superior direito. Consulte a seção Especificações de desempenho . Procurar Frequência da tecnologia Intel® Turbo Boost 2.0 para suporte ao Intel® Turbo 2.0.
A tecnologia Intel® Turbo Boost é uma solução de baixo consumo de energia para esse desequilíbrio: permite que a CPU funcione na velocidade básica de clock ao lidar com cargas de trabalho leves, e depois salte para uma velocidade de clock mais alta para cargas de trabalho pesadas.
A freqüência de uma memória, medida em MHz, determina a sua velocidade máxima de transferência de dados para o processador. Em outras palavras, quanto maior a freqüência, maior será o desempenho obtido.
Uma maneira de descobrir é examinar o nome de seu computador ou notebook. A Intel, por exemplo, acrescenta a letra “K” aos processadores que podem passar pelo processo de overclock, como o Intel Core i7 9700K.
Fazer isso pode melhorar significativamente a capacidade do processador de lidar com cargas de trabalho exigentes, como aquelas geradas por jogos. Embora seja verdade que um clock mais rápido ajuda os processadores a executar instruções rapidamente, não é o único fator que conta para jogabilidade de alto desempenho.
O overclock além do que a GPU suporta pode causar o aumento da temperatura do computador e outros problemas de estabilidade, inclusive danos ao hardware. Por isso, é essencial fazer overclock com segurança.