O que é um código moral?
Esse código consiste em nada mais do que um conjunto de regras morais, estabelecidas com o objetivo de desenvolver um comportamento ético entre seus colaboradores. Aqui, a moral funciona como uma convenção, já a ética como uma interpretação ou uma reflexão mais profunda.Quais são os 8 princípios básicos do Código moral do judô?
O código moral do judô – apontando cortesia, coragem, honestidade, honra, modéstia, respeito e autocontrole – deve tornar-se referência para a conduta de todos os praticantes em sua vida diária dentro e fora dos tatamis.Quais são os códigos morais que Jigoro Kano baseou-se ao inventar o judô?
O Judo contribui para a formação educacional Muito mais que uma luta, o judô foi criado para ser uma filosofia, de modo que seus praticantes pudessem ser pessoas melhores. Para isso, Jigoro Kano criou um código moral que prega cortesia, honestidade, coragem, honra, modéstia, respeito, autocontrole e amizade.Quais são os 4 princípios do judô?
- Respeito, para conviver harmoniosamente com os outros; - Autocontrole, para estar no comando das suas emoções; - Amizade, para ser um bom companheiro e amigo. Esses valores do código moral do judô são ensinados a todos os judocas desde a primeira vez que entram em um dojô.Código Moral do Judo | Amizade
Qual a principal frase do judô?
Nunca te orgulhes de haver vencido a um adversário, ao que venceste hoje poderá derrotar-te amanhã.Qual a filosofia do judô?
Como a filosofia do judô transforma vidasSegundo palavras do seu criador, “o Judô pode ser resumido como a elevação de uma simples técnica a um princípio de viver”. Assim, o professor Jigoro Kano defendia a ideia de que era possível qualquer pessoa adquirir qualidades que fossem favoráveis à vida de modo geral.
Quem criou o código moral do judô?
Além de tornar o ensino da arte marcial como um esporte, Jigoro Kano desenvolveu uma linha filosófica baseada no conceito ippon-shobu (luta pelo ponto perfeito) e um código moral. Assim, ele pretendeu que a prática do Judô fortalecesse o físico, a mente e o espírito de forma integrada.Quais são os 5 fundamentos básicos do judô?
Entre os fundamentos do judô estão:
- Ukemi: amortecimento das quedas (rolamentos).
- Shintai: tipos de movimentos.
- Shisei: postura.
- Kumi-kata: pegada.
- Kusushi: desequilíbrio.
- Tsukuri: preparação.
- Kake: execução.
O que o judô ensina?
Além do desenvolvimento físico, o desenvolvimento intelectual, a paciência, o autocontrole, a sociabilidade, o respeito ao próximo, a redução da timidez, a responsabilidade e até mesmo os cuidados com o judogi (kimono). Amarrar e desamarrar a faixa também são aprendidos pelos judocas.Quais são os 3 pilares do judô?
São três pilares do judô:
- Obter a máxima eficiência com o mínimo de esforço (seiryoku zen'yo)
- Obter prosperidade e benefícios mútuos (jita kyoei)
- Usar da melhor forma a sua energia (ju)
Quem foi o criador do JU?
Em maio de 1882, Jigoro Kano inaugura o seu primeiro dojô (academia de artes marciais), o Kodokan (講道館). Este evento é normalmente considerado o nascimento do Judô.Quais são as 5 principais regras do judô?
Inclusive, Mestre Kano criou um código moral baseado em: coragem, autocontrole, honestidade, amizade, modéstia, cortesia, respeito e honra.O que é honra no judô?
Sobre a importância das saudações no JudôO rei personifica o segundo princípio de Kano Shihan – Jita Kyoei. Ou seja, o respeito e benefício mútuo, o respeito que cada judoca mostra ao outro. É respeito pelo seu parceiro de treinamento e respeito por qualquer adversário, não importa qual o nível de habilidade.