O açaí (nome científico: Euterpe oleracea) é uma palmeira muito comum na região da Amazônia que produz um fruto bacáceo de cor roxa (a parede do órgão ovário amadurece e forma a camada externa comestível), muito utilizado na confecção de alimentos e bebidas.
A palavra “açaí” vem do idioma tupi-guarani, uma das línguas indígenas mais faladas na América do Sul. Na língua tupi-guarani, a palavra “iça” significa “fruto que chora” ou “fruto que expele água”. Acredita-se que a palavra “açaí” seja uma derivação de “içaí”, que significa “fruto que estala”.
Seu nome vem de uma palavra do tupi que significa "fruta que chora". Pessoas com pouca imaginação dizem que é por causa do suco que a fruta produz, mas a lenda diz que é porque, muito antes de o açaí aparecer em mais de 3 milhões de hashtags no Instagram, a fruta nasceu em lágrimas.
- Palavras oxítonas terminadas em u e i serão acentuadas somente quando essas vogais vierem precedidas de outra vogal, como baú, açaí). Observação: O acento agudo é utilizado em vogais abertas e o circunflexo nas fechadas.
A primeira loja do Assaí Atacadista nasce em São Paulo com foco no abastecimento do pequeno transformador (pastelarias). O nome Assaí foi criado a partir da palavra japonesa ASAHI (pronúncia: assarí), que significa “sol nascente”.
Pode parecer repetitivo ou até meio esquisito, mas para falar da maçã também usamos “penca”! De acordo com o dicionário Michaelis, penca é o “conjunto ou esgalho de flores ou frutos; cacho, molho”. Pode ser usado até no sentido figurado para se referir a um grupo de pessoas – como uma penca de crianças ou de mulheres.
O açaí é uma fruta originária da mata nativa da Amazônia. Atualmente, 95% da sua produção se concentra no Pará. Enquanto na região Norte o açaí é servido como acompanhamento de pratos salgados, no restante do Brasil ele é mais conhecido pela polpa congelada que é usada como base para aquele creme roxo e delicioso.
e por que que é açaí e não açaí? repara que tem 1 acento Agudo lá no i. no final da palavra, representa 1 hiato, então por ser um hiato você não pode falar açaí.
A formação do diminutivo se faz por meio de sufixos, entre os quais (z)inho é o que tem mais vitalidade: pão – pãozinho; pá – pazinha; mãe – mãezinha; coração – coraçãozinho; pastel – pastelzinho; colher – colherinha ou colherzinha; devagar – devagarzinho ou devagarinho ; igual – igualzinho e assim por diante.
Com três fábricas, duas delas localizadas na Amazônia, a Frooty tem capacidade de produzir 100 toneladas de açaí por dia. Em junho do ano passado, a Frooty decidiu acelerar sua participação nos Estados Unidos com a aquisição da Makai, segunda maior marca de food service do mercado americano de açaí.
Uma lenda Tupi para a origem do açaí conta que uma tribo sofria de fome e, para evitar que surgissem novas bocas para alimentar, o cacique ordenou que todo recém-nascido fosse morto. Quando a filha do líder, Iaçã, teve seu bebê sacrificado, chorou por dias e pediu a Tupã por outra forma de salvar o povo.