A terapia consiste no tratamento de questões emocionais, comportamentais ou psicológicas. Ou seja, trata-se de um processo para se trabalhar questões como ansiedade, depressão, estresse, luto e uma série de outros transtornos que podem acometer as pessoas em determinados momentos da vida.
O que é terapia? A psicoterapia, também chamada apenas “terapia”, é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins.
Terapiaprovém do grego therapeia, do verbo therapeúo, prestar cuidados médicos, tratar. O termo foi usado em medicina por Hipócrates e Galeno, que se referiram à terapia médica e cirúrgica para designar os cuidados com os enfermos visando a obter a cura das doenças (1, 2).
A terapia é o processo correto para trabalhar a ansiedade, depressão, estresse, luto, conflitos nos relacionamentos, autoestima baixa, desespero, e uma infinidade de problemas que, aos olhos do paciente, podem parecer não ter solução.
A psicoterapia, também chamada de terapia, é um tratamento conduzido por um profissional com formação em psicologia, ciência que estuda a mente e o comportamento humano.
Paulo Knapp Demonstra uma Sessão de Terapia Cognitivo Comportamental - TCC
O que pode ser considerado terapia?
A terapia nada mais é do que um processo ou o tratamento que um indivíduo pode receber para lidar melhor com suas questões e problemas de ordem psicológica, emocionais ou comportamentais.
A psicoterapia é uma prática profissional realizada por psicólogos(as). Trata-se de um processo no qual o(a) psicólogo(a) acolhe, compreende as queixas do paciente e realiza intervenções por meio de técnicas reconhecidas pela ciência, pela prática e ética profissional.
Segundo a UKCP, o objetivo da psicoterapia é ajudar as pessoas a encontrarem melhores maneiras de lidar com as situações. Ainda, auxiliar a fazerem mudanças na maneira como pensam e se comportam. E, assim, melhorarem seu bem-estar mental e emocional.
A terapia proporciona um espaço seguro para explorar questões interpessoais, ensinando habilidades de comunicação e empatia. Ao compreender melhor a si mesmo e aos outros, os indivíduos podem estabelecer relações mais saudáveis e fortes, seja no âmbito familiar, amoroso ou profissional.
A terapia ensina que é preciso separar o indivíduo do que aconteceu com ele, por mais angustiante que a situação tenha sido. Dessa maneira, ele consegue se libertar e viver o presente e a sua personalidade como realmente é.
A função do terapeuta é fornecer apoio e tratamento aos indivíduos, auxiliando-os a superar desafios de saúde mental, por meio de avaliações, diagnósticos e desenvolvendo planos de tratamento personalizados. Eles criam um ambiente seguro e confidencial para facilitar a análise e o crescimento pessoal.
Durante as sessões com o psicólogo, os pacientes são convidados a falar sobre os problemas que causam sofrimento em sua vida, como instabilidade financeira, conflitos familiares, baixa autoestima, insatisfação profissional, problemas conjugais e dilemas pessoais.
É considerado terapeuta qualquer profissional da área da saúde que cuide do bem estar físico ou emocional do paciente a partir de determinada técnica. No caso do profissional de Psicologia, para ser considerado também um terapeuta, é preciso realizar uma especialização em Psicologia Clínica.
"A terapia promove o autoconhecimento, melhora os relacionamentos interpessoais, auxilia na tomada de decisões, ajuda a lidar com traumas e eventos difíceis e contribui para o bem-estar geral.
Mesmo que você não tenha um problema específico para contar, você pode falar sobre como está se sentindo no momento – por exemplo: ansioso, confuso, cansado ou qualquer outra emoção. Explique seus sentimentos atuais, mesmo que eles possam parecer “bobos” para você.
Vamos esclarecer! O psicólogo faz a faculdade de psicologia durante 5 anos, com estágio na área, mas sai sem nenhuma especialização. As terapias são formas de especializações na área clínica, que podem ser dentro da psicologia, como a Gestat terapia, a terapia cognitiva, a psicanálise, entre outras abordagens.
A terapia consiste no tratamento de questões emocionais, comportamentais ou psicológicas. Ou seja, trata-se de um processo para se trabalhar questões como ansiedade, depressão, estresse, luto e uma série de outros transtornos que podem acometer as pessoas em determinados momentos da vida.
Desse modo, a finalidade do acompanhamento com um psicólogo é buscar auxílio para recuperar ou preservar a saúde da mente, isto é, o bem-estar emocional. Por esse motivo, muita gente faz terapia durante vários anos ou até mesmo por toda a vida. Isso não significa que a pessoa tem um problema grave.
O intuito da terapia é tratar problemas emocionais, comportamentais e psicológicos. No tratamento, o psicólogo ajuda o paciente a refletir sobre seus problemas, encontrando novos meios de lidar com eles.
A terapia é útil por várias razões: aumenta a autoconsciência de um indivíduo, incentiva a autoexploração, identifica limites, aprimora as habilidades de comunicação e melhora o uso de habilidades saudáveis de enfrentamento.
A terapia é um processo que acontece por meio da conversa. Portanto, quanto mais você conseguir expor os seus sentimentos, melhor será. No começo, geralmente, o paciente fica nervoso ou acanhado, mas aos poucos isso deve melhorar e a relação psicólogo-paciente vai se fortalecer.