Sendo assim, os principais pilares do pensamento de Vygotsky, quando traduzidos para os dias de hoje, reforçam a importância das interações sociais: O cérebro está em constante mudança e cada transformação pode ser influenciada pela cultura, pelo ambiente e também pela individualidade.
Tendo em vista esse aspectos, a aprendizagem é elemento mais significativo para Vygotsky, uma vez que proporciona no processo de desenvolvimento e aprendizagem, em que a criança terá a capacidade de desempenhar certas competencias com ou sem ajudar do outro.
Quais são os 2 conceitos que Vygotsky acreditava que caracterizam a aprendizagem?
Existem pelo menos dois níveis de desenvolvimento identificados por Vygotsky: um real, já adquirido ou formado, que determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria, e um potencial, ou seja, a capacidade de aprender com outra pessoa.
Vygotsky acredita que os conceitos espontâneos e os conceitos não-espontâneos não estão em conflito; fazem parte de um mesmo processo, ainda que se formem e se desenvolvam sob condições externas e internas diferentes e motivados por problemas diferentes.
Vygotsky entende que as funções mentais superiores são socialmente formadas e culturalmente transmitidas por meio da linguagem. Ele defende que, por mais que um indivíduo tenha biologicamente potencial de se desenvolver, se ele não interagir com os outros, não se desenvolverá como poderia.
De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
Qual o foco principal acerca da teoria de Vygotsky?
A teoria de Vygotsky aponta que a criança nasce com funções psicológicas elementares e que com o aprendizado da cultura e as experiências adquiridas, essas funções tornam-se funções psicológicas superiores, que são o comportamento consciente, a ação proposital, capacidade de planejamento e pensamento abstrato.
Para Vigotski, nos conceitos espontâneos a definição é feita através de suas características aparentes, enquanto nos conceitos científicos ocorre uma organização mais consistente e sistemática, sendo esses conceitos mediados por outros conceitos (Nébias, 1998.
Resumo: os pilares básicos do pensamento de Vygotsky
O funcionamento psicológico tem como base as relações sociais, dentro de um contexto histórico e cultural; A cultura é parte essencial do processo de construção da natureza humana; A relação homem-mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos (signos).
Quais são as três fases da linguagem segundo Vygotsky?
Para Vygotsky, a aquisição da linguagem passa por três fases: a linguagem social, que seria esta que tem por função denominar e comunicar, e seria a primeira linguagem que surge. Depois teríamos a linguagem egocêntrica e a linguagem interior, intimamente ligada ao pensamento.
Para Vygotsky, existe uma interdependência entre pensamento e linguagem. Afirma que sem a palavra não há conceito abstrato, pois ela é o signo mediador. Portanto, o desenvolvimento do pensamento é determinado pela linguagem, ou seja, pelos instrumentos lingüísticos do pensamento e pela experiência sociocultural.
Vygotsky tinha como objetivo constatar como as funções psicológicas, tais como memória, a atenção, a percepção e o pensamento aparecem primeiro na forma primária para, posteriormente, aparecerem em formas superiores.
Quais são as 3 zonas do desenvolvimento da aprendizagem em Vygotsky?
1), Vygotsky teria considerado três zonas de desenvolvimento: “real (aquilo que se faz sozinho), potencial (o que pode se realizar com auxílio de pessoas mais experientes) e proximal (o que está em amadurecimento)”.
Quais os principais conceitos da teoria de Vygotsky?
Os principais conceitos da teoria de Vygotsky incluem a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que representa a diferença entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que pode fazer com ajuda, e o papel dos 'instrumentos mediadores', como a linguagem, na facilitação do aprendizado.
A abordagem de Vygotsky é uma metodologia que pode ser aplicada em diferentes contextos educacionais, desde a educação infantil até o ensino superior. Ela se baseia na ideia de que os alunos aprendem melhor quando são incentivados a serem ativos e protagonistas em seu próprio processo de aprendizagem.
Por conta disso, a corrente pedagógica também é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Vygotsky acreditava que o professor deveria mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente.
A teoria da aprendizagem de Vygotsky (1989) defende que o aprendizado se dá pela interação social e que o desenvolvimento do sujeito é resultado da relação com o mundo e com as pessoas com as quais ele se relaciona.
Vygotsky nos traz uma de suas principais teorias relacionadas à aprendizagem do sujeito, que nos permite compreender o desenvolvimento humano na sociedade, uma vez que o autor parte das interações como meio de se apropriar e modificar do mundo exterior estabelecendo uma relação de interdependência.
Um exemplo de aplicação da teoria da psicologia histórico-cultural na educação é a utilização de atividades colaborativas em sala de aula. Essas atividades incentivam a interação entre os alunos, permitindo que eles compartilhem informações e conhecimentos, construindo juntos novos saberes.
Quais são os conceitos básicos da teoria sociointeracionista de Vygotsky?
Para Moreira (2009), a teoria do pesquisador Vygotsky, propõe que o desenvolvimento cognitivo se da por meio da interação social, em que, no mínimo, duas pessoas estão envolvidas ativamente trocando experiência e ideias, gerando novas experiências e conhecimento.
A Teoria Histórico-Cultural, desenvolvida por Vygotsky (2001), leva em consideração aspectos relacionados à interação, à linguagem, ao contexto histórico do indivíduo, às particularidades individuais, às vivências, às experiências, aos aspectos biológicos e às condições materiais.