Qual é a diferença entre interpessoal e intrapessoal?
Enquanto que o relacionamento interpessoal preza a comunicação que você exercita com outras pessoas, o relacionamento intrapessoal foca na capacidade de você se comunicar consigo, de você se relacionar com seus próprios sentimentos, emoções e questionamentos.
No nível pessoal estão as formas como nos relacionamos com as pessoas mais próximas e que convivemos cotidianamente, como parceiros, familiares e amigos. Isto é, é o tipo de relações interpessoais que abarcam os comportamentais que temos diante desses indivíduos.
É o relacionamento ligado à convivência com pessoas mais próximas a nós, como família e amigos. Mesmo não estando fisicamente perto um do outro é importante lembrar de algumas regras comportamentais, como respeito, empatia e responsabilidade.
Resumo: Em A mídia e a modernidade, Thompson desenvolve uma teoria interacional dos meios de comunicação que distingue três tipos básicos de interação: 1) interação face a face; 2) interação mediada; e 3) quase-interação mediada.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO TRABALHO (Método que Todo Mundo Deveria Explorar)
Qual o oposto de interpessoal?
Intrapessoal se refere a uma capacidade para o trato e a comunicação interna da própria pessoa com ela mesma, é a capacidade de pensar e analisar sobre si próprio com imparcialidade.
Conflito pode ser definido por uma inquietude que envolve pessoas ou grupos quando existe uma inclinação ou interesses incompatíveis. Conflito interpessoal é aquele que surge de uma divergência entre dois ou mais indivíduos. No ambiente de trabalho pode ter inúmeros razoes, sendo elas, aparentes ou ocultas.
A Inteligência interpessoal está relacionada com a capacidade de compreender as emoções de outras pessoas e agir de maneira correta diante delas. Ou seja, diz respeito a habilidades sociais e de relacionamento com outras pessoas.
É aquele que engaja a equipe não havendo privilegiados nem mesmo aqueles mais bem amparados que os outros, todos são tratados igualmente. A comunicação é fluída e dinâmica não havendo erro nos processos em consequência de clareza na delegação das atribuições.
Em suma, as habilidade interpessoais nada mais são do que o conjunto de características comportamentais que facilitam as relações humanas, tornando a convivência mais leve e contribuindo com uma postura ética e respeitosa entre as pessoas, independentemente de suas diferenças culturais, sociais ou ideológicas.
Já a inteligência intrapessoal diz respeito ao conhecimento de si mesmo, ou seja, diz respeito à capacidade que o indivíduo tem de se conhecer num grau mais profundo, a ponto de saber exatamente o que deseja, o porquê de seus gostos e motivações.
Ela é caracterizada pela troca entre duas ou mais pessoas, seja em diálogo, expressões ou ações que constituem a vivência em sociedade. Pela interação as pessoas conseguem se relacionar, criando certas “regras” e ditando como agir em frente à diversidade de pessoas que formam a sociedade.
Nada mais é do que a forma como interagimos com as pessoas ao nosso redor: amigos, colegas de trabalho, familiares, ou seja, as diversas interações que podem acontecer baseadas em sentimentos, emoções e tipos de relacionamentos que temos com o núcleo de pessoas que nos cerca em nosso dia a dia.
Quais as maiores diferenças entre eles? Enquanto o relacionamento intrapessoal diz respeito à comunicação interna do indivíduo, o relacionamento interpessoal corresponde à maneira com que nos relacionamos com o próximo, sejam membros da família, amigos e colegas de trabalho.
Relação interpessoal é o modo como nós, seres humanos, lidamos com o outro, como nós convivemos com os outros em uma sociedade, e nesse contexto podemos abranger as relações interpessoais no trabalho, no dia a dia, na família.