“Este” indica proximidade com o falante. “Esse” indica proximidade com o ouvinte ou algo mencionado anteriormente. Usa-se “esse” para passado ou futuro próximo, algo perto do ouvinte e referências anteriores no texto.
Este se refere ao tempo presente: esta semana, este mês, este ano. Esse e aquele indicam tempo passado: esse é usado para um passado próximo e aquele, para um passado mais distante.
Quando ficar com dúvida a respeito do uso de “esse” ou “este”, lembre-se: “este” (próximo a mim, presente) e “esse” (distante de mim, passado e futuro). E usamos ISSO, ESSE, ESSA quando a pessoas ou objeto já tiver sido mencionada: Ex.: Não virei trabalhar mais aos sábados: isso é fato.
No caso, em + esse = nesse; e em + este = neste. Ambos os pronomes ajudam a situar algo ou alguém em situações de espaço, tempo e no discurso em relação às pessoas envolvidas no próprio discurso. Assim, podem ser atribuídos a quem fala (este) ou a quem se fala (esse).
“Este” deve ser utilizado quando fizer referência ao momento presente ou um passado próximo à pessoa que fala, enquanto “esse” deve ser utilizado quando se tratar de um passado, futuro próximo ou tempo distante da pessoa que fala.
ESTE OU ESSE: Qual é o Correto? Quando Usar? (Aprenda com Exemplos)
Que país é este ou esse?
AQUELE na esquina é seu pai? Bem, voltando ao Renato Russo: O Brasil é o país onde ele estava, no caso, algo PERTO dele ( a pessoa que fala),portanto o correto seria “Que país é ESTE.”, só que, cantando, “ESSE” soa muito melhor e todos deixaram de lado as regras gramaticais.
Ambas as frases estão corretas — «O seu habitual donativo tem, neste ano, um objetivo muito concreto» e «O seu habitual donativo tem, este ano, um objetivo muito concreto» —, pois é legítimo o uso de complementos circunstanciais de valor temporal com ou sem a preposição.
É o seguinte: devemos usar 'NESTE' quando vamos fazer referência a algo que está em curso, em andamento. Exemplo: “Ela fará um teste neste mês”. Já 'NESSE' deve ser empregado para situações já referidas, passadas.
O professor explica: “Nesta semana” é a semana que está em curso. “Nesse mês” é o mês que já foi citado. "Neste domingo" pode ser o domingo que está em curso ou o domingo que está para chegar, domingo da semana em que se está. “E que não pode ser assim um mês muito distante.
Use “nesta” para se referir a algo que está próximo no tempo ou espaço, como em “nesta semana”. “Nessa” é usado para algo mais distante, como em “nessa época distante”. Aprenda mais com exemplos práticos e dicas úteis em nosso guia detalhado!
O “isto” e o “isso” são variações que podem ser aplicadas de forma semelhante ao esse/este e essa/esta. A diferença é que esses pronomes não aceitam variações de número, ou seja, não se flexionam para a forma plural. Você não quer devolver isso amanhã pela manhã – distância do objeto; Cheguei em Paris, mãe!
Este - indica pessoa ou coisa próxima de quem fala: "Este livro" (que eu tenho aqui); e também o local em que se está: "Este país" (em que estou). Esse - indica pessoa ou coisa próxima do interlocutor: "Esse livro" (que você tem aí); e também o local de que se acabou de falar: "A Espanha venceu a última Copa.
"Compro esta casa (aqui)". O pronome esta indica que a casa está perto da pessoa que fala. "Compro essa casa em sua cidade (aí)". O pronome essa indica que a casa está perto da pessoa com quem falo, ou distante da pessoa que fala.
Proximidade Temporal: Empregue “nesta” para indicar algo que está próximo no tempo em relação ao momento presente, e “nessa” para se referir a algo distante no tempo.
Nessa ótica, você já deve ter percebido que a diferença entre neste ou nesse reside na relação de proximidade entre algo ou alguém. Assim, neste é utilizado quando se está perto de algo e nesse é utilizado quando se está longe.
Neste: formado pela preposição “em” + pronome demonstrativo “este”. Significa algo ou alguém que está no lugar e tempo da pessoa que fala. Exemplos: Neste quarto onde estou pode ficar a mesa.
Na indicação do ano, não use ponto entre as casas do milhar e da centena: 1999. Escreva dia, mês e ano em algarismos arábicos, tudo separado por hífen, e o ano com quatro algarismos: 21-4-2000.
No caso da diferença por tempo, o pronome “este” deve ser utilizado ao se fazer referência ao momento presente, futuro muito próximo e passado próximo. Já o pronome “esse” faz referência ao passado, futuro próximo ou qualquer tempo distante de quem falar.
Este é usado quando o objeto ou pessoa está perto da pessoa que fala. Esse é usado quando o objeto ou pessoa não está tão perto da pessoa que fala. Aquele é usado quando o objeto ou pessoa está longe da pessoa que fala.
O pronome “este” é usado para indicar referentes que estão próximos da 1ª pessoa do discurso (quem fala). O pronome “esse” é usado para indicar referentes menos próximos da 1ª pessoa, às vezes mais próximos da 2ª pessoa do discurso (para quem se fala).