Quando queremos fazer a operação de elevar um número ao cubo, queremos fazer uma potência que possui como b o valor 3. , e é uma outra forma de escrevermos a operação 7 x 7 x 7. Com isso, temos que 7 x 7 = 49, e 49 x 7 = 343.
O volume do cubo é calculado elevando a medida da aresta ao cubo. O volume do cubo é o cubo da medida da sua aresta, logo, para calculá-lo, utilizamos a fórmula V=a3. O cubo pode ser conhecido também como hexaedro regular por possuir todas as suas arestas com a mesma medida.
Quando o expoente é igual a 2 ou 3 chamamos de quadrado ou cubo, essa denominação veio do cálculo da área de um quadrado que é o produto de dois fatores iguais (lados iguais) e do volume do cubo que é o produto de três fatores iguais (comprimento, largura e altura).
Essa operação chama-se potenciação. 2)27 = 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 27 = 128 Lê-se: 2 elevado à sétima potência é igual a 128 Se uma potência tem expoente 2, dizemos que a base está elevada à segunda potência ou elevada a dois ou, ainda, elevada ao quadrado.
Conhecido também como hexaedro, o cubo é o sólido geométrico que possui todas as faces formadas por quadrados. Possui 6 faces, 12 arestas e 8 vértices. O cubo é um poliedro de 6 lados que possui todas as faces quadradas.