O rio Paraíba do Sul resulta da confluência dos rios Paraibuna e Paraitinga, que nascem no estado de São Paulo e seus cursos d'água percorrem a região de Minas Gerais até desaguar no Oceano Atlântico, em São João da Barra (RJ).
O enquadramento dos rios de domínio estadual ainda não foi proposto para a Região Hidrográfica de abrangência do Comitê Médio Paraíba do Sul, portanto estes são considerados Classe 2, exceto se as condições de qualidade atuais forem melhores, o que determinará a aplicação da classe mais rigorosa correspondente, ...
A bacia do rio Paraíba do Sul faz parte da Região Hidrográfica do Atlântico Sudeste. RIO JAGUARI: Nasce no Estado de São Paulo. Atravessa os municípios de Igaratá, Jacareí e São José dos Campos.
O Rio Paraíba do Sul que nasce com o nome de Paraitinga (“Águas Claras”) em Areias (SP), passa a se chamar Paraíba do Sul após a confluência com o rio Paraibuna (“Águas Escuras”), que nasce também na Serra da Bocaina, em Cunha (SP).
Quais são as principais ameaças do rio Paraíba do Sul?
A bacia do rio Paraíba do Sul é uma das regiões mais alteradas do país. Degradação ambiental, construção de barragens, destruição das matas ciliares, lançamento de esgotos domésticos e industriais sem tratamento e mineração são alguns dos principais impactos de ampla escala.
1. Amazonas: duas vezes o maior do mundo. Além de ser o mais extenso do mundo, superando o rio Nilo em quase 140 quilômetros, o Amazonas também detém o título de rio com o de maior volume de água do planeta, segundo informa o Inpe.
A bacia Amazônica é considerada a maior bacia hidrográfica do planeta Terra, ela é responsável pela drenagem de cerca de 7.500.000 km². Uma média de 3,89 milhões de quilômetros quadrados dessa bacia está localizada no Brasil, onde oferece grande potencial de produção de energia elétrica.
Atualmente, apesar de tão fundamental ao abastecimento não só no Rio, mas também na metrópole de São Paulo, o lançamento de esgoto continua sendo uma das principais fontes de poluição do Paraíba do Sul. Apenas 41,3% do esgoto dos municípios que compõem a bacia, segundo o documento do Ceivap, são tratados.
São 93,3% do esgoto jogado sem tratamento direto no rio. Em seguida, Barra Mansa, com 90% e Paraíba do Sul, com pouco mais de 86%. Entre as cidades que mais tratam o esgoto no Sul do Rio estão Rio das Flores, com 62,3%, Resende com 59,4% e Volta Redonda com 42,6% do esgoto tratado.
Qual a importância do rio Paraíba do Sul na história das localidades que ele atravessa?
Com seus 1.150 quilômetros de extensão, ele percorre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Nesses 3 estados, o rio passa por 168 municípios abastecendo uma população estimada de 13,5 milhões de pessoas, irriga mais de 60 mil hectares de plantações e é utilizado para produção de energia elétrica.
Entende-se por bacia hidrográfica toda a área de captação natural da água da chuva que escoa superficialmente para um corpo de água ou seu contribuinte. Os limites da bacia hidrográfica são definidos pelo relevo, considerando-se como divisores de águas as áreas mais elevadas.
O Rio Paraíba do Sul está com 3,20 m de profundidade, sendo que geralmente é de 2,5 m, ou seja, 70 cm acima do nível normal. Não há risco de transbordar.
Quais são as principais atividades econômicas realizadas no Rio Paraíba do Sul?
A região tem como principais atividades econômicas a indústria, o turismo e a agropecuária, chamando a atenção por abrigar o segundo maior parque industrial da bacia do rio Paraíba do Sul, com destaque para a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda.
Nascente: é o local onde a água subterrânea atinge a superfície, dando origem a um curso d'água. O ponto onde a água aflora é também chamado de olho d'água, mina, fonte, bica ou manancial; Leito: é o espaço ocupado pelas águas.