Um substantivo derivado é um substantivo que é formado a partir de outro substantivo, adjetivo ou verbo, acrescentando um sufixo ou prefixo. Por exemplo, o substantivo "amoroso" é derivado do adjetivo "amoroso", que é derivado do verbo "amar".
Nome. A palavra portuguesa gato deriva da palavra latina tardia cattus, que foi usada pela primeira vez no início do século VI. Foi sugerido que cattus é derivado de um precursor egípcio do copta ϣⲁⲩ šau, "gato macho", ou sua forma feminina com o sufixo -t.
De acordo com estudos, todos os gatos do mundo descendem de uma espécie: o Felis silvestris lybica, ou gato-da-líbia. Esta é uma espécie selvagem, que habita justamente o Crescente Fértil. Entretanto, esse pet é maior e mais agressivo que nossos bichinhos de casa.
Mantemos que gatão é aumentativo de gato, muito embora também possa significar no Brasil «homem muito atraente» (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa; ver também dicionário da Academia das Ciências de Lisboa).
Palavras primitivas: aquelas que não se formam de outras palavras. Exemplo: “terra”. Palavras derivadas: aquelas que se formam de outras palavras. Exemplo: “terreiro” (terra + -eiro).
Chama-se derivado porque seu nome originou-se de outro substantivo, ou seja, deriva de outro nome. O substantivo derivado surge, muitas vezes, do radical de outra palavra.
Gatos se locomovem furtivamente, como ladrões. Por isso, “gatuno” é sinônimo de bandido. Além disso, “gato”, na engenharia civil, é um tipo de grampo. Daí, por extensão de sentido, pode ter passado a designar a ligação feita de maneira ilegal nas redes de luz, TV ou internet.
"Deus criou o gato para que o homem tivesse o prazer de acariciar o tigre" A frase - de autor desconhecido - é bonita mas na verdade Deus criou o gato pelo gato, não pra nos servir. Mas somos eternamente gratos por esta criação perfeita.
O gato (Felis silvestris catus), também conhecido como gato caseiro, gato urbano ou gato doméstico, é um mamífero carnívoro da família dos felídeos, muito popular como animal de estimação.
Um grupo de cientistas liderado por Yun Sung Cho, da Fundação de Pesquisa do Genoma de Suwon, na Coreia do Sul, traçou pela primeira vez a sequência genética dos grandes felinos do planeta, que são o tigre e seus parentes próximos, como o leão e o leopardo.
A palavra gato, do latim cattu(m), que servia para indicar, originalmente, um "tipo de felino" de pequenas dimensões; como este felino tem o hábito de andar silenciosamente e furtivamente, a palavra gato adquiriu, por um processo metonímico de associação entre o modo de andar de um ladrão e de um gato, o sentido de " ...