A palavra que originou “humildade” foi a grega HUMUS, que significa “terra”. Este mesmo vocábulo da antiga Grécia também deu origem às palavras “homem” e “humanidade”. O que nos remete a criatura nascida da terra e que vem se desenvolvendo e crescendo. O exercício da humildade é duro, em especial aqueles que lideram.
De toda forma, a pesquisa trouxe um tesouro: humildade realmente vem de “Humus – terra”. E o sufixo “dade” é um formador de substantivos abstratos que designa uma qualidade ou estado.
O verbo humildar está atestado com o significado de «tornar-se ou mostrar-se humilde; humilhar-se; submeter-se ou sujeitar-se» (dicionário de língua portuguesa da Infopédia).
“Humildade”, do grego HUMUS, significa “terra”. O mesmo vocábulo da Antiga Grécia também deu origem às palavras “homem” e “humanidade”. Ter humildade é assumir que alguma coisa merece ser mudada, que algo não está do jeito que almejei; é entender que a forma como agimos pode ser melhorada, sem culpa.
A humildade é uma virtude bíblica essencial que é frequentemente enfatizada nas Escrituras. Ela é definida como a qualidade de ser humilde, modesta e respeitosa. A humildade é o oposto do orgulho, que é uma atitude de arrogância, presunção e superioridade.
Humildade (do latim humilitas) é a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas.
Um dos frutos da humildade é a magnidade, o vôo do espírito, da nossa alma, para as coisas grandes, não quanto ao luxo, mas enquanto aos valores, voltado para as coisas de Deus.
Embora ser humilde exija reconhecer nossas próprias dificuldades, limitações e limites, isso não significa fazer uma demonstração deles. Humildade significa viver na verdade, aceitando que não somos perfeitos.
Quem é humilde sente respeito pelos outros, não desvaloriza ninguém e nem se considera superior, e, acima de tudo tem uma atitude de aprendizado contínuo. Na educação, a maneira de ensinar as crianças a serem humildes pode partir da contextualização de situações reais desta virtude.
Os humildes têm melhor percepção sobre suas forças e fraquezas, são mais modestos ao falar de si mesmos, mais abertos a novas visões sobre as coisas e respeitosos ao interagir com os outros.