Qual o dia de desmontar a árvore de Natal de 2024?
A árvore de Natal deve ser montada no dia 29 de novembro, de acordo com o calendário cristão. A momento de retirar e guardar as decorações da data é em 6 de janeiro.
Porque tem que desmontar a árvore de Natal no dia 6?
Segundo a tradição católica, a data encerra o ciclo natalino e por isso é considerada o dia de desmontar a árvore de Natal. Enquanto as comemorações de fim de ano são época de enfeitar a casa para o Natal, o Dia de Reis, celebrado neste sábado, 6 de janeiro, marca o momento de desmontar da árvore natalina ao presépio.
Porque se desmonta a árvore de Natal no Dia de Reis?
Ainda segundo o padre Francisco Lima, a tradição de desmontar a árvore de Natal ocorre no Dia de Santos Reis justamente porque essa data marca o fim do ciclo natalino. "Pela tradição católica, o encerramento do Natal é hoje (Dia de Reis). A partir de hoje, entra um novo ciclo, o ciclo da missão de Jesus.
Qual é o dia certo para desmontar a árvore de Natal?
Segundo a tradição cristã, a retirada da árvore deve ser no dia 6 de janeiro. Data que é comemorado o Dia dos Reis, dia dos três reis magos — Baltazar, Gaspar e Melchior — dia simbólico da visita dos reis que levaram presentes para Jesus. Essa festa também é conhecida como Epifania do Senhor.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a árvore e os enfeites são desfeitos já no dia seguinte ao Natal, 26 de dezembro. A tradição é conhecida por “Boxing Day”, na qual os americanos encerram as festas com a troca de presentes e a famosa liquidação no comércio.
O momento de retirar e guardar a Árvore de Natal é em 6 de janeiro. Há uma razão de ser. Na data fixa pra desmontagem é celebrado o Dia de Reis, homenagem aos três Reis Magos que foram visitar e conhecer o menino Jesus em Belém, levando seus presentes: ouro, mirra e incenso.
O Dia de Reis é celebrado 12 dias após nascimento de Cristo. Por ser conhecido como o fim do ciclo natalino, o dia passou a ser tradicionalmente conhecido como o dia em que as famílias arrumam e guardam os enfeites.
No dia 06 de janeiro comemora-se o dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. Cada um dos reis magos saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que pensamos – que viajaram juntos.
Depois das festividades de fim de ano, é hora de desfazer a decoração natalina e desmontar a tradicional árvore de Natal. Mas quando fazer? De acordo com frei Faustino Paludo para o Portal A12.com, o dia correto para desmontar a árvore e o presépio é hoje, 06 de janeiro, quando é comemorado o Dia dos Reis Magos.
Há ainda pessoas condenam a árvore de Natal porque dizem que é idolatria, mas nenhum crente em Jesus monta uma árvore de Natal em sua casa para louvar ídolos. Para um cristão maduro a árvore de Natal é o que é, apenas um símbolo natalino.
Enquanto as comemorações de fim de ano são época de enfeitar a casa para o Natal, o Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro, marca o momento de desmontar tudo, da árvore natalina ao presépio.
Passadas as comemorações de fim de ano, tradicionalmente, a decoração de Natal, como árvore e luzes de pisca-pisca, são retiradas das casas no dia 6 de janeiro. Nesta data é comemorado o Dia de Reis pelos cristãos, em celebração ao dia em que Jesus recebeu a visita dos três reis magos, guiados por uma estrela.
Ele deve ser colocado embaixo da árvore após duas semanas, no terceiro domingo do Advento, que este ano cai no dia 11 de dezembro. A data representa o Evangelho da anunciação de Jesus pelo anjo Gabriel à Maria. Não é por acaso que enchemos as nossas Árvores de Natal de pisca-pisca!
Por todo o país, as pessoas costumam «cantar as janeiras», «cantar os Reis» ou as «reisadas», de porta em porta. São convidadas a entrar para o interior das casas, sendo-lhes oferecidas pequenas refeições como doces, salgados, charcutarias, vinhos, etc.
Também existe uma data certa para a montagem do presépio, o terceiro domingo do Advento, que neste ano cai em 17 de dezembro, dia marcado pelo aviso do anjo Gabriel sobre a chegada de Jesus para Maria.
O Dia do Leitor foi criado em homenagem à fundação do jornal cearense "O Povo", criado em 7 de janeiro de 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha.
1838 — Alfred Vail e colegas demonstram um sistema de telégrafo usando pontos e traços (este é o precursor do código Morse). 1847 — Samuel Colt obtém seu primeiro contrato de venda de pistolas revólveres para o governo dos Estados Unidos. 1870 — Inauguração do Musikverein ("Clube da Música") em Viena, Áustria-Hungria.
No dia 6 de janeiro, a Igreja celebra o dia de Santos Reis, também conhecida como celebração da Epifania do Senhor. Nessa festa, celebramos a visita dos Magos provenientes do Oriente, que viajaram muito para prestar homenagens e adorar o Menino Jesus recém-nascido.
3 de dezembro. em 6 de janeiro. Porém, como a celebração do Dia de Reis só acontece no domingo após a data, a decoração deve se estender até o dia 7 de janeiro de 2024.
Após as celebrações de final de ano, chega a hora de desmontar e guardar os enfeites para o próximo. A data mais difundida para remoção dos adereços natalinos é 6 de janeiro, o Dia de Reis, doze noites após o Natal.
Quando montar a árvore de natal? Segundo a tradição cristã, a árvore deverá ser montada no primeiro domingo Advento, neste ano comemorado no dia 28 de novembro, quatro semanas antes do Natal. O Advento é um tempo de preparação para o Natal, que marca o nascimento de Jesus Cristo.
O dia também encerra os festejos natalinos litúrgicos e vem daí, então, a tradição cristã de se retirar a decoração em 6 de janeiro, quando é comemorado o Dia de Reis.
🎅🏼 Gouvêa disse que a retirada dos enfeites normalmente é feita no Dia de Reis – 6 de janeiro –, mas que esse processo deve ser feito depois da Festa da Epifania e da Festa do Batismo do Senhor, que, em 2024, serão celebradas respectivamente nos dias 7 e 8 de janeiro.