11 de dezembro: Mitologia grega - Dia de Hermes, o deus mensageiro. Atribuído a Fídias: Hermes Logios, cópia romana, séculos I-II. Museu Nacional Romano, Roma Hermes (em grego: Ἑρμής) era, na mitologia grega, um dos deuses olímpicos, filho de Zeus e de Maia, e possuidor de vários atributos.
As primeiras descrições do mito de Hermes datam do período arcaico da cultura grega. Uma das mais importantes consta no Hino Homérico a Hermes, uma criação anônima dos séculos VII ou VI a.C. que trata de seu nascimento e primeiras proezas.
Hermes foi uma divindade da religiosidade dos gregos antigos, sendo o deus do comércio, da riqueza, da sorte, do sono, dos ladrões, da diplomacia, das viagens, entre outros atributos. Era tido como inteligente, furtivo e capaz de pregar algumas peças eventualmente.
Orgulhoso da sagacidade de Hermes, Zeus designou-o para ser seu mensageiro e prestar os mesmos serviços a Hades, o deus dos infernos. Por isso, na luta entre os deuses e os gigantes, Hermes usou o capacete de Hades, que tornava invisível quem o colocasse sobre a cabeça, e matou assim o gigante Hipólito.
Nos séculos seguintes foi atribuído a ele o poder de proteger os comerciantes e as negociações, além de ser a divindade dos diplomatas, dos ladrões, da astronomia e da ginástica.
O Nascimento de Hermes: As Travessuras do Deus Mensageiro - Mitologia Grega - Foca na História
Quem Hermes amava?
O deus Apolo também despertou uma forte paixão por Quione, no entanto, o deus mensageiro Hermes também a amava. Por essa razão, desencadeou entre os dois uma competição. Quione é apresentada na história como uma figura bonita e muito linda. Para ficar com ela, Hermes a tocou nos lábios e ela adormeceu.
Conduzia as almas dos mortos ao mundo inferior e acreditava-se possuir poderes mágicos sobre o sono e os sonhos. Os romanos o conheciam como Mercúrio. Hermes era também o deus do comércio e o protetor dos comerciantes e dos rebanhos.
Chamado de Hermes pelos gregos, Mercúrio é filho do deus Zeus e da ninfa Maia e irmão de Apolo. Por ter gênio para a permuta desde o nascimento, Mercúrio é também o deus do Comércio.
Chamado de trapaceiro por sua ambiguidade, ao mesmo tempo era mensageiro dos deuses e também fiel mensageiro do mundo das trevas. Hermes é filho da luz espiritual com as trevas primordiais. Suas cores vermelho e branco refletem…
Pluto (em grego clássico: Πλοῦτος) ou Eniato (em grego antigo: Ἐνιάτος), na mitologia grega, era um dos filhos de Deméter e do herói Jasão (também chamado de Jasião ou Jásio). Na teologia dos Mistérios eleusinos, ele é considerado como a "Criança Divina". Era o deus da riqueza.
Hermes é o deus do comércio, dos viajantes e das estradas, sendo considerado um deus desonesto, trapaceiro e protetor dos ladrões. Tem como símbolo o caduceu. Caduceus, em latim, é a tradução do grego kherykeion, bastão dos arautos, que servia de salvo-conduto, conferindo imunidade ao seu portador..
Deus da velocidade e do comércio, Hermes protegia os viajantes, mágicos e adivinhos. Era responsável pelos golpes de sorte e pelas súbitas mudanças de vida, mas também era patrono dos ladrões, dos malandros e trapaceiros. Assim que nasceu, fugiu do berço e roubou 50 novilhas de seu irmão Apolo.
Inicialmente, Hermes era filho de Zeus com uma ninfa chamada Maia, e os gregos acreditavam que ele teria nascido no Monte Cilene (ou em suas proximidades), localizado na Arcádia.
Era o mensageiro dos deuses do Olimpo. Hermes foi uma divindade da religiosidade dos gregos antigos e era tido como deus do comércio, da riqueza, da sorte, da fertilidade, dos ladrões, da viagem, dos rebanhos, entre outros.
HABILIDADES. Hermes era visto popularmente como um deus relacionado a ginástica, por este motivo, seus filhos herdam capacidades sobrehumanas em questão de elasticidade, agilidade e acrobacia.
Significa mensageiro e também o que engana, com palavras e indica uma pessoa individualista e carismática, que gosta de iniciar projetos e de comandar os outros.
Ela é especialmente a mensageira de Hera, e é associada com Hermes. Íris era frequentemente descrita como a dama de companhia e mensageira pessoal de Hera.
Por que o deus Hermes foi escolhido para nomear o planeta Mercúrio?
Os gregos o chamavam de Hermes, em alusão ao mensageiro do Olimpo mais veloz. Mercúrio é a versão romana desse deus. Os astrônomos da Antiguidade se encantavam com o brilho do planeta no céu noturno. Por isso, foi batizado com o nome da deusa romana do amor e da beleza.