No dia 8 de dezembro celebra-se o dia de Oxum, deusa do amor e prosperidade afro-brasileira. Oxum é a senhora da união, fertilidade e fecundidade, ouro, pedras preciosas e arte da adivinhação através dos Búzios.
Segundo ela, Oxum, por ser associada a água doce, é a senhora das águas da vida, já que a substância é essencial para a perpetuação dos seres vivos no planeta. “Ela é dona da fertilidade, protetora do amor, inventora do Candomblé, é menina dos olhos de Oxalá [orixá que está acima dos demais na hierarquia divina].
Principalmente nos Estados do Sudeste e do Centro-Oeste, o sincretismo religioso tratou de associar Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, homenageada no feriado de 12 de outubro, a Oxum, o orixá feminino das águas doces, cultuado em religiões afro-brasileiras no dia 8 de dezembro.
O senhor do amor e da fraternidade gosta muito da luz de velas brancas, azuis ou amarelas. Flores e frutos de todos os tipos, essências de rosas, champanhe e licor de cereja também o agradam e devem ser oferecidos bem próximos de alguma cachoeira.
O amarelo-ouro é a cor preferida da orixá e a sua principal característica é a determinação. O difusor da deusa da cachoeira, lagos e rios traz a fragrância Flor de Laranjeira que favorece àqueles que buscam amor, alegria e bom humor.
Ela teve casamentos com Xangô e com Ogum e um relacionamento com Oxóssi, que resultou no nascimento de Logun-Edé, outro orixá da caça, associado às águas. Os símbolos de Oxum incluem o abebé (um leque redondo com espelho), a cachoeira, o rio, a galinha da Angola e o pavão.
mamãe Oxum, proteja-me, faça que o amor seja constante em minha vida, e que eu possa amar toda a criação de Olorum. Proteja-me de todas as mandingas e feitiçarias. Dai-me o néctar de sua doçura e que eu consiga tudo o que desejo: a serenidade para agir de forma consciente e equilibrada.
Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces. Além desses, podem ser ofertados milho branco, arroz, fava e feijão preto. O prato que mais lhe agrada é o mulukun, que consiste na mistura de feijão fradinho, cebola, sal e camarão.
No lado negativo, fazem feitiçaria, rogam pragas e são muito ardilosas. Sabem pedir as coisas, tem jeitinho e são dengosas. Gostam de tudo que tenha estética e de joalherias. São ambiciosas.
As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.
Oxum é frequentemente representada pela cor amarela-ouro e é associada ao Quartzo Rosa devido à sua conexão com o amor, o afeto e a energia amorosa. O Quartzo Rosa é considerado uma pedra que emana vibrações de amor, compaixão, cura emocional e equilíbrio.
Filha de Oxum é vaidosa, valoriza muito o amor, seja o próprio ou por outras pessoas, exalam beleza e sensualidade, pois são seres honestos e dedicados. Herdando as características dessa poderosa orixá, as filhas ostentam carinho e calmaria, tendo assim muita sorte no amor.
Linha de Oxum = Contas Amarelas (Douradas) - Candomblé/ Azuis-escuras, podendo usar dourado também (Umbanda) Linha de Xangô = Contas Marrons (Candomblé e Umbanda) Linha de Iansã = Contas Rosas (em alguns casos Vermelhas e Laranjas) - Candomblé/ Amarelas, em alguns casos podendo usar laranja ou vermelho escuro (Umbanda)
Oxum é a Senhora dos rios e cachoeiras. Rege a beleza e o amor. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças amarelas, azuis ou rosas e ofereça-lhe feijão fradinho cozido com ovos cozidos. Seus números para sorte: 5, 7, 10 e 16.
Para agradar a Oxum, os melhores presentes que você pode dar são joias em tons de ouro ou ouro puro, bem como espelhos dourados e muitas flores amarelas e perfumes com essência de lírio.
Possui notas doces, frescas e sensuais. É a homenagem da Ewé à orixá Oxum. Feito com extratos de plantas como makassá, baunilha, além de derivados da abelha, como o mel e a cera.
O banho de Oxum contém 7 ervas ligadas à energia do amor incondicional, beleza, exuberância, e criatividade sendo elas: Artemísia, Calêndula, Malva, Erva-doce, Girassol, Colônia, e Melissa.