Aproximadamente no dia 21 de dezembro, tem-se o dia mais longo do Hemisfério Sul, além do início do verão. Os raios solares incidem sobre o Trópico de Capricórnio, tornando o sul mais iluminado. No Hemisfério Norte, ocorre o contrário, com o início do inverno e o dia mais curto do ano.
O dia 20 de junho marca a chegada do inverno, mas também outro evento importante: o dia mais curto e a noite mais longa do ano. O sol nasceu às 7h04 e se põe às 17h28, pelo horário de Brasília, com o menor período de luz em todo 2024.
Hoje, dia 20 de junho, o Solstício de Inverno marca o início da estação mais fria do ano. O evento astronômico também se caracteriza pelo dia mais curto de 2024 e a noite mais longa. Em Rio Verde o sol nasceu às 6h54 e vai se pôr às 17h51. A palavra “solstício” tem origem no latim e significa “sol parado”.
No dia do solstício — entre os dias 21 e 22 de dezembro na parte sul do globo — acontece o dia mais longo do ano, que vai diminuindo até chegar no próximo evento, o de inverno.
No mesmo dia, ocorre o solstício de inverno, acarretando na noite mais longa do ano. O dia também é o mais curto de 2024, começando às 7h04 e com término às 17h28, quando o sol se põe. O solstício de inverno possibilita a noite prolongada, pois a luz do Sol terá maior incidência no Hemisfério Norte.
SOLSTÍCIOS e EQUINÓCIOS☀️Por que os dias ficam mais longos ou mais curtos? ESTAÇÕES DO ANO
Qual é a noite mais curta do ano?
Geralmente, ocorrem entre os dias 20 e 22 de junho e entre os dias 20 e 23 de dezembro. No Brasil, como em todo o hemisfério sul, em junho tem-se o solstício de inverno e em dezembro, o solstício de verão.
Quando os dias começam a ficar mais longos em 2024?
Neste ano de 2024, o inverno começará oficialmente no dia 20 de junho, quinta-feira, precisamente às 17h50 Hora Legal de Brasília (20h50 UTC), quando ocorre o solstício de inverno no hemisfério sul e o solstício de verão no hemisfério norte.
O sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela Linha do Equador. Quando a Terra chega a esse ponto em junho, a radiação solar diminui no Hemisfério Sul. Com menos horas de sol, o dia se torna mais curto e a noite mais longa. Enquanto isso, o oposto ocorre no Hemisfério Norte.
Nos hemisfério sul e norte, os solstício são denominados respectivamente “solstício de verão” e “solstício de inverno”. Após o dia 20 ou 21 de dezembro, a medida que a trajetória solar se desloca para o Norte, os dias no hemisfério sul continuam mais longos do que a noite, mas a diferença entre ambos diminui.
Prepare-se para a chamada “noite mais longa do ano”, que ocorre nesta quinta-feira (20), no Hemisfério Sul. Com 13 horas e 47 minutos de duração, o fenômeno astronômico está relacionado ao início do inverno, que ocorre às 17h51min.
Nesta quinta-feira (20/06), o sol nasce às 07h04 e se põe às 17h28. Entenda o motivo. O início da estação mais fria do ano não é o único destaque desta quinta-feira (20/6). Hoje também será o dia mais curto de 2024, e a noite, a mais longa, com o sol nascendo às 07h04 e se pondo às 17h28, no horário de Brasília.
A maior frente fria de 2024 chegou com força ao Brasil, derrubando as temperaturas de Norte a Sul e trazendo condições climáticas a regiões que normalmente não experimentam tanto frio. No Sudeste, além do frio intenso, a previsão é de ondas de até 4 metros, especialmente no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro.
Em nível global, agosto de 2024 vai igualar o recorde de temperatura para o mesmo mês estabelecido em 2023, ou seja, 1,51 graus Celsius (°C) acima da média do clima pré-industrial (1850-1900), ou seja, acima do limiar de 1,5°C que constitui o objetivo mais ambicioso do acordo de Paris de 2015.
Os dias vão ser de marcas agradáveis, mas com calor em muitos pontos do Centro-Oeste. Salientamos que não há expectativa de nenhuma incursão de ar frio de forte intensidade no curto prazo e a segunda metade do mês deve ser marcada predominantemente por dias em que as temperaturas estarão perto ou acima da média.
Além de marcar o solstício, quinta-feira marca o começo do inverno no hemisfério sul. Além de marcar o início do inverno no Brasil, esta quinta-feira (20) também é o dia mais curto de todo o ano.
No dia 21 de junho foi o solsticio de inverno, o que significa que é o dia do ano em que o sol nasce mais tarde. A partir desse dia, o Sol vai nascendo mais cedo até o dia 21 de dezembro, no solstício de verão, que é o dia do ano que o sol nasce mais cedo.
No dia mais longo do ano no Hemisfério Sul, em 21 de dezembro, o Litoral Sul testemunha um pôr do sol mais de duas horas mais tarde do que em Natal (RN), no norte do Brasil.