No hemisfério sul é o maior dia e menor noite do ano. Analogamente, o hemisfério norte tem o menor dia e a maior noite entre os dias 20 e 21 de dezembro. O fenômeno do Sol atinge o extremo sul entre os dias 20 e 21 de dezembro é denominado solstício.
Hoje, dia 20 de junho, o Solstício de Inverno marca o início da estação mais fria do ano. O evento astronômico também se caracteriza pelo dia mais curto de 2024 e a noite mais longa. Em Rio Verde o sol nasceu às 6h54 e vai se pôr às 17h51.
Nesta quinta-feira (20/06), o sol nasce às 07h04 e se põe às 17h28. Entenda o motivo. O início da estação mais fria do ano não é o único destaque desta quinta-feira (20/6). Hoje também será o dia mais curto de 2024, e a noite, a mais longa, com o sol nascendo às 07h04 e se pondo às 17h28, no horário de Brasília.
O dia 20 de junho marca a chegada do inverno, mas também outro evento importante: o dia mais curto e a noite mais longa do ano. O sol nasceu às 7h04 e se põe às 17h28, pelo horário de Brasília, com o menor período de luz em todo 2024.
Geralmente, ocorrem entre os dias 20 e 22 de junho e entre os dias 20 e 23 de dezembro. No Brasil, como em todo o hemisfério sul, em junho tem-se o solstício de inverno e em dezembro, o solstício de verão.
SOLSTÍCIOS e EQUINÓCIOS☀️Por que os dias ficam mais longos ou mais curtos? ESTAÇÕES DO ANO
Qual será o dia mais frio do ano de 2024?
Antes disso, o dia mais frio de 2024 ocorreu em 23 de junho, quando os termômetros bateram 9,7ºC. As informações são do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo. Alerta para baixas temperaturas.
Os dias de equinócio variam a cada ano, mas sempre ocorrem nos meses de março e setembro. O primeiro equinócio do ano ocorre entre 20 e 21 de março. Já o segundo equinócio acontece entre 22 e 23 de setembro.
O sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela Linha do Equador. Quando a Terra chega a esse ponto em junho, a radiação solar diminui no Hemisfério Sul. Com menos horas de sol, o dia se torna mais curto e a noite mais longa. Enquanto isso, o oposto ocorre no Hemisfério Norte.
Quando os dias começam a ficar mais longos no Brasil?
A partir desta sexta-feira (21/6), com o fim da estação, os dias começam a se alongar até encontrar um equilíbrio no equinócio da primavera, em 22 de setembro. Na sequência, a caminhada se volta para o solstício de verão, em 21 de dezembro, quando o Brasil viverá o dia mais longo do ano.
Quando os dias começam a ficar mais longos em 2024?
Neste ano de 2024, o inverno começará oficialmente no dia 20 de junho, quinta-feira, precisamente às 17h50 Hora Legal de Brasília (20h50 UTC), quando ocorre o solstício de inverno no hemisfério sul e o solstício de verão no hemisfério norte.
No Hemisfério Sul, o outono começa no dia 20 de março de 2024, à 0h06 (horário de Brasília) e termina no dia 21 de junho, às 17h51. Veja o prognóstico climático produzido pelo Inmet em parceria com o Inpe.
Prepare-se para a chamada “noite mais longa do ano”, que ocorre nesta quinta-feira (20), no Hemisfério Sul. Com 13 horas e 47 minutos de duração, o fenômeno astronômico está relacionado ao início do inverno, que ocorre às 17h51min.
O inverno no Hemisfério Sul terá início nesta quinta-feira (20), às 17h51, horário de Brasília. Neste mesmo dia, ocorre o solstício de inverno, proporcionando a noite mais longa do ano e o dia mais curto de 2024, com o sol nascendo às 7h04 e se pondo às 17h28.
No médio e no longo prazo, a tendência deve se manter com temperaturas mais acima da média no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil enquanto mais ao Sul do país os dias terão marcas mais próximas da média com algumas jornadas frias e outras de mais alta temperaturas, avançando sobre agosto.
Além de marcar o solstício, quinta-feira marca o começo do inverno no hemisfério sul. Além de marcar o início do inverno no Brasil, esta quinta-feira (20) também é o dia mais curto de todo o ano.
Em nível global, agosto de 2024 vai igualar o recorde de temperatura para o mesmo mês estabelecido em 2023, ou seja, 1,51 graus Celsius (°C) acima da média do clima pré-industrial (1850-1900), ou seja, acima do limiar de 1,5°C que constitui o objetivo mais ambicioso do acordo de Paris de 2015.
Frente fria deixa região brasileira diferente das demais; veja previsão para o início da semana. O início da primeira semana de setembro de 2024 marca a fase final do inverno. Assim, as temperaturas sobem, trazendo tempo seco e baixa umidade do ar em grande parte do Brasil, mas há exceções, como a frente fria no Sul.
A Paraíba é o primeiro lugar das Américas onde o Sol nasce. Nos 230 km de litoral do Estado, o Sol promove uma fusão de cores refletidas nas falésias, corais e matas. O Sol nasce para todos, mas para quem vive na Paraíba ele nasce primeiro.
No dia do solstício — entre os dias 21 e 22 de dezembro na parte sul do globo — acontece o dia mais longo do ano, que vai diminuindo até chegar no próximo evento, o de inverno.
O inverno começa nesta quarta-feira (21), às 11h57 pelo horário de Brasília. O início da estação mais fria do ano é marcado pelo solstício de inverno no hemisfério Sul.