O substantivo abstracto saudade pode apresentar o diminutivo saudadinha ou saudadezinha. No entanto, julgo que seja mais comum a utilização da forma diminutiva -inha no plural, ou seja, saudadinhas.
A formação do diminutivo se faz por meio de sufixos, entre os quais (z)inho é o que tem mais vitalidade: pão – pãozinho; pá – pazinha; mãe – mãezinha; coração – coraçãozinho; pastel – pastelzinho; colher – colherinha ou colherzinha; devagar – devagarzinho ou devagarinho ; igual – igualzinho e assim por diante.
O professor Pasquale explica que o plural de 'saudade' é 'saudades'. Outros substantivos abstratos que designam sentimentos também têm plural. Exemplo: ciúme, felicidade e tristeza.
Segundo o significado, “saudade” é um desejo melancólico por uma pessoa, lugar ou coisas, que estão longe, tanto no espaço, quanto no tempo. Celebremos a saudade, um sentimento sem explicações, mas com muitas emoções.
O termo saudade acabou por gerar derivados como a qualidade do "saudosismo" e seu adjetivo "saudosista" - apegado a ideias, usos, costumes passados, ou até mesmo aos princípios de um regime político decaído, e o termo adjetivo de forte carga semântica emocional, "saudoso" - que é aquele que produz o sentimento de ...
Saudade ou saudades? Os novos usos da língua contradizem os gramáticos tradicionalistas e admitem a flexão numérica dos substantivos abstratos. As duas formas, saudade e saudades, estão corretas. Além desse, outros substantivos abstratos admitem o plural.
O termo saudade gerou muitos derivados, como saudosismo, e aquele que sente saudades de algo ou alguma coisa, é o saudosista. O termo saudoso é muito utilizado quando nos referimos a alguém que veio a falecer, e que nos traz grandes lembranças.