Vírus são seres parasitas. Ou seja, organismos incapazes de se manterem e reproduzirem por si só, por isso são invasores por excelência. Eles precisam se hospedar em uma célula para usar as suas ferramentas e se multiplicarem.
Atualizado em 07/06/2021: O nome covid é a junção de letras que se referem a (co)rona (vi)rus (d)isease, o que na tradução para o português seria "doença do coronavírus". Já o número 19 está ligado a 2019, quando os primeiros casos foram publicamente divulgados. O que é o novo coronavírus?
Numa linguagem diária e cotidiana, “bocão” e “copão” são aceitos. Mas, temos também essas formas eruditas [do vídeo], que a gente encontra na literatura e em textos formais. São duas linguagens distintas”, afirmou Sérgio Nogueira. “Você falar no seu dia a dia 'copázio' ou 'bocarra' é demais.
A palavra tem origem no Latim e significa veneno ou toxina. Hoje, os dicionários os definem como um grupo de agentes infecciosos diminutos, desprovidos de metabolismo, que se replicam somente no interior de células vivas hospedeiras e que podem causar infecções.
Dessa forma, os vírus podem ser classificados de acordo com o tipo de ácido nucleico, simetria do capsídeo, presença ou ausência do envelope, tamanho e sensibilidade às substâncias químicas.
Vírus Os vírus são seres muito simples e pequenos, formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo material genético. Eles podem causar doenças aos seres humanos e a outros seres vivos. São muito pequenos e podem ser vistos somente com a utilização de microscópio eletrônico.
Conforme observado pela Discovery, o programa Creeper, em muitos casos considerado o primeiro vírus, foi criado em 1971 por Bob Thomas da BBN. O Creeper foi, na verdade, criado como um teste de segurança para conferir se um programa era capaz de se replicar.
A forma correta é vírus. As palavras graves, como é o caso de vírus, quando terminam em i ou u (seguidas ou não de s), levam acento gráfico na vogal tónica, ou seja, na penúltima sílaba.
O termo recomendado para se referir a pessoas que têm o HIV é pessoa vivendo com HIV. Jamais utilize este termo. Além de incorreto, é estigmatizante e ofensivo. O termo recomendado é pessoa vivendo com HIV, pessoa soropositiva, HIV-positiva.
O QUE QUER DIZER SOROPOSITIVO? Quer dizer que a pessoa é portadora do vírus e que o organismo fabricou um mecanismo de defesa: os anticorpos. Esses anticorpos são detectados no teste anti-HIV.
Sistema infectivo de um vírus, composto do genoma viral, proteínas nucleares e uma capa proteica, chamada capsídeo, que pode estar "nu" ou envolto por envelope lipoproteico, chamado peplos.