Se você instalar um disjuntor que possui corrente nominal de 10A, por exemplo, ele desarmaria sempre que identificasse uma corrente instantânea de 30A a 50A. Esse tipo de disjuntor é indicado para proteger cargas resistivas com baixa corrente de partida, como chuveiros, lâmpadas incandescentes e tomadas.
Até 1000 w a tomada de 10 ampères é indicada como uso normal em uma residência. Você poderá conectar a maioria dos aparelhos com plugues de 2 ou 3 pinos finos. Acima de 1000 w a tomada ideal é a de 20 ampères. Você poderá conectar aparelhos com plugues de 2 ou 3 pinos mais grossos.
Esses 10 Amperes resumidamente são 2200 Watts em circuitos de 220 Volts e 1270 Watts em circuitos de 127 Volts. Para saber quantos Watts você está conectando aos seus circuitos, se atente às etiquetas dos produtos, é lá que você saberá a potência (Watts) de cada um deles, conforme indicado na imagem abaixo.
Circuitos com grande demanda de corrente precisam de maior poder de interrupção. Assim, em uma residência unifamiliar é comum o uso de disjuntores termomagnéticos com poder de interrupção de até 3 KA, enquanto os indicados para indústria chegam a níveis de 25 KA.
Tomada, disjuntor e cabo elétrico - instalação correta
Para que serve o disjuntor de 40 amperes?
O Disjuntor Din Unipolar 40A é um importante mecanismo de segurança no interior de uma casa. Eles servem para prevenir sobrecargas da instalação elétrica, evitando queima de eletrodomésticos ou até mesmo incêndios.
O disjuntor geral do quadro de distribuição deverá ser sempre menor ou igual ao disjuntor de proteção da entrada de energia. No seu caso, cabo 10mm2 possui capacidade de 63A, mas como na entrada o disjuntor é de 60A, o quadro deverá ter um disjuntor bipolar de 50A.
Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 2540 W, e para 220 V, a potência máxima é de 4400 W. Também é preciso tomar cuidado com a espessura dos fios condutores da tomada: se forem cabos muito finos pode acontecer sobreaquecimento desse cabo.
O Disjuntor Unipolar 10A da JNG é especialmente adequado para aplicações que exigem uma carga de até 10 amperes. Esta capacidade o torna perfeito para circuitos de iluminação, tomadas de uso geral em residências, ou para equipamentos de baixo consumo em ambientes comerciais.
Aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, são exemplos de produtos que necessitam de uma carga mais reforçada para funcionar (normalmente acima de 1000W). Aí entra em cena a tomada de 20A, com plugues maiores e capacidade de transmitir energia com mais segurança.
Quantas lâmpadas posso ligar em um circuito simples nesse condutor? 15 A / 0,45 A = 33 lâmpadas. Portanto se ligarmos mais do que 33 lâmpadas estaremos sobrecarregando o condutor.
É recomendado adicionar um fator de segurança à corrente de projeto para garantir uma proteção adequada. Esse fator é normalmente entre 1,25 e 1,5, dependendo da aplicação. Multiplicar a corrente de projeto pelo fator de segurança determinará a corrente nominal necessária para o disjuntor.
De modo geral, para a iluminação residencial básica, o indicado é que os disjuntores não sejam superiores a 10 A e os fios e cabos tenham, no máximo, 1,5mm². Já em se tratando de tomadas de uso geral (TUG), os disjuntores não devem ser superiores a 20 A, enquanto os cabos devem ser de 2,5mm².
Quantas tomadas posso ligar no mesmo fio 2.5? Pode-se dizer que um fio de 2.5mm pode alimentar cerca de dez tomadas comuns, de até 100 watts. Esse tipo de fio é capaz de suportar uma potência de até 1500 watts, desde que a instalação seja feita adequadamente.
Se você instalar um disjuntor que possui corrente nominal de 10A, por exemplo, ele desarmaria sempre que identificasse uma corrente instantânea de 30A a 50A. Esse tipo de disjuntor é indicado para proteger cargas resistivas com baixa corrente de partida, como chuveiros, lâmpadas incandescentes e tomadas.
Se você tem em casa equipamentos que precisam de uma carga mais pesada, como por exemplo, um ar-condicionado ou uma secadora de roupa, você precisa de uma tomada de 20 amperes. Além de ter os plugues com maior espessura, ela tem a capacidade de transmitir mais energia com segurança.
Disjuntor Din Unipolar 10A é um importante mecanismo de segurança no interior de uma casa. Eles servem para prevenir sobrecargas da instalação elétrica, evitando queima de eletrodomésticos ou até mesmo incêndios.
Ou seja, o cabo de 2,5mm é o adequado para tomadas de 20 amperes em situações normais, sem a necessidade de seções maiores, a menos que o cálculo de queda de tensão para distâncias longas indique o contrário.
As tomadas de 20A geralmente são mais caras do que as de 10A, devido ao maior material necessário nos contatos dos bornes. Portanto, enquanto é possível instalar tomadas de 20A em toda a casa, é fundamental ponderar se essa escolha é realmente necessária para atender às demandas específicas de cada ambiente.
O DR deve ser instalado em série com o disjuntor do circuito que se deseja proteger. A instalação deverá ser feita antes ou depois do disjuntor do respectivo circuito. O ideal é que toda a instalação de uma residência esteja protegida por um dispositivo DR.