O capim santo (Cymbopogon citratus) tem se mostrado eficaz no auxílio do tratamento da hipertensão arterial, possui efeito calmante, anti espasmolitica, analgésico e bom sinergismo com antibióticos. Essas ações terapêuticas são produzidas, principalmente, pelo citral, composto do óleo essencial desta erva.
O uso do capim santo está contraindicado em casos de dor abdominal forte sem causa aparente, caso se faça uso de diuréticos e durante a gravidez. Além disso, no caso de se fazer uso de medicamentos para controlar a pressão arterial, deve-se consultar o médico antes de fazer uso dessa planta.
Não deve ser utilizado por gestantes, lactantes ou menores de 18 anos por conta da fala de dados que comprovem a segurança dessa substância para esses grupos. Também não deve ser utilizados por pacientes portadores de doenças cardíacas, renais, hepáticas, ou crônicas.
Erva cidreira, Capim Santo, Melissa: saiba as diferenças!
Faz mal tomar chá de capim santo todos os dias?
O recomendado, segundo finalizam as nutricionistas, é que o chá de capim santo seja administrado na alimentação cerca de três vezes ao dia. Porém, em caso de refluxo ele pode causar desconforto, o que significa que não é bom exagerar.
Quem tem problema de coração pode tomar chá de capim santo?
O capim- santo, também conhecido como capim-limão, capim cidreira e erva-cidreira, apresenta propriedades antiinflamatórias, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares.
– Capim limão ou Capim Santo é uma planta com aroma bem característico, e sua utilização na forma de chá, além de muito saborosa pode reduzir a ansiedade e colaborar com a insônia, recomenda-se utilizar até 4 vezes ao dia.
Doenças como insuficiência hepática aguda, hepatite aguda e hepatite colestática podem surgir devido ao consumo desorientado de chás. A cavalinha, kava-kava, poejo, erva-andorinha, espinheira-santa, losna, chá verde e valeriana estão entre a grande lista de plantas que podem causar danos à saúde.
O chá feito a partir das folhas do capim santo pode auxiliar na digestão, reduzindo sintomas como flatulência, cólicas e indigestão. Além disso, sua ação antimicrobiana pode ajudar a combater infecções bacterianas e fúngicas.
Qual o melhor horário para tomar chá de capim-santo?
Conhecido também por Capim-limão, Capim-santo, Erva-príncipe ou Erva-cidreira, o Capim-cidreira possui um aroma agradável, que remete ao perfume do limão. Em suas propriedades encontramos o efeito relaxante e calmante, que faz dele um dos mais ideais tipos de chá para tomar a noite.
Não há um prazo certo para notar o impacto do chá no organismo. Até porque isso depende do tipo de planta usado. No caso da erva-mate, a nutricionista Brunna Boaventura viu uma melhora no perfil antioxidante apenas uma hora após o consumo.
Efeito calmante: o chá de capim cidreira possui propriedades calmantes e sedativas, que ajudam o organismo a acalmar e relaxar; Além disso, o chá possui ação antioxidante, anti-inflamatória, analgésica e pode ajudar na produção do leite materno.
A planta Cymbopogon citratus, popularmente conhecida como capim-santo, possui propriedades calmantes, podendo ser introduzida na dieta de pacientes que sofrem de ansiedade como auxílio no tratamento e controle dos sintomas ocasionados pela patologia.
Ele é rico em substâncias bioativas, como citral, geraniol, metileugenol, mirceno, citronelal, ácido acético e ácido capróico. Os estudos, inclusive, constatam os efeitos antiespasmódicos, analgésicos, anti-inflamatórios, diuréticos, bactericidas, antifúngicos, anti-helmínticos e antimutagênicos da erva.
A nutricionista Vanderlí Marchiori, uma das fundadoras da Associação Paulista de Fitoterapia diz, para o portal Viva Bem, do UOL, afirma que para baixar a ansiedade é necessário consumi-lo diariamente e indica 1 colher de sobremesa da planta picada para até 300 mililitros de água fervente.
Qual a diferença entre erva-cidreira e capim santo?
A erva-cidreira, também conhecida como melissa, é uma planta similar à hortelã. Com folhas delicadas, costuma alcançar entre 30 e 60 cm de altura. Já o capim-cidreira, também conhecido como capim-limão ou capim-santo, tem folhas longas e finas que cresce em um formato de tufo ou moita.
A espécie Cymbopogon citratus (DC) Stapf pertence à família Poaceae originária da Índia e aclimatada no Brasil. É uma planta muito conhecida com os nomes vulgares de erva-cidreira, capim-limão e capim-santo (MARTINS et al., 2004).
Com ação antimicrobiana e antifúngica, essa planta foi especialmente combinada com a aloe vera para potencializar a limpeza e proteção da pele e dos cabelos. Além disso, um dos principais benefícios do capim-santo é sua deliciosa fragrância refrescante.
Deve ser consumida por no máximo 04 meses, se esta planta medicinal for consumida em quantidade excessiva ou por tempo maior do que o recomendado, pode causar náuseas, vômitos, dor abdominal, tontura, diminuição da frequência cardíaca, sonolência, queda da pressão e respiração ofegante.
Alecrim. Considerado um estimulante das atividades cardíacas, o alecrim – além de ser utilizado na preparação de alimentos – também pode ser consumido como chá, já que se trata de um potente aliado para beneficiar a saúde do coração.
Quem tem problema de rins pode tomar chá de capim-santo?
Usado como digestivo. Forma de utilização: Misturar uma xícara grande de água fervendo com 2 colheres grandes das folhas. Beber 1 xícara grande do chá 2 a 3 vezes por dia. Como e quando NÃO usar: Não deve ser utilizada por asmáticos, grávidas, pessoas com problemas nos rins ou no fígado.