O TAMOXIFENO não causa aumento de peso ou alterações de humor (depressão ou ansiedade). Os efeitos colaterais que podem ser graves são aumento de fenômenos tromboembólicos (trombose venosa profunda, tromboembolismo pulmonar ou AVC), câncer de endométrio e catarata.
Raramente, o tamoxifeno tem sido associado a acidentes vasculares cerebrais. Esses em sua maioria têm sido vistos em mulheres na pós-menopausa, o risco em homens ainda não é claro. Entre em contato com seu médico se tiver dor de cabeça súbita e intensa, confusão ou problemas na fala ou nos movimentos.
O tamoxifeno age ligando-se aos receptores de estrogênio nas células cancerígenas, impedindo que o estrogênio se ligue e estimule o crescimento e a multiplicação dessas células. Além disso, o medicamento também oferece outros benefícios à saúde, como a prevenção da perda óssea após a menopausa.
Pacientes recebendo tamoxifeno mais GnRHa e IA mais GnRHa mostrou uma diminuição de FSH, LH e testosterona, enquanto os pacientes que receberam tamoxifeno sozinho tiveram um aumento de esses parâmetros.
Quais são os benefícios do tamoxifeno para homens?
Homens com ginecomastia irão se beneficiar de tamoxifeno para bloquear os receptores estrogênicos no tecido mamário e homens sem ginecomastia começarão o tratamento com 25mg de citrato de clomifeno diários, com o intuito de aumentar a produção hipofisária de LH e restaurar os níveis de testosterona sanguíneos e intra- ...
O TAMOXIFENO não causa aumento de peso ou alterações de humor (depressão ou ansiedade). Os efeitos colaterais que podem ser graves são aumento de fenômenos tromboembólicos (trombose venosa profunda, tromboembolismo pulmonar ou AVC), câncer de endométrio e catarata.
A dose diária recomendada de citrato de tamoxifeno é de 20 mg, em dose única diária ou fracionada (separadas) em duas doses (2 comprimidos de 10 mg). Não ocorrendo resposta satisfatória após 1 ou 2 meses, deve-se aumentar a dose para 20 mg 2 vezes ao dia.
Além disso, o tamoxifeno também não deve ser usado por pessoas que utilizam remédios anticoagulantes, como a varfarina, quimioterápicos, rifampicina e antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina, como paroxetina ou fluoxetina, por exemplo.
Além de alterações de sono, estresse, ansiedade ou depressão elevados. Outros estudos mais recentes mostraram evidências clínicas dessa redução de concentração e memória, relatado por algumas mulheres que fazem uso contínuo do tamoxifeno, um medicamento bastante utilizado no tratamento do câncer de mama.
Nesse início, podemos combatê-lo com abordagens de medicina integrativa: Exercícios, acupuntura, aromaterapia, etc. Caso, não tenhamos melhora e a qualidade vida fique realmente prejudicada, podemos lançar mão de alguns medicamentos. Se esse for o seu caso, converse com o seu médico.
Evite bebidas alcoólicas. No decorrer do tratamento pode surgir atrofia na mucosa vaginal e, isso, pode causar desconfortos, como dor ou coceira. Dessa forma, é importante que você utilize calcinhas de material não sintético e evite roupas extremamente apertadas na região genital.
O Citrato de Tamoxifeno, um medicamento utilizado no tratamento de ginecomastia e também no tratamento do câncer de mama, tem sido utilizado de forma off-label (fora da indicação original) para tratar a ginecomastia em homens.
O tamoxifeno não deve ser utilizado ao mesmo tempo com inibidores da aromatase como anastrozol, letrozol e exemestano. Evitar consumo de cimífuga e angélica chinesa em pacientes com tumores estrógeno-dependentes.
Procure tomar o Tamoxifeno sempre no mesmo horário. Algumas pessoas se adaptam ao período matutino e outras ao período noturno. A sua ação será a mesma, desde que utilizado a cada 24 horas. Caso vc esqueça de tomar o comprimido, pode-se utilizar em até 12 horas e mantendo o horário da próxima dose habitual.
Um estudo realizado na Universidade de Lund, na Suécia, descobriu que as mulheres que tomavam Tamoxifeno e bebiam pelo menos duas chávenas de café por dia viram reduzido para metade o risco do regresso do cancro da mama.
Quanto tempo devo tomar tamoxifeno para ginecomastia?
O tratamento medicamentoso é controverso, e a medicação utilizada é o tamoxifeno na dose de 10-20 mg/dia por 3-6 meses. É importante considerar o aumento de eventos tromboembólicos em usuários de tamoxifeno. O tratamento cirúrgico é o mais indicado em casos de ginecomastia idiopática sem regressão espontânea.
Quais são os efeitos colaterais a longo prazo do tamoxifeno?
Durante o tratamento em longo prazo com tamoxifeno foram relatados os seguintes efeitos colaterais 1: relacionados ao efeito antiestrogênico: ondas de calor, sangramento, corrimento vaginal ou prurido 5 vulvar.
A gordura hepática causa inflamação sistêmica, que pode estimular o surgimento de tumores, como o câncer de mama. Além disso, o Tamoxifeno, medicamento usado no tratamento da doença, pode estimular o acúmulo de gordura no fígado.
Os resultados demonstraram que o tamoxifeno atenua a elevação de pressão arterial presente em animais ooforectomizados (SOC), reduz da frequência cardíaca (FC) e atenua o índice de contratilidade cardíaca (dP/dTmáx).
Quanto tempo leva para sair o efeito do tamoxifeno no organismo?
Os comprimidos em geral ficam por poucos dias (tamoxifeno 7 dias, anastrozol 2 dias, por exemplo). Os que mais costumam demorar, são os chamados anticorpos monoclonais. (herceptin, por exemplo), que podem permanecer por até alguns meses.