Atua nas mucosas dos olhos, nariz e da boca, causando irritação, ardor e sensação de pânico. O seu componente ativo é a oleorresina das plantas do gênero Capsicum - a capsaicina, obtida da pele da semente e que, no organismo dos pássaros funciona como um anestésico natural, enquanto que nos humanos causa o ardor.
Níveis mais altos de exposição, como quando a saída da fonte de gás é impedida, podem danificar permanentemente as vias respiratórias superiores, causando tosse e laringoespasmo, e o trato respiratório inferior, causando edema pulmonar e síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA).
A utilização do spray de pimenta expondo a perigo vida, a integridade física ou o patrimônio, desde que advenha perigo para um número indeterminado de pessoas, pode caracterizar o delito de uso de gás tóxico ou asfixiante, artigo 252 do Código Penal, eis que o objeto jurídico é a incolumidade pública e o crime é de ...
Em contato com os olhos, pele ou vias respiratórias, a capsaicina causa um efeito inflamatório que gera uma sensação de dor e ardor, levando à cegueira temporária. O processo é desencadeado pela liberação de neuropeptídios das terminações nervosas.
Com relação ao spray de pimenta, pode-se dizer que se trata, então, de um tipo de gás lacrimogêneo e inflamatório, uma vez que causa irritação e lacrimejo dos olhos – podendo até mesmo levar à cegueira temporária –, atuando principal- mente nas mucosas dos olhos, nariz e da boca.
CAVEIRA DO BOPE REVELA TÉCNICA PRA FICAR NO GÁS LACRIMOGÊNIO
Qual é pior gás lacrimogêneo ou spray de pimenta?
Os efeitos imediatos do gás lacrimogêneo são ardência intensa nos olhos, seguida de produção excessiva de lágrimas. O spray de pimenta tem efeito semelhante, mas também causa irritação nas vias respiratórias.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar. Os sprays de pimenta Police Magnum fazem parte dos acessórios de defesa das polícias das principais metrópoles americanas como Nova York, Chicago e Los Angeles. Se equipa uma das polícias mais bem treinadas do mundo só pode ser um produto de qualidade.
Não existe maneira de neutralizar completamente o gás pimenta. A capsaicina não é solúvel em água, e mesmo grandes volumes de água não a removem. É contudo solúvel com óleos gordos e detergentes.
25 do Código Penal. Na Legítima Defesa, quem sofre injusta agressão pode usar dos meios disponíveis para ver-se incólume. Assim, pouco importa se a arma utilizada é própria (feita para ser arma) ou imprópria (improvisada). É irrelevante se está registrada no SINARM, no SIGMA ou se não está registrada.
A arma de incapacitação neuromuscular por não ser letal, será ideal para Proteção e Defesa Pessoal. As famosas (Taser), imobiliza o criminoso de forma rápida e segura! Obedecido alguns requisitos, Qualquer cidadão maior de 21 anos poderá Adquirir e Portar sua Taser em todo o Território Nacional!
Para evitar tais ocorrências, é aconselhável manter e armazenar os frascos de spray de pimenta em locais onde não possa cair facilmente. Mantê-lo preso em um coldre ou bem trancado dentro da gaveta evitará seu uso indesejado. É melhor guardá-lo adequadamente para não ser prejudicado por seu cheiro irritante.
Art 2º É permitida a comercialização, a aquisição, a posse e o porte, em todo o território nacional, de sprays de pimenta com volume máximo de 50 mL (cinquenta mililitros) e armas de eletrochoque nos termos desta Lei.
O uso indiscriminado do spray pode fragilizar os olhos, modificar os tecidos, criando-se condição para que microorganismos se desenvolvam em locais onde isso não deveria acontecer", completa. Segundo ele, em quadros extremamente raros pode ser necessário até mesmo um transplante de córneas.
A pimenta tem uma substância chamada 'capsaicina', que quando você entra em contato com ela, geralmente são pessoas que já têm alergia, asma, bronquite, vai para a corrente sanguínea causando arritmias, paradas cardíacas e fechando as vias aéreas”, disse.
Qual a diferença entre gás lacrimogêneo e spray de pimenta?
O spray de pimenta, também conhecido como gás OC (de Oleorresina Capsicum), é um gás lacrimogêneo composto por substâncias químicas naturais, como a capsaicina, extraída de pimentas. Já o gás lacrimogêneo é um composto químico sintético que irrita os olhos e causa lacrimejo, dor e até cegueira temporária.
A base dele é feita de gengibre. Enquanto o spray de pimenta demora 30 minutos ou mais para parar de agir, o Spray de Defesa tem seus efeitos terminados em cinco a 10 minutos. “Conseguimos toda a documentação do Ministério da Defesa e começamos a vender.
O spray de pimenta (oleorresina capsicum) é um agente de controle de tumultos desenvolvido mais recentemente e utilizado principalmente para aplicação da lei e proteção pessoal.
A proposta determina que o produto poderá ser vendido apenas por lojas autorizadas e em versões de, no máximo, 50 mililitros (ml). Volumes maiores do que isso serão de uso exclusivo de órgãos de segurança, como polícias e guardas municipais, e das Forças Armadas.
Quais as situações que a polícia pode usar spray de pimenta?
"A violência e o uso desproporcional da força por parte das autoridades, incluindo aplicar de spray de pimenta diretamente no rosto, são proibidos pela Lei nº 9.455/97, que define os crimes de tortura", segundo a parlamentar.
“O ideal é tomar um pouco de leite, em cuja composição há a proteína caseína, pela qual a capsaicina tem grande afinidade. Ela 'adere' mais à caseína se deslocando dos nociceptores presentes na língua”, explica. Há quem diga também que comer pão ajuda a acabar com o ardor que a pimenta em excesso pode provocar.
O spray de pimenta é usado para controlar multidões ou imobilizar suspeitos temporariamente. A sensação é de dor intensa, semelhante à de queimaduras. Os efeitos desaparecem em até uma hora.