São Paulo – No Brasil, 7,6% dos adultos já foram diagnosticados com depressão, o que equivale a 11 milhões de pessoas. Dentre esses brasileiros, mais da metade (52%) usa medicamentos. Os dados são do IBGE. Os estados que mais concentram adultos deprimidos ficam no Sul do país.
Em 2021, Porto Alegre registrou a maior taxa de suicídio entre todas as capitais brasileiras, segundo análise de GZH sobre dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), plataforma do Ministério da Saúde. Foram 9,65 suicídios a cada 100 mil habitantes.
Esse transtorno é caracterizado por sentimentos negativos e que persistem por pelo menos duas semanas, causando prejuízos. Na América Latina, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão, além de ser o segundo país com maior prevalência nas Américas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
BRASIL 🇧🇷 é um dos PAÍSES com mais DEPRIMIDOS do MUNDO, aponta OMS
Qual o país menos depressivo do mundo?
Já o país com menor prevalência de depressão no mundo, segundo o relatório, são as Ilhas Salomão, na Oceania, onde a depressão atinge 2,9% da população. Além dos Estados Unidos, os países que têm prevalência de depressão maior do que o Brasil são Austrália (5,9%), Estônia (5,9%) e Ucrânia (6,3%).
Os principais exemplos de depressões brasileiras são: Depressão Sertaneja e do São Francisco, Depressão Cuiabana, Depressão Periférica Sul-Rio-Grandense, Depressão do Araguaia, Depressão Amazônica, entre outras.
Neto - Uma cidade sombria apelidada de “a mais deprimente da Terra” é tão remota que não pode ser alcançada por estrada e, portanto, a expectativa de vida poluída é dez anos menor que a média nacional. A cidade mineira de Norilsk na Rússia é escura durante 45 dias do ano e tem um passado verdadeiramente arrepiante.
Estado mais seguro do Brasil: Santa Catarina e a capital Florianópolis lideram ranking com os melhores índices de segurança do País. Santa Catarina é destaque no Ranking do anuário Cidades Mais Seguras do Brasil de 2024.
É a maior depressão absoluta do mundo, com cerca de 400m abaixo do nível dos oceanos. O nível de sal nas águas do Mar Morto encontra-se próximo aos 35%, sendo muito superior à média dos outros mares e oceanos, que costumam ter um grau de salinidade em torno de 5%.
A alta incidência de depressão no Brasil pode ser explicada por uma série de fatores, incluindo: Dificuldade de acesso a tratamento de qualidade na rede pública de saúde: o Brasil ainda enfrenta um déficit de profissionais de saúde mental, o que dificulta o acesso ao tratamento adequado para a depressão.
Quais são as características das depressões brasileiras?
Depressão: caracteriza-se por terrenos relativamente inclinados cuja altitude varia de 100 a 500 metros. A erosão é o principal fenômeno responsável pela formação desse tipo de relevo. Um exemplo de depressão no Brasil é a borda leste da bacia hidrográfica do Paraná.
As planícies são áreas essencialmente planas formadas a partir da deposição de sedimentos provenientes de áreas mais elevadas. São as formas de relevo mais recentes no tempo geológico, e no Brasil podemos destacar as planícies do Pantanal, do Rio Amazonas, e as localizadas ao longo do litoral brasileiro.
Quantos metros o Brasil está acima do nível do mar?
O Brasil é o país de altitudes modestas, uma média de 40% de seu território se encontra abaixo de 200 metros, cerca de 45% fica entre 200 e 600 metros e 12% entre 600 e 900 metros.
1. São Paulo: 242.956 turistas estrangeiros. Além de atrações da capital e entorno, São Paulo tem várias opções de paisagens naturais, parques, praias, turismo rural, destinos mais radicais, etc.
O Maranhão é o estado com a maior proporção de pessoas em situação de extrema pobreza no Brasil. Dos 6,7 milhões de habitantes, 8,4% vivem com menos de R$ 200 por mês, segundo o Censo IBGE 2022. Outros 57,9% estão em situação de pobreza, com a renda de até R$ 637 por mês.
Compartilhar por: Santa Catarina lidera novamente o ranking de bem-estar no Brasil, segundo levantamento do economista Daniel Duque, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Dados da pesquisa Vigitel 2023, do Ministério da Saúde, apontam que Natal é a capital do Nordeste com maior número de adultos diagnosticados com depressão, doença que afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
De acordo com o último grande mapeamento global de transtornos mentais, realizado pela OMS, o Brasil possui a população com a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo. Para se ter uma ideia, aproximadamente 9,3% dos brasileiros sofrem de ansiedade patológica.