Atualmente, pesquisas indicam que 68% dos brasileiros tomam, em média, dois banhos por dia. Os dados são do Painel de Uso de Cuidados Pessoais da Kantar, que foi divulgado em 2022. Outro estudo, publicado em 2021, mostrou que o brasileiro toma mais banhos que cidadãos de outros países.
De acordo com o mapa, cujos dados dão de um estudo da @TheGlobal_Index de 2021, os italianos são os que tomam mais banho: mais de 95% da população toma banho diariamente. Em segundo lugar aparece Portugal (entre 85% e 94%), seguido de Espanha e Grécia (entre 75 e 84%).
Será que essa moda pega? médico fica oito anos sem tomar banho e revela efeitos no corpo
Qual o país mais toma banho no mundo?
Ranking global aponta brasileiros como líderes em frequência de hábitos de banho. Segundo a organização World Population Review, o Brasil conta com uma média de dois banhos por dia, o que totaliza em 14 banhos por semana, número muito superior ao resto do mundo.
Em outros países, porém, o hábito é menos recorrente. Embora seja difícil comparar pesquisas, segundo o Kantar World Panel de 2018, em países como Alemanha, China e Estados Unidos se toma banho de cinco a seis vezes por semana e a frequência pode diminuir durante o inverno.
Embora seja difícil determinar objetivamente o país que menos toma banho no mundo, a França é frequentemente citada por sua abordagem mais relaxada em relação à higiene pessoal diária.
A região tem, em território brasileiro, aproximadamente 274.300 km² (3% do território nacional) e abrange os estados do Rio Grande do Sul (74%) e Santa Catarina (26%).
Na região Norte, que concentra aproximadamente 68,5% dos recursos hídricos do país, abriga apenas 8,3% da população¹. A região Sudeste, que tem 6,0% do total de água do país, abriga 42,1% da população.
Pois, saiba que uma em cada 29 pessoas na França toma apenas um banho por semana, de acordo com uma nova pesquisa. Por outro lado, 11,5% dos homens e mulheres do país afirmaram tomar banhos vários vezes ao dia. As informações são do Daily Mail.
Agora está comprovado: os brasileiros tomam mais banho e escovam os dentes com frequência maior do que cidadãos de outros países. Quem diz isso é uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
Outros países, no entanto, cuidam melhor da higiene da boca. São eles: Índia (100%), Alemanha (71%), Rússia e Suécia (ambos com 68%). Também foi possível observar que a adoção desses mesmos hábitos saudáveis aumenta com o passar dos anos.
Na maior parte dos países a média é de um banho por dia. Os mexicanos lavam os cabelos todas as vezes que se banham. Os brasileiros tomam cerca de doze banhos por semana, lavam as cabeças em média quatro vezes apenas e se perfumam sempre.
No quesito uso de desodorante, a distância entre os brasileiros e os americanos é ainda maior: aqui, usa-se em média duas vezes por dia. Nos Estados Unidos, é 1,2 vez.
O pior caso nesse sentido é a Índia, que possui o maior problema sanitário do mundo, aproximadamente 750 milhões de pessoas não têm acesso a banheiro e rede de esgoto.
Estudo sobre hábitos higiênicos conclui: somos os mais cheirosos. Veja neste gráfico. Entre os países pesquisados, Japão, Inglaterra e China estão na rabeira. O Brasil ganha de lavada.
O Paquistão, país mais poluído do mundo, tem catorze vezes mais PM2,5 na atmosfera do que o padrão internacional, segundo o relatório. Índia, Tajiquistão e Burkina Faso são os próximos na lista dos países mais poluídos, sendo que a área urbana com pior qualidade de ar no globo em 2023 foi a cidade indiana de Begusarai.
Não é difícil entrar em alguma perfumaria e ver um setor todo dedicado ao cuidado masculino. Essa história de que italiano não toma banho é utópica: os italianos tomam, em média, três banhos por dia, inclusive no inverno!
Apesar de o brasileiro ser o grande campeão mundial do banho, tomando em média 20 banhos por semana, ainda há a dúvida se tomar banho todos os dias faz mal. Isso porque o banho faz parte da nossa rotina de higiene e bem-estar físico e mental.
Padrões de beleza. A beleza é um assunto importante no Brasil. Isso faz com que as pessoas sigam rotinas meticulosas de higiene, como tomar banho com frequência. Ter uma aparência limpa e atraente é importante porque o Brasil valoriza muito a beleza.