Todas as palavras seguintes são resultado do processo de derivação sufixal: “brincalhão” (“brincar” + “-alhão”), “chuvisco” (“chuva” + “-isco”), “glóbulo” (“globo” + “-ulo”) e “demoníaco” (“demônio” + “-íaco”).
O sufixo é o responsável pela criação de outras palavras, as chamadas palavras derivadas. Por exemplo: se adicionarmos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada, pedreiro.
Em oposição aos prefixos, os sufixos são elementos que se posicionam depois da raiz ou são acrescentados a um radical para formar novas palavras, geralmente modificando sua classe gramatical e, dessa forma, dando origem a novos vocábulos.
Isso é qualquer coisa que vem depois do sobrenome e que leva a mais informações sobre essa pessoa. No nome completo Sean Melbornito Yergensen Jr., a abreviatura "Jr." — a frase Júnior — é o sufixo do nome.
Dessa forma, pode-se dizer que o sufixo é o elemento que se agrega após o radical para modificar-lhe o significado. Ele pode ser classificado como nominal, verbal e adverbial.
Esta palavra é formada por um único constituinte morfológico, que é um radical (caminh-) para além do constituinte temático (-o) e do(s) sufixo(s) de flexão.
A palavra flor é uma palavra primitiva, onde podemos formar outras palavras derivadas com a adição de afixos, antes ou depois do radical flor. Assim, veja alguns exemplos de palavras derivadas que utiliza o prefixo e sufixo na composição: Prefixo: biflor (bi-), uniflor (uni-) Sufixo: florido (-ido), floral (-al)
Os sufixos são adicionados ao final de uma palavra para formar uma nova palavra ou modificar o seu significado. Os sufixos são um tipo de afixo utilizado na formação de palavras em muitas línguas, incluindo o português.
O Sufixo Contábil é um campo que deve ser informado no cadastro de Material. Em Conjunto com o Prefixo informado na Regra Contábil, tem o objetivo de definir a conta contábil cujo movimento deve ser contabilizado.
Sufixos. Esses afixos formam palavras a partir da adição de um morfema após o radical. Além de modificar o sentido, alteram a classe gramatical. Os sufixos podem ser verbais, nominais ou adverbiais.
Prefixo: morfema que vem antes do radical, para formar novas palavras (ex. na palavra infeliz, in- é um prefixo e feliz é o radical); Sufixo: morfema posto após o radical, formando novas palavras também (ex. em lealdade, leal é o radical, ao passo que -dade é um sufixo).