Qual o facilitador dos cartazes de lambe-lambe na divulgação de eventos?
Resposta verificada por especialistas O fato de serem uma forma barata de divulgação faz com que os cartazes e lambe-lambes tenham facilitadores na divulgação de eventos.
Qual o facilitador dos cartazes e lambe-lambes na divulgação de evento?
Resposta verificada por especialistas
Os cartazes e lambe-lambes são eficazes na divulgação de eventos devido à sua natureza visual, custo acessível e capacidade de alcançar um público amplo em locais estratégicos.
Os cartazes lambe-lambe constituem um importante canal, por meio do qual se expressam as impressões individuais ou de um determinado grupo que não representa o discurso dominante sobre o mundo.
Por que os artistas usam os cartazes Lambe-lambe para expressar suas ideias?
Por ser feito em papel, está sujeito às intempéries e ao tempo, o que lhe confere uma sensação de transitoriedade e renovação constante. É conhecido por sua diversidade de estilos e temas, podendo abranger desde ilustrações e pinturas até fotografias e colagens.
Inspirado nas caixas dos antigos fotógrafos lambe-lambe, o teatro lambe-lambe surgiu em 1989 com o objetivo de apresentar dentro de uma mini caixa cênica um espetáculo em miniatura.
No Brasil, o lambe-lambe viveu seu auge nas décadas de 1960 e 1970, durante o regime militar, quando artistas e ativistas encontraram nesses cartazes uma maneira de expressar suas opiniões e resistir à censura.
O lambe-lambe procede o cartaz, entretanto, diferente deste, ele está relacionado a um questionamento crítico. Ele propõe reflexões contra desigualdades ou situações de cunho social ou a exposição de artistas e grupos que espalham suas criações através deste espaço.
Pôster lambe-lambe, OU poster-bomber, é um pôster artístico de tamanho variado que é colado em espaços públicos. Podem ser pintados individualmente com tinta látex, spray ou guache. Quando feitos em série sua reprodução pode ser através de foto copiadoras ou silkscreen.
É um papel extremamente leve (em média 18g) e super fácil de colar. De tão fino muitas vezes adere tanto na parede que é impossível de tirar. Vira quase um carimbo. Comumente utilizado em escritórios e bureaus de impressão.
O lambe- lambe é uma forma de intervenção artística urbana contemporânea feita através do papel e cola muito usada na cidade, onde um desenho é colado em postes, muros, portas e viadutos transmitindo geralmente uma mensagem e transformando o contexto urbano do local.
Quais os principais objetivos dos cartazes e por que eles são produzidos?
Os cartazes são colocados em locais por onde passam muitas pessoas, para que sejam vistos, pois trata-se de um gênero textual do tipo informativo. Eles objetivam, também, instruir, persuadir e informar. Além disso, servem para divulgar, conscientizar e/ou sensibilizar o leitor.
Diferentemente do cartaz, o lambe-lambe não possui um padrão de funções a ser seguido para que atinja seus públicos ou, até mesmo, como é o caso encontrado em nossa análise os lambe-lambes são utilizados apenas a divulgação de suas próprias ideias.
Quais são as características que compõem o Lambe-lambe?
A técnica do Teatro Lambe-Lambe utiliza uma pequena caixa cênica, portátil, dentro da qual é encenado um espetáculo, que em geral tem curta duração, com a utilização de bonecos ou outros objetos que são animados.
Qual a técnica artística considerada a precursora do Lambe-lambe?
O Lambe-lambe desenvolveu-se no século XXI inspirado na técnica dos fotógrafos ambulantes para produção de textos e imagens com o intuito de tornar visível a opinião acerca de algum assunto ou anunciar eventos.
O cartaz é gênero textual produzido de forma clara e objetiva, para facilitar a compreensão no momento da leitura. Entre as suas características, está: divulgar alguém, algum evento ou alguma coisa. Para melhor compreender sobre a estrutura e a função dos cartazes, vale a pena relembrar o que são os gêneros textuais.
São referências da produção em Lambe-lambe os artistas Mirs Monstrengo e Fabiano Carriero. O lambe-lambe é considerado uma linguagem artística das Artes Visuais e pode possuir também conteúdo de protesto.
O lambe-lambe atua na contramão do que é normativo dentro do meio artístico, já que está fora do circuito das grandes instituições e pretende apresentar intervenções artísticas que sejam provocativas e que se comuniquem com o público e com o espaço, extrapolando a “bolha” criação-artista.
Além de ser uma forma de divulgação de baixo custo, o lambe-lambe tem o potencial de alcançar um grande número de pessoas, especialmente em áreas movimentadas.
A atividade do "lambe-lambe arte" tem como principal intenção descentralizar o poder do conhecimento através da expressão artística, podendo assim aproximar os estudantes dentro das áreas artísticas como forma possível de poder aprender um conteúdo saindo do mérito escrito/teórico.
As mensagens dos lambe-lambes servem como um grande estímulo na esperança de um mundo melhor. Isso ocorre porque a mensagem propaga a ideia de um mundo mais amoroso. Sim. É correto afirmar que esse tipo de manifestação artística pode mudar a nossa relação com o local onde vivemos.
Os lambe-lambes foram testemunhas das transformações da cidade e das mudanças no perfil socioeconômico dos frequentadores dos espaços públicos. Seu trabalho refletia as atividades urbanas: nas áreas de lazer, retratavam famílias em formato postal; perto de repartições públicas, faziam fotos 3 x 4 para documentos.