A MULHER QUE DEUS QUER QUE EU SEJA | TALITHA PEREIRA
Qual o feminino de sapo?
O feminino de sapo é sapa. Sapa (do latim sappa-, «sachola»), além de ser a fêmea do sapo, também significa «pá para levantar a terra cavada» ou «mulher de estatura baixa» - 7ª.
Em muitíssimo obrigada, temos o superlativo absoluto composto do adjectivo obrigada, reforçado com o superlativo absoluto simples do advérbio muito. Do exposto se conclui que é correcto dizermos: obrigadíssima, muito obrigada, muitíssimo obrigada.
Isso ocorre pois a gramática classifica os substantivos usados para designar certos animais como epicenos. Eles necessitam das palavras macho e fêmea para apontar o sexo. Então, temos de dizer a cobra fêmea, a fêmea da cobra, a cobra macho ou o macho da cobra.
O feminino de jacaré permanece o mesmo: jacaré. A palavra jacaré é um Substantivo Epiceno, utilizado para referir-se a animais e plantas, possui somente um gênero designando masculino ou feminino. No caso, utilizamos jacaré fêmea e jacaré macho para categorizar o gênero.
Numa linguagem diária e cotidiana, “bocão” e “copão” são aceitos. Mas, temos também essas formas eruditas [do vídeo], que a gente encontra na literatura e em textos formais. São duas linguagens distintas”, afirmou Sérgio Nogueira. “Você falar no seu dia a dia 'copázio' ou 'bocarra' é demais.
Mantemos que gatão é aumentativo de gato, muito embora também possa significar no Brasil «homem muito atraente» (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa; ver também dicionário da Academia das Ciências de Lisboa).