Quando Alvo Dumbledore morre ao final de Harry Potter e o Enigma do Príncipe, o jovem Harry percebe que sabia pouco sobre a vida do então diretor de Hogwarts.
Em 2002, Richard Harris faleceu enquanto trabalhava na saga. Gambon viveu Dumbledore do terceiro filme, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, até o final da franquia, que terminou em 2011 com Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2.
No sexto filme, Snape se torna professor de Defesa Contra a Arte das Trevas, cargo que sempre almejou em Hogwarts. No final do longa, Snape mata Dumbledore e vai para o lado do Lorde das Trevas.
No final das contas, Michael Gambon interpretou Dumbledore em seis dos oito filmes de Harry Potter, começando com Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004). Harry Potter (Daniel Radcliffe) é um garoto órfão de 10 anos que vive infeliz com seus tios, os Dursley.
O ator participou dos dos primeiros filmes, Harry Potter e a Pedra Filosofal e A Câmara Secreta, mas se afastou para tratar um câncer e faleceu em 2002 aos 72 anos.
Richard Harris deu vida à Dumbledore nos dois primeiros filmes da franquia, "A Pedra Filosofal" e "A Câmara Secreta", em 2001 e 2002, respectivamente. Porém, antes do lançamento do segundo longa, o irlandês adoeceu e veio a falecer.
Richard Harris interpretou o icônico personagem em dois filmes: 'Harry Potter e a Pedra Filosofal' e 'Harry Potter e a Câmara Secreta', sendo substituído por Michael Gambon nos outros seis títulos da franquia.
Graças ao recém-aprovado Decreto Educacional Número Vinte e Oito, Umbridge substituiu Dumbledore como diretora, mas ela se tornou alvo de inúmeras brincadeiras realizadas pelos alunos de Hogwarts na tentativa de tornar sua vida um inferno, muitos dos quais foram orquestrados por Fred e Jorge Weasley.
Ian McKellen ficou marcado por papéis icônicos como Magneto nos filmes de X-Men e Gandalf nas trilogias O Senhor dos Anéis e O Hobbit. E o ator quase interpretou outro personagem famoso do cinema: Alvo Dumbledore na franquia Harry Potter.
Por que Dumbledore foi interpretado por dois atores diferentes? Os seis filmes subsequentes da saga foram interpretados por Gambon, pois, antes do lançamento do segundo longa, Harris teve câncer linfático e acabou falecendo.
Duas vezes ao longo do ano, temendo que não fosse capaz de consertar o armário, Draco recorreu a tentativas desesperadoras de assassinato, como tentar dar um colar amaldiçoado e uma garrafa de hidromel envenenada a Dumbledore; ambas as tentativas falhas resultaram no ferimento de duas pessoas inocentes.
Snape depois participou da Batalha de Hogwarts, mas foi morto por Lord Voldemort que erroneamente acreditava que Snape era o mestre da Varinha das Varinhas (uma varinha imensamente forte e poderosa que ele desejava profundamente).
Após pegar a Varinha das Varinhas, a qual pertencia a Alvo Dumbledore (Michael Gambon), para si, o vilão percebeu que o objeto não obedecia aos comandos dele corretamente e deduziu que precisava matar o último dono para poder controlar a varinha.
Como o ator reagiu com a morte do personagem? O The Guardian compartilhou novas passagens do diário de Rickman, que revela seu sentimento com a morte de Snape em Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2.
Além de sua melhor posição com seus seguidores, Grindelwald mantém o controle do Mundo Bruxo por quase duas décadas. Por outro lado, Voldemort só está no poder por cerca de um ano. Grindelwald também assume o controle sobre áreas em todo o mundo, enquanto Voldemort só mantém o Reino Unido em seu alcance.
À esquerda, Dumbledore de Richard Harris e à direita a mesma personagem interpretada por Michael Gambon Foto: Reprodução de Vídeo/Warner Bros. Entretanto, em 25 de outubro de 2002, Richard Harris morreu enquanto tratava um câncer linfático.
Substituição ocorreu na transição entre o segundo e o terceiro filmes da saga. Michael Gambon já era um astro do cinema quando assumiu o papel de Alvo Dumbledore no terceiro filme da saga 'Harry Potter', mas o papel acabou por se tornar aquele pelo qual sempre será lembrado.
Contudo, seu Fiel do Segredo (quem Dumbledore e o resto de seus amigos acreditavam ser Sirius Black, mas que era na verdade Pedro Pettigrew) os traiu, resultando nas mortes de Lílian e Tiago às mãos de Voldemort.
Dumbledore estava amaldiçoado. Quando encontrou o anel de Gaunt, ele tolamente colocou o anel no dedo, e foi vítima de uma maldição que estava escondida no anel. A maldição não podia ser detida e acabaria matando Dumbledore de qualquer forma.
Um grande indício de que Snape era o pai biológico de Harry. Vimos em Harry Potter e as Relíquias da Morte que Snape é bom. #TeamSnape! Trabalhando de agente duplo para Dumbledore e Voldemort, na verdade ele só tratava Harry "mal" porque não queria que o garoto descobrisse a verdade, que ele era seu pai.
Controlado e friamente sarcástico, Severus Snape é um bruxo excepcionalmente habilidoso, mestre em Poções na Escola Magia e Bruxaria de Hogwarts. Enigmático e profundo, ele foi diretor da Casa Sonserina, uma das divisões da instituição, até o sexto ano letivo de Harry Potter.