Abisague (Barbara França) vai viver feliz ao lado de Salomão (Guilherme Dellorto) por quatro décadas em Reis. O filho de Davi (Petronio Gontijo) até vai dedicar seus versos mais bonitos --os Cânticos dos Cânticos-- para a mulher que mais amou na vida.
A trajetória de Abisague em Reis chegou ao fim na décima temporada da série, A Decadência. A israelita morreu após sofrer com fortes dores durante o parto de seu terceiro filho com Salomão (Guilherme Dellorto). O bebê, que estava em uma posição que dificultou o nascimento, também faleceu.
Amor por Salomão acaba em tragédia. A vida de Abisague (Barbara França) vai virar um verdadeiro inferno após colocar os pés no Egito nos próximos capítulos de Reis.
De acordo com os principais estudos bíblicos, não há indícios suficientes sobre Abisague ter gerado filhos para Salomão. Ela, historicamente, é apontada muitas vezes como apenas uma serva --e não necessariamente uma concubina do filho de Davi. O livro de Crônicas ignora a descendência dela.
Bate-Seba disse: — Peço que Abisague, a sunamita, seja dada por mulher a Adonias, seu irmão. Então o rei Salomão disse à sua mãe: — Por que a senhora pede Abisague, a sunamita, para Adonias? Peça também para ele o reino, porque é meu irmão mais velho.
O artigo “Abisague Se Casou Com Quem” menciona que Salomão, um dos reis de Israel descrito na Bíblia, casou-se com Abisague. Ela era uma das concubinas do rei Davi, pai de Salomão, e depois que Davi morreu, Adonias, irmão de Salomão, pediu que Abisague se tornasse sua esposa.
O plano de Nut e de Rezom visa afastar Abisague do rei, para que a princesa possa se aproximar do monarca. Veja abaixo os resumos de "Reis" entre os dias 9 a 13 de outubro. Depois da visita de Salomão, o Faraó do Egito recebe uma mensagem do rei com a resposta sobre a possibilidade de acordo entre seus povos.
Após deitar-se com Nebset, durante as núpcias, Salomão resolve ir embora e deixá-la sozinha. Nebset se revolta ao entender que o marido está a punindo pela humilhação que fez Abisague passar.
De acordo com a Bíblia Cristã, Abisague foi uma das concubinas de Davi. O rei já estava em idade avançada quando procurou uma virgem no reino para servi-lo. Ele não "a conheceu" segundo as escrituras, ou seja, não manteve relações com ela.
Naamá (Ingrid Conte) vai pagar caro pelo próprio orgulho nos últimos capítulos de Reis. Ela, que se exilou no Egito para se vingar de Salomão (Guilherme Dellorto), vai ver Roboão (Henrique Camargo) sofrer com suas escolhas. O herdeiro do trono crescerá longe da palavra de Deus e se tornará um homem de caráter duvidoso.
Salomão (Guilherme Dellorto) vai receber duas notícias trágicas já na estreia da décima temporada de Reis nesta segunda (22). Primeiro, o rei de Israel vai chorar a morte de Abisague (Barbara França), que não resistirá a complicações no parto.
A Bíblia revela que Abisague se tornou companheira do rei Davi em sua velhice, depois que não conseguia se aquecer mais, quando ordenaram que fossem buscar uma jovem virgem para auxiliá-lo. Abisague cuidava de Davi e o servia, porém não foi “conhecida” por ele, como informado em I Reis, 1:1-4, na Bíblia.
Abisague vai dar a luz na novela Reis e pelo que tudo indica na trama ela não deve morrer. A jovem não conseguiu contar para o amado que estava grávida, pois ao visitá-lo em seus aposentos o pegou na cama com Nebset (Priscila Ubba), então é muito aguardado pelos fãs do folhetim que este momento ocorra.
Não há informações na Bíblia sobre Abisague ter tido filhos, já que a jovem foi citada apenas como uma pessoa que serviu e cuidou do rei que antecedeu Salomão. O livro sagrado não faz referência a descendentes da loira, dando a entender que a mulher pode não ter deixado herdeiros.
Abisague é realmente citada pelas escrituras sagradas no primeiro livro de Reis. Ela foi uma das concubinas de Davi, mas não chegou a manter qualquer tipo de relação carnal com o nobre --que a conheceu já em idade avançada.
No último episódio da nona fase da trama, A Sucessão, o público acompanhou o sofrimento de Abisague durante o parto. A israelita não conseguiu dar à luz por causa da posição em que o bebê estava e desmaiou devido às fortes dores. Momentos antes, Naamá desejou que a amiga morresse.
Na estreia de A Decadência, décima temporada de Reis, o público descobriu que Abisague (Barbara França) morreu no parto após a briga com Naamá (Ingrid Conte). Em um vídeo publicado no perfil oficial da série, Cristiane Cardoso comentou a relação das amigas. “A Naamá não é uma pessoa má.
Abisague sofre com fortes dores e não consegue dar à luz por causa da posição em que o bebê está. A israelita desmaia e Salomão se desespera por ajuda. Então, a parteira sugere cortar e abrir a barriga da concubina para salvar a criança.
Salomão (Guilherme Dellorto) não vai receber boas notícias sobre Naamá (Ingrid Conte) nos próximos capítulos de Reis. Decepcionada com o nobre, que a trocou por Abisague (Barbara França), ela fugiu para o Egito com o filho deles --Roboão (Henrique Camargo).
O que a Bíblia fala sobre Naamá esposa de Salomão?
Ela era uma amonita e foi a única esposa de Salomão a ser mencionada pelo nome na Bíblia Hebraica. Naamá é elogiada por sua retidão em Bava Kamma 38b, por causa da qual Moisés havia sido previamente avisado por Deus para não fazer guerra aos amonitas, adoradores de Moloque, pois Naamá descenderia deles.