Durante a luta, Rezom deixa ferimentos físicos e emocionais no rei de Israel. Ao atingir a costela de Salomão e ao revelar, prestes a morrer, que se deitou com Nebset e nunca teve nada com Naamá. O rei sírio ainda contou que o bebê que a rainha esperava era de Sisaque (Iano Salomão), deixando Salomão em choque.
Rezom havia fugido do seu patrão, o rei Hadadezer, de Zoba, e tinha se tornado chefe de uma turma de bandidos", diz o 11º capítulo do primeiro livro de Reis. "Rezom foi inimigo de Israel durante toda a vida de Salomão. Houve outro homem que se virou contra o rei. Foi Jeroboão [Vitor Novello].
Nos últimos capítulos da novela bíblica da Record, ele vai ser visto nas fronteiras de Israel. O vilão vai se juntar a outros monarcas da região para fazer uma investida contra Jerusalém.
Abisague revela a Salomão ter sido ameaçada por Rezom no Egito. O mercenário sírio exigiu que a jovem se afastasse do rei de Israel e fingiu manter Naamá e Roboão reféns. No entanto, o plano foi compactuado pela amonita.
Ele se tornaria rei de Israel ao comandar uma revolta que reuniu dez das 12 tribos, transferindo a capital de Jerusalém para Peniel. Roboão, então, foi coroado como monarca do Reino de Judá.
REIS: A DECADÊNCIA - FINAL TRÁGICO DE NEBSET E REZOM! SALOMÃO DESCOBRE TUDO! | RESUMO FINAL
O que vai acontecer com Naamá em Reis?
Decepcionada com o nobre, que a trocou por Abisague (Barbara França), ela fugiu para o Egito com o filho deles --Roboão (Henrique Camargo). O sofrimento, porém, está apenas começando na novela bíblica da Record.
A trajetória de Abisague em Reis chegou ao fim na décima temporada da série, A Decadência. A israelita morreu após sofrer com fortes dores durante o parto de seu terceiro filho com Salomão (Guilherme Dellorto). O bebê, que estava em uma posição que dificultou o nascimento, também faleceu.
De acordo com os principais estudos bíblicos, não há indícios suficientes sobre Abisague ter gerado filhos para Salomão. Ela, historicamente, é apontada muitas vezes como apenas uma serva --e não necessariamente uma concubina do filho de Davi. O livro de Crônicas ignora a descendência dela.
Rezom se une à princesa Nut para afastar Abisague de Salomão, para que a personagem de Anita Amizo possa se aproximar do rei. A moça coloca um sedativo na bebida de Abisague, enquanto o rapaz a sequestra. As cenas estão previstas para irem ao ar nesta quarta-feira, 11.
O rei do lugar, Hadadezer, foi derrotado por Davi, que assumiu o controle. Rezom então deixou de servir a Hadadezer e criou seu próprio grupo de saqueadores. Eles causavam problemas no território de Israel, cometiam ataques e davam prejuízos ao reino.
Nebset (Priscilla Ubba), por sua vez, vai morrer tragicamente. As últimas cenas vão mostrar Roboão descobrindo uma profecia feita por Samuel (Roberto Birindelli) em que Deus prometeu que não abandonaria os descendentes de Davi, ao contrário do que fez com Saul (Carlo Porto).
Novela Reis: Deus perdoa Salomão com morte espantosa no último capítulo. Em Reis, Salomão (Guilherme Dellorto) vai ter um acerto de contas com Deus no último capítulo da temporada. O nobre vai entrar no templo de Jerusalém com os pés descalços e vai se ajoelhar em frente à arca da aliança.
Rezom (em hebraico: Rezon), quase certamente o mesmo que Heziom (em hebraico: Hezyon), foi um arameu do século X a.C., pai de Tabrimom e avô do rei Benadade I. Era filho de Eliada. Começou a carreira servindo o rei Hadadezer de Zobá.
Salomão prestou culto a Astarté , deusa dos sidónios, e a Milcom, ídolo repugnante dos amonitas. Desagradou com isso ao Senhor , porque não lhe obedeceu inteiramente, como David, seu pai.
Abisague (Barbara França) vai viver feliz ao lado de Salomão (Guilherme Dellorto) por quatro décadas em Reis. O filho de Davi (Petronio Gontijo) até vai dedicar seus versos mais bonitos --os Cânticos dos Cânticos-- para a mulher que mais amou na vida.
Ela foi uma das concubinas de Davi, mas não chegou a manter qualquer tipo de relação carnal com o nobre --que a conheceu já em idade avançada. Ela não é mais mencionada após a morte de Adonias (Bruno Daltro), que exigiu tomá-la como uma de suas concubinas. O nobre despertou a ira de Salomão, que mandou executá-lo.
A jovem encontrada foi Abisague. De fato, ela cuidava de Davi e o servia, porém não foi tomada por ele (I Reis, 1:1-4). Após sua primeira aparição, no início do Primeiro Livro de Reis, o filho de Davi, Adonias, ante a debilidade do pai e prevendo sua morte, levanta-se para reivindicar o trono para si e proclama-se Rei.
A estreia de Reis — A Decadência revelou ao público a morte de Abisague (Barbara França) no parto após a briga com Naamá (Ingrid Conte) em uma sequência tensa e emocionante.
Naamã, o sírio, procura Eliseu para ser curado de lepra — A princípio, rejeita a instrução do profeta, mas acaba cedendo e se lava sete vezes no Jordão; é curado — Eliseu se recusa a aceitar recompensa — Geazi aceita um presente de Naamã e é amaldiçoado com lepra.
Salomão (Guilherme Dellorto) vai receber duas notícias trágicas já na estreia da décima temporada de Reis nesta segunda (22). Primeiro, o rei de Israel vai chorar a morte de Abisague (Barbara França), que não resistirá a complicações no parto.
Abisague se casou com Salomão? De acordo com a Bíblia Cristã, Abisague foi uma das concubinas de Davi. O rei já estava em idade avançada quando procurou uma virgem no reino para servi-lo. Ele não "a conheceu" segundo as escrituras, ou seja, não manteve relações com ela.
Salomão (Guilherme Dellorto) morre após pedir perdão a Deus pelos seus erros no último capítulo da décima temporada da novela Reis. Roboão (Henrique Camargo) encontrará o pai já sem vida ao lado de Naamá (Ingrid Conte) na cama.
Ela é realmente citada nos textos sagrados por esse nome como uma das concubinas de Davi (Petrônio Gontijo). O grande amor da vida de Salomão (Guilherme Dellorto) também é mencionado nas escrituras como "sulamita" --em referência à origem, a vila de Suném.