As pesquisas descritivas visam fazer uma análise minuciosa do objeto de estudo, seja um relatório governamental, pesquisa mercadológica ou outro. Nesse método, é investido na coleta de dados quantitativos como sexo, idade, escolaridade e outros.
Os objetivos da pesquisa descritiva incluem descrever características, comportamentos, atitudes, opiniões ou tendências presentes em uma população. Ela busca responder a questões como “o quê”, “quem”, “quando”, “onde” e “como” sobre o tema estudado.
Qual é o principal objetivo da pesquisa descritiva em termos demográficos?
É um método que tenta coletar informações quantificáveis para serem utilizadas na análise estatística da amostra populacional. É uma ferramenta popular de pesquisa de mercado que permite coletar e descrever a natureza do segmento demográfico.
O método descritivo, de natureza exploratória, é um método qualitativo e, de acordo com Gil (2008), é o mais adequado para organizações, como as empresas comerciais. Isso se deve ao fato de ocorrer primeiro o estudo, em seguida a análise do objeto estudado, e somente no fim os dados são registrados e interpretados.
Pesquisa Descritiva, Pesquisa Exploratória ou Explicativa?
Qual o objetivo da análise descritiva?
A análise descritiva, como o nome indica, consiste em descrever as principais tendências nos dados existentes e em observar situações que levam a novos fatos.
A pesquisa descritiva visa descrever com precisão o que está sendo estudado. Isso envolve a identificação e registro de características importantes da análise em questão. Ela busca identificar padrões, tendências ou relações entre variáveis, quando apropriado.
O principal objetivo da pesquisa descritiva é descrever alguma coisa – normalmente características ou funções de mercado. A pesquisa descritiva é marcada por um enunciado claro do problema, por hipóteses específicas e pela necessidade detalhada de informações (MALHOTRA, 2006).
A pesquisa descritiva, por sua vez, detalha os fenômenos observados durante a fase exploratória, enquanto a pesquisa explicativa busca entender as causas desses fenômenos.
Para Marconi e Lakatos (2017), a pesquisa descritiva tem como objetivo descrever as características das organizações e da população, enquanto a pesquisa exploratória complementa a descritiva, proporcionando uma maior familiaridade do pesquisador com o seu problema de pesquisa e com a construção dos seus objetivos.
Qual a diferença entre pesquisa qualitativa e descritiva?
Existe ainda os estudos descritivos que fornecem informações adicionais sobre o tema pesquisado, associando-se de forma eficaz a pesquisa exploratória (QUALYBEST, 2020). Na abordagem qualitativa as entrevistas normalmente são estruturadas para que os pesquisadores alcancem resultados que respondam aos seus objetivos.
Sua finalidade é descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico. O objetivo de uma pesquisa tem a intenção de esclarecer aquilo que o pesquisador pretende desenvolver, desde os caminhos teóricos até os resultados a serem alcançados.
A pesquisa quanto aos seus objetivos pode ser: exploratória, descritiva ou explicativa. Segundo Silva & Menezes (2000, p. 21), “a pesquisa descritiva visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis.
A pesquisa descritiva tem por objetivo descrever as características de uma população, de um fenômeno ou de uma experiência. Esse tipo de pesquisa estabelece relação entre as variáveis no objeto de estudo analisado.
O que é uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa?
Uma Pesquisa Descritiva Qualitativa é bastante simplificada, tendo em vista que se encarrega de fazer uma descrição da população, situação ou fenômeno ao redor do qual está centralizado um estudo. Com isso, o pesquisador irá mostrar aos seus pares uma informação acerca do que, como, quando e onde algo ocorreu.
Trata-se de um tipo de pesquisa que convém justamente ao suporte das decisões nas empresas, pois é o método com maior potencial para realizar descrições sobre o mercado. Etapas de pesquisa descritiva são comumente incorporadas a projetos que envolvem outras abordagens como métodos principais.
A análise descritiva utiliza gráficos e tabelas, para resumir e apresentar dados de uma forma fácil de entender. Essas informações podem ajudar o profissional de marketing a compreender melhor as preferências do público-alvo, tendências do mercado e também segmentar o público de forma mais precisa.
Quais as etapas para o planejamento de uma pesquisa descritiva?
Estas etapas, de maneira sucinta, incluem desde a escolha do tema a ser pesquisado, o planejamento da investigação, o desenvolvimento do método escolhido, a coleta e a tabulação dos dados, a análise dos resultados, a elaboração das conclusões, até a divulgação de seus resultados3.
A Análise Descritiva é a fase inicial deste processo de estudo dos dados coletados. Utilizamos métodos de Estatística Descritiva para organizar, resumir e descrever os aspectos importantes de um conjunto de características observadas ou comparar tais características entre dois ou mais conjuntos.